Fernando Alonso, da Ferrari, passeia no GP da China e conquista a primeira vitória do ano na Fórmula 1
De São Paulo.
Por Eduardo do Carmo.
14/04/2013 - Na madrugada deste sábado para domingo, 4h (horário de Brasília), foi dada a largada para o Grande Prêmio da China, em Xangai. Os fãs da Fórmula 1 no Brasil acompanharam a corrida, provavelmente, com sono. Na pista, porém, Fernando Alonso estava muito ligado. O piloto da Ferrari, que largou na terceira posição, tomou a ponta com quatro voltas e não deu chances para os adversários. O espanhol conquistou a primeira vitória na atual temporada e a terceira posição no campeonato.
Líder do GP da China, Alonso comemora ao lado de Raikkonen (à esquerda) e Lewis Hamilton
(Foto: Reuters)
Na segunda colocação, apareceu Kimi Raikkonen, da Lotus. O finlandês é o segundo na classificação de pilotos também. A liderança segue nas mãos de Sebastian Vettel, da RBR, que cruzou a linha de chegada na quarta posição. Completando o pódio, ao lado de Alonso e Raikkonen, Lewis Hamilton, pole position, ficou com o terceiro posto na Ásia. O brasileiro Felipe Massa foi o sexto e é o quarto no Mundial de pilotos, logo atrás de Hamilton.
No próximo domingo (21), às 9h, os motores roncam no GP do Bahrein. Um dia antes, às 8h, acontece o treino classificatório.
A corrida
Segundo colocado, Raikkonen não largou bem e Fernando Alonso assumiu a posição. Mark Webber (RBR) foi punido e largou de fora. O australiano fez uma volta e decidiu ir aos boxes para a troca de pneus macios por médios. Após quatro voltas, Alonso, com a asa móvel acionada, passou Hamilton e tomou a liderança da corrida.
A partir daí, a estratégia das equipes começou. Vários pilotos entraram com pneus macios (duram menos) e foram obrigados a comparecer aos boxes mais cedo. Na Ferrari, os dois pilotos estavam com macio. Alonso parou primeiro e Massa apenas na volta seguinte. O pouco tempo na pista fez com que o brasileiro perdesse posições para outros pilotos que já haviam parado. Os pilotos com pneus médios tomaram as primeiras posições. Nico Hulkenberg assumiu a ponta, seguido de Vettel e Jenson Button.
A temporada não começou bem para o australiano Webber. Na China, até pneu se soltou na pista
(Foto: Reuters)
Alonso logo conquistou a segunda posição. Raikkonen foi fechado pelo Mexicano Pérez e reclamou muito da ação do piloto da McLaren. Webber também teve complicações. Após parada, voltou disposto a recuperar posições, mas teve o pneu direito solto em plena pista. Na ponta, Button foi alcançado por Alonso. O britânico, que não parou, foi ultrapassado pelo espanhol. Button só parou na volta 24.
Sebastian Vettel, na últimas paradas, ganhou a primeira posição, mas logo perdeu o posto para Alonso, que não saiu mais de lá. Raikkonen garantiu a segunda colocação. A briga pelo terceiro lugar no pódio foi intensa. Nela, estavam Hamilton e Vettel. O alemão partiu para cima do inglês, que tomou sufoco, mas segurou a última posição do pódio.
Resultado final do GP da China (56 voltas):
1- Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1h36m26s945
2- Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 10s100
3- Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 12s300
4- Sebastian Vettel (ALE/RBR) - a 12s500
5- Jenson Button (ING/McLaren) - a 35s200
6- Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 40s800
7- Daniel Ricciardo (AUS/STR) - a 42s600
8- Paul di Resta (ESC/Force India) - a 51s000
9- Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 53s400
10- Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - a 56s500
11- Sergio Perez (MEX/McLaren) - a 1m03s800
12- Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - a 1m12s600
13- Pastor Maldonado (VEN/Williams) - a 1m33s800
14- Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 1m35s400
15- Jules Bianchi (FRA/Marussia) - a 1 volta
16- Charles Pic (FRA/Caterham) - a 1 volta
17- Max Chilton (ING/Marussia) - a 1 volta
18- Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - a 2 voltaS
Não completaram:
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - na 22ª volta
Mark Webber (AUS/RBR) - na 16ª volta
Adrian Sutil (ALE/Force India) - na 6ª volta
Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) - na 5ª volta
0 comentários :
Postar um comentário