quinta-feira, 11 de abril de 2013

Para cantar e vibrar

Com muita raça, Palmeiras derrota o Libertad por 1 a 0, no Pacaembu, e assegura vaga nas oitavas da Libertadores

De São Paulo.
Por Eduardo do Carmo.

11/04/2013 - Da defesa ninguém passou, no ataque raça não faltou. Assim o Palmeiras, inspirado em seu hino, fez a torcida cantar e vibrar, na noite desta quinta-feira, no Pacaembu. A equipe alviverde demonstrou muita garra e vontade, venceu o Libertad (PAR) por 1 a 0 e garantiu vaga para as oitavas de final da Taça Libertadores da América de forma antecipada. A última partida em casa, válida pela quinta rodada do grupo 2 da competição continental, recebeu mais de 35 mil palestrinos, que fizeram uma bela festa nas arquibancadas.

Torcida palmeirense lota Pacaembu e vibra com a classificação antecipada na Libertadores.
(Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)

Além da vaga, o Verdão tomou a liderança do próprio Libertad. Agora com 9 pontos, o Palmeiras encerra a primeira fase contra o já eliminado Sporting Cristal, em Lima, no Peru. O Libertad, com 8 pontos, recebe o Tigre (6 pontos), no Paraguai. Os dois jogos acontecem na próxima quinta-feira, 18, às 19h45.

Antes do duelo decisivo pela liderança da chave, o Palmeiras, no mesmo Pacaembu, encara o Guarani, pelo Paulistão, no domingo, às 16h. No estadual, o alviverde briga pela segunda colocação.

Nem o mais fanático torcedor palmeirense esperava uma classificação antecipada na Libertadores. Na estreia, o time de Palestra Itália sofreu para vencer o Sporting Cristal por 2 a 1. Nas duas partidas fora de casa, contra Tigre e Libertad, duas derrotas. Na semana passada, diante do Tigre, no Pacaembu, muita vontade e vitória com o coração. Hoje, mais uma vez, não faltou doação por parte de cada atleta em campo. A torcida reconheceu o esforço e apoiou o time durante os 90 minutos. Mesmo no momento da expulsão de Wesley, não houve reclamação ou vaia.

Primeiro tempo com domínio do Palmeiras e placar sem alteração

O Libertad, no entanto, foi quem teve a primeira oportunidade. Aos 3 minutos, o zagueiro Maurício Ramos furou e Samudio mandou por cima do gol. Ligado no 220, o lateral do Palmeiras, Ayrton, avançou e sofreu falta perto da área. O próprio jogador bateu, mas a bola desviou na zaga e saiu pela linha de fundo. Após a cobrança, Henrique cabeceou e quase abriu o marcador. Aos 18, Vinícius fez boa jogada, driblou o zagueiro, mas chutou no outro marcador.

O Verdão tinha a posse de bola, pressionava a saída dos paraguaios, mas não conseguia a finalização. Aos 37, Charles decidiu arriscar da intermediária, mas mandou por cima do travessão. Dois minutos mais tarde, o Libertad saiu para o ataque e Maurício Ramos escorregou. Ainda no chão, o zagueiro conseguiu a recuperação e desarmou o lance.

Na etapa final, Wesley dá passe para o gol da vitória, mas é expulso

O Palmeiras voltou para o segundo tempo com o mesmo espírito. Logo no primeiro minuto, Ayrton avançou pela direita e cruzou para Juninho, que cabeceou para fora. Aos 3 minutos, Marcelo Oliveira tentou finalização de letra, mas Muñoz salvou. Aos 7, Wesley arriscou de longe, mas errou o chute. A bola, porém, encontrou Charles, que dominou na área e bateu com força, por baixo do goleiro, para balançar a rede.

 Jogadores do Verdão comemoram gol da vitória marcado por Charles.
(Foto: Reuters)

Aos 14, Vinícius apareceu bem pela esquerda, mas foi desarmado pela zaga. A bola sobrou para Souza, que chutou rasteiro para defesa de Muñoz. Dois minutos depois, Wesley, de forma desastrada, dividiu com Romero e acertou a canela do adversário. O meio-campista levou o segundo amarelo e foi expulso.

Com um a menos, o Palmeiras recuou e permitiu o avanço do Libertad. Aos 18, quase em cima da linha, Maurício Ramos evitou o empate. Aos 32, Benítez ganhou no alto e cabeceou forte. Com os pés, Fernando Prass salvou o Verdão. Aos 36, Samudio arriscou chute cruzado e assustou a torcida palmeirense. Aos 44, Nuñez, de cabeça, tentou novamente, mas mandou para a linha de fundo. Já no desespero, aos 47, Aquino arriscou chute de fora da área, mas mandou longe.

0 comentários :

Postar um comentário