sábado, 27 de abril de 2013

Não deu

Seleção Brasileira masculina de Rugby estreia com derrota para o Chile no Sul-americano

De São Paulo.
Por Eduardo do Carmo.

27/04/2013 - O Brasil sentiu a pressão chilena na estreia do Sul-americano de rugby. Neste sábado, no estádio Germán Becker, em Temuco, no Chile, os Tupis perderam para os Condores por 38 a 22. Com a derrota, os brasileiros saem em desvantagem na briga por uma vaga na eliminatória das Américas para a Copa do Mundo de 2015.

Brasil em ação na fria cidade de Temuco, contra o Chile, pelo Sul-americano de rugby.
(Foto: Portal do Rugby)

Na outra partida da rodada, no estádio Charrúa, em Montevidéu, no Uruguai, a seleção da casa perdeu para a Argentina por 29 a 18. Vale lembrar que os argentinos já estão garantidos no Mundial. Portanto, somente os jogos envolvendo Brasil, Chile e Uruguai serão válidos para a classificação à próxima fase das eliminatórias. A Argentina briga apenas pelo título do Sul-americano (Consur A).

Na próxima rodada, 1º de maio (quarta-feira), o Brasil enfrenta o Uruguai (13h) e a Argentina mede forças com o Chile (15h45). Argentina x Brasil e Uruguai x Chile fecham a competição, no próximo sábado. No compromisso seguinte, só a vitória interessa ao Brasil, que dependerá também de uma derrota do Chile para o Uruguai na rodada final.

Conhecida como Pumas, a seleção argentina é a maior vencedora do Sul-americano. São 33 títulos. O Uruguai é o outro vencedor do torneio continental. A conquista solitária aconteceu justamente na edição em que os Pumas não participaram. Os chilenos alcançaram a segunda colocação por oito vezes, enquanto o Brasil ficou com a prata em apenas uma oportunidade.

O melhor colocado entre Brasil, Chile e Uruguai, além da classificação para a eliminatória das Américas, garante vaga no Campeonato de Rugby das Américas, que será disputado em outubro no Canadá. Na eliminatória, o classificado enfrenta o perdedor entre Canadá e EUA. O vencedor deste confronto assegura vaga na Copa do Mundo de 2015 (Inglaterra). O último colocado do Sul-americano encara o campeão do Consur B (segundo escalão da América do Sul) pela permanência na divisão de elite.

A prefeitura da cidade de Temuco, de acordo com o Portal do Rugby, anunciou a construção de um estádio exclusivo para o esporte. A partida de hoje recebeu cerca de oito mil torcedores.

O jogo

Logo no início, após erro de recepção dos brasileiros, José Larenas fez o primeiro try para o Chile. Javier Valderrama converteu e abriu 7 a 0. Os Tupis estavam nervosos e os Condores aproveitaram para aumentar o marcador através de um penal, novamente com Valderrama: 10 a 0. Aos 16 minutos, penal a favor do Brasil, mas Lucas Duque, o Tanque, não acertou.

A marcação brasileira melhorou, porém o Chile apareceu bem com Neira, que avançou e conseguiu outro penal para os chilenos. Valderrama não desperdiçou e aumentou a vantagem para 13 a 0. O primeiro try do Brasil veio com Lucas Tranquez, o Zé. Tanque chutou bem e colocou 13 a 7 no placar. Em seguida, o Brasil foi mal na recepção e os Condores recuperaram a bola. Valderrama se apresentou para outro penal e converteu: 16 a 7. No pick and go, o Chile chegou ao seu segundo try com Sérgio de La Fuente. Valderrama seguiu bem nos chutes e converteu mais uma vez: 23 a 7.

Após o intervalo, aos 42, Croffi fez um try, mas Tanque acertou a trave no chute de conversão: 23 a 12. Na sequência, um penal convertido para cada lado. Valderrama e Tanque. Neste momento, o placar mostrava 26 a 15 para o Chile.

Fase a fase, o Chile dominou as ações novamente e partiu para o ataque. Lucas Abud salvou um try chileno. Na volta, através de um push-over try, os Condores entraram no in-goal. Valderrama acertou a bola entre as traves: 33 a 15.

O Brasil sentiu o try e ficou fora do ar por alguns instantes. Os Tupis perderam a posse de bola e o Chile teve um penal. Visando novo try, os chilenos optaram pelo chute pela lateral. Com novo pick and go, os Condores, com Simon Pardakhty, entraram na zona de in-goal. Enfim, Valderrama errou uma conversão: 38 a 15. Diegão, aos 79, avançou bem e abriu para o capitão Nativo, que garantiu outro try para os Tupis. Moisés converteu e definiu o placar em 38 a 22 para os chilenos.

0 comentários :

Postar um comentário