sábado, 13 de abril de 2013

De olho na Champions

Arsenal vence Norwich no sufoco e passa Chelsea e Tottenham momentaneamente; Everton também vence e ainda sonha com a vaga na Liga

De Aracaju.

Por Henrique Ferrera.

13/04/2013 - A Premier League vai chegando ao seu final. Pela 33ª rodada, a única disputa relevante é a briga pelas duas vagas restantes na próxima UEFA Champions League. Neste sábado (13), o Arsenal precisou suar para vencer, mas chegou à terceira posição, pelo menos até Chelsea e Tottenham jogarem. O Everton, sexto lugar, está mais distante, mas venceu também e ainda tem chances matemáticas de ficar com a vaga.

Lukas Podolski comemora o gol que selou a vitória do Arsenal. 
(Foto: EFE)
No Emirates Stadium, o primeiro tempo de Arsenal e Norwich foi vazio. Apenas uma cabeçada de Giroud, aos 22 minutos, acertando a travessão do goleiro Bunn, criou uma chance de gol. Já na segunda etapa, o panorama mudou: o Norwich começou a acreditar que podia sair com a vitória, e usava muito a bola na área. E ela deu certo: aos 12 minutos, em cobrança da falta, Turner veio de trás e cabeceou sozinho para o gol de Fabianski.

O Arsenal se mandou para o ataque, e Arsène Wenger lançou Walcott e Podolski em campo. Além do goleiro Bunn, o travessão novamente impediu o gol dos Gunners, após chutaço de Podolski aos 40. Mas logo depois, a arbitragem intercedeu pelos donos da casa: após escanteio mal marcado, Giroud caiu na área e o árbitro enxergou pênalti. Arteta bateu bem, e apesar do bom pulo de Bunn, o Arsenal empatou. O gol desestabilizou os canários, e Oxlade-Chamberlain fez a jogada para o gol contra de Bassong, em confusão com Giroud. E nos acréscimos, Walcott - impedido - serviu Podolski, que fechou o placar em 3 a 1.

Em Liverpool, apenas um lado da cidade sorri. O Everton recebeu o QPR no Goodison Park, venceu por 2 a 0 e ainda acredita na conquista de uma vaga na próxima Champions. O primeiro gol veio aos 40 da primeira etapa, com Gibson. Júlio César não estava no gol dos Rangers, e sim Green, que deu azar no lance, ao ver a bola ser desviada por Hill. Aos 12 do segundo tempo, o nigeriano Anichebe fez o segundo de dentro da área, e a partir daí o Everton só administrou o desesperado adversário.

O Liverpool foi até o Madejski Stadium enfrentar o Reading, já na fase terminal de sua temporada melancólica. De importante, apenas as manifestações já esperadas da torcida contra Margaret Thatcher, que faleceu bem na época das homenagens às vítimas de Hillsborough. Em campo, destaque para o jovem goleiro McCarthy, que salvou a equipe da casa inúmeras vezes e fez com que o jogo não passasse de um 0 a 0 insosso.

Nos outros jogos, o Aston Villa empatou com o Fulham por 1 a 1 no Villa Park; e no St. Mary's Stadium, Southampton e West Ham ficaram no mesmo placar. Na FA Cup, a semifinal entre Millwall e Wigan, terminou com a vitória dos Latics, por 2 a 0, em Wembley.

Quem brilhou? Alex McCarthy fazia seu oitavo jogo profissional, mas isso não o impediu de parar Luís Suárez, um dos melhores atacantes do campeonato. O garoto virou um paredão no gol e garantiu o zero no placar.

Quem atrapalhou? O Arsenal pode agradecer a arbitragem pelos três pontos de hoje: um pênalti inexistente após um escanteio que não aconteceu, e um gol onde houve impedimento na origem da jogada.

Próximos jogos. No domingo (14), mais dois jogos: Newcastle e Sunderland, no St. James Park; e Stoke City e Manchester United, no Britannia Stadium. Pelas semifinais da FA Cup, Manchester City e Chelsea se enfrentam em Wembley.

CLASSIFICAÇÃO
1º Manchester United (77)
2º Manchester City (65)
3º Arsenal (59)
4º Chelsea (58), saldo 28
5º Tottenham Hotspur (58), saldo 15
6º Everton (55)
7º Liverpool (50)
8º West Bromwich Albion (44)
9º Swansea City (41)
10º Fulham (40)
11º Southampton (38), saldo -7
12º West Ham United (38), saldo -9
13º Newcastle United (36)
14º Norwich City (35)
15º Stoke City (34), saldo -11
16º Aston Villa (34), saldo -24
17º Sunderland (31), saldo -11
18º Wigan Athletic (31), saldo -20
19º Queens Park Rangers (24), saldo -25
20º Reading (24), saldo -27

0 comentários :

Postar um comentário