Em casa, Paulistano domina Basquete Cearense e larga em vantagem nas oitavas do NBB
De São Paulo.
Por Eduardo do Carmo.
16/04/2013 - Na abertura das oitavas de final do Novo Basquete Brasil, o Paulistano/Unimed sobrou em quadra e venceu a primeira partida da série melhor de cinco contra o SKY/Basquete Cearense. No Ginásio Antônio Prado Júnior, em São Paulo, na noite desta terça-feira, a equipe da casa fez 95 a 74, abrindo 1 a 0 na disputa por uma vaga para a próxima fase.
Paulistano comemora a sua primeira vitória na história dos playoffs do NBB.
(Foto: João Pires/LNB)
Com 18 vitórias, a equipe cearense terminou a fase de classificação na oitava colocação. Já o Paulistano, com 17, foi o nono colocado. O vencedor da série encara o Paschoalotto/Bauru (4º) nas quartas. Seja para qual lado for, a vaga será inédita. Na temporada 2008/09, a equipe da capital paulista não conseguiu avançar aos playoffs. Nas três seguintes, caiu nas oitavas (todas com parcial de 3 a 0). O time nordestino, por sua vez, participa do NBB pela primeira vez.
Foi a primeira vitória do Paulistano em um jogo válido pelas oitavas, além de primeira vitória também contra o Basquete Cearense. Na fase de classificação, o time do Ceará levou a melhor nas duas partidas.
A bola de três foi o diferencial da equipe paulista. Foram 23 tentativas e 14 acertos (60,9%). No mesmo quesito, o Basquete Cearense teve 22 tentativas, porém, só converteu cinco (22,7%). O segundo quarto foi o golpe fatal da equipe da casa. Com parcial de 35 a 7, o Paulistano encaminhou o triunfo mesmo antes do intervalo. O ala do Basquete Cearense, Jimmy, foi o cestinha com 22 pontos. Pelo Paulistano, o maior pontuador foi o armador Manteguinha com 20.
Após duelo inicial em São Paulo, a disputa segue para Fortaleza. Serão dois confrontos seguidos em solos nordestinos, no Ginásio Paulo Sarasate. Na sexta-feira (19), às 21h30, e no sábado (20), às 19h.
O jogo
Desde o início, o Paulistano se postou melhor em quadra. Empurrado pela torcida, foi para cima do Basquete Cearense. A equipe visitante equilibrou as ações no primeiro quarto. Faltando três minutos para o fim, o time paulista liderava o placar por 13 a 9. Nos minutos finais, o Basquete Cearense ainda conseguiu a virada e fechou o período em 17 a 16.
No quarto seguinte, o Paulistano foi arrasador e anotou 14 pontos seguidos no começo. Quando o Basquete Cearense conseguiu fazer seus dois primeiros, Pedro apareceu bem e respondeu com cinco pontos para a equipe da casa. Com quatro minutos por jogar, o Paulistano tinha o dobro de pontos: 38 a 19. Ao final do segundo período, 51 a 24 para os mandantes.
Na volta do intervalo, com o marcador desfavorável, o Basquete Cearense foi para o tudo ou nada. O aproveitamento no ataque melhorou, mas a defesa seguiu com muito espaço. Restando pouco mais de cinco minutos para o fim do terceiro quarto, parcial de 13 a 10 para o time visitante. Com boa vantagem, o Paulistano não se arriscou e passou a trocar pontos com o adversário. O time cearense ainda conseguiu vantagem de sete pontos na parcial (30 a 23). Assim, o marcador apontava 74 a 54 para o Paulistano.
Com a vitória praticamente garantida, o Paulistano controlou as ações e não permitiu sequer a aproximação do adversário. O time da casa garantiu vantagem também na última parcial (21 a 20) e fez a festa dos torcedores no Antônio Prado Júnior.
Ficha do jogo:
Paulistano/Unimed 95x74 SKY/Basquete Cearense
1º tempo: 51x24 (16x17 e 35x07)
2º tempo: 44x50 (23x30 e 21x20)
PAULISTANO:
Começaram: Elinho (13 pontos), Wagner (0), Alex Oliveira (15), Manteguinha (20) e Eddy (8).
Entraram: Muñoz (9), Pedro (17), Andreotti (0), Renato (0), Bruno Felipe (0), Gemerson (2) e Toyloy (11).
Técnico: Gustavo de Conti
BASQUETE CEARENSE:
Começaram: André Góes (9), Matheus (0), Rogério (4), Drudi (18) e Felipe (6).
Entraram: Davi (2), Adriano (7), Schneider (6), Edu Mariano (0) e Jimmy (22).
Técnico: Alberto Bial
Local: Ginásio Antônio Prado Júnior, em São Paulo (SP).
0 comentários :
Postar um comentário