segunda-feira, 25 de março de 2013

Brasília sim, São José não

Pela Liga das Américas, Brasília eliminou os atuais campeões e garantiu a vaga para o Final Four; o outro classificado é o Capitanes de Arecibo, que bateu o São José nos segundos finais


De Belo Horizonte.
Por Eduardo Henrike.

25/03/2013 – Na noite deste domingo (24), saiu a definição dos classificados para o Final Four da Liga das Américas de basquete, que será disputado entre 05 e 07/04, em local ainda indefinido. As equipes classificadas são Pinheiros/Sky (BRA), Uniceub/BRB/Brasília (BRA), Lanús (ARG) e Capitanes de Arecibo (PUR).

O Uniceub/BRB/Brasília enfrentou o dono da casa e atual campeão da Liga das Américas, Pioneros de Quintana Roo, em Cancún, no México, e venceu por 80 a 64, na última rodada do segundo quadrangular semifinal. Os destaques do Brasília foram o ala-pivô Guilherme Giovannoni, com 29 pontos e 10 rebotes, e o armador Nezinho, com 19 pontos e 13 assistências. Pelo Pioneros, quem chamou a atenção foi Forrest Fisher, com 13 pontos, sendo que acertou 4 arremessos de 3 pontos.

Com double-double, Guilherme Giovannoni foi o destaque da vitória do Brasília.
(Foto: Samuel Vélez/FIBA Américas)

O Uniceub/BRB/Brasília dominou o primeiro quarto. Esteve no controle durante todo o período. O técnico do Brasília, José Carlos Vidal, aproveitou o volume de jogo para rodar sua equipe, utilizando nove jogadores. Os brasileiros fecharam na frente, por 20 a 9. No segundo quarto, a história se repetiu. O Brasília continuou dando show e dominando o jogo. Com um ótimo aproveitamento em todos os fundamentos, fechou com facilidade o primeiro tempo por 40 a 19.

Voltando para o segundo tempo, o Brasília continuou muito bem, soube controlar o melhor momento do Pioneros na partida, que diminuiu a vantagem para 14 pontos nesse quarto. Mas, no final do terceiro quarto, os brasileiros mantiveram a calma e fecharam por 56 a 37.

No quarto período, os mexicanos foram para o tudo ou nada. Imprimiram um ritmo forte no ataque, marcando sob pressão e forçando os chutes de três pontos. Mas o time de Brasília foi maduro, manteve a calma e a competência para segurar os atuais campeões e garantir a vitória por 80 a 64.


Murilo conseguiu double-double, mas não evitou eliminação de São José.
(Foto: Samuel Vélez/FIBA Américas)

O São José/Unimed não conseguiu manter a vantagem até o final do jogo e levou a virada nos segundos finais para o Capitanes de Arecibo, de Porto Rico, por 82 a 81. O destaque do São José foi o pivô Murilo Becker, com 23 pontos e 10 rebotes. Pelo Capitanes, o ala-pivô Vassallo Colon anotou 20 pontos.

O time joseense começou jogando muito bem, com ótima leitura no ataque e uma defesa firme. Já o Capitanes de Arecibo se mostrou uma equipe sonolenta e pouco proativa. Os brasileiros fecharam o primeiro quarto por 20 a 12, mesmo desperdiçando algumas oportunidades.

Para a equipe do São José, o aproveitamento de 100% nos lances livres foi fundamental no segundo quarto (foram 11 pontos nesse quesito). O técnico do São José/Unimed, Régis Marrelli, fez a rotação dos jogadores de sua equipe, utilizou 10 jogadores nesse quarto, visando à disputa do segundo tempo. O primeiro tempo terminou com vantagem do São José, 35 a 33.

No terceiro quarto, o São José passou por um momento difícil, mesmo com o bom desempenho do armador Fúlvio. O Capitanes de Arecibo acertou a marcação e aproveitou o entrosamento dos irmãos americanos, Joey Graham e Stephen Graham, para terminar o período em vantagem, 59 a 57.

Como não poderia ser diferente, o quarto e último período foi muito disputado, ponto a ponto. Faltando 4,5 segundos, Vassallo Colon acertou a cesta que virou o jogo e deu a vitória ao Capitanes de Arecibo por 82 a 81.

Clique e confira a ficha completa do jogo.

Domingo, 24/03:
São José/Unimed (BRA) 81 @ 82 Capitanes de Arecibo (PUR)
Pioneros de Quintana Roo (MEX) 64 @ 80 Uniceub/BRB/Brasília (BRA)

0 comentários :

Postar um comentário