De Aracaju.
Por Victor França.
24/11/2012 - Sábado rubro-negro na Série B do Brasileirão. Após jogos tensos com finais felizes, Vitória e Atlético-PR garantiram o pontinho que precisavam e estão de volta à Série A do futebol nacional. O São Caetano não teve a mesma sorte e mesmo acabando empatado em número de pontos com baianos e paranaenses, permanece na segunda divisão. Porém, nada comparado com o Guarani, que perdeu para o Azulão e está rebaixado para a Série C.
Vitória 1 x 1 Ceará
Foto: Felipe Oliveira / E.C Vitória
Precisando apenas de um empate para retornar à Série A do Campeonato Brasileiro, o Vitória entrou em campo na expectativa de fazer que o torcedor que lotava o Barradão tivesse uma tarde perfeita. E com direito à chegada de Ivete Sangalo ao estádio de helicóptero, o time não decepcionou. Jogando de forma segura na maior parte do primeiro tempo e criando boas oportunidades, o Leão abriu o placar aos 42 minutos da etapa inicial. Após bom passe de Willie, William recebeu na cara do gol e bateu entre as pernas do goleiro antes de sair para o abraço.
No segundo tempo, o Ceará começou a ficar mais à vontade em campo e passou a assustar com mais frequência o goleiro Deola. E aos 35, quando nada parecia mais incomodar a torcida, o Vozão empatou. Em bola alçada na área, Heleno mandou para as redes, calando o Barradão. Os dez minutos finais foram de muita tensão, pois se o Ceará virasse o jogo, o Vitória não iria subir, devido ao São Caetano estar vencendo o Guarani. O nervosismo e a tensão só acabaram quando o árbitro apontou o centro de campo, para euforia nas arquibancadas. Após dois anos, o Vitória estava de volta à elite do futebol brasileiro.
Com o resultado, o Vitória terminou a Série B na quarta colocação com 71 pontos. O Ceará fechou em 11º, com 47 pontos.
Atlético-PR 1 x 1 Paraná
Como no Barradão, o retorno para a Série A também foi sofrido para a torcida do Furacão. Jogando no Ecoestádio, o Atlético superou o nervosismo e a pressão final adversária para enfim comemorar. A partida começou nervosa, com muita reclamação com o árbitro e pouco futebol. Depois que a tensão inicial passou, o Atlético-PR passou a jogar com mais tranquilidade e abriu o placar aos 31 minutos. Após bate rebate, a bola sobrou para o volante Cleberson, que meio sem jeitou empurrou para o gol.
Quase que só na defesa no primeiro tempo, o Paraná aproveitou a primeira chance que teve na etapa final e chegou ao empate. Depois de cruzamento da direita, o zagueiro Anderson cabeceou para o fundo das redes, dando maior dramaticidade ao clássico. O Furacão sentiu o gol e passou a errar mais passes, deixando a torcida impaciente. Para piorar a situação, enquanto Paulo Baier perdia um pênalti que garantiria o acesso, o São Caetano marcava o segundo gol contra o Bugre. Mesmo assim, o jogo acabou empatado para euforia e alívio do torcedor atleticano.
O Furacão encerrou sua participação na competição em 3º lugar, com 71 pontos. Já o Paraná Clube acabou em décimo, com 52 pontos.
Guarani 1 x 2 São Caetano
Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com
Nesse confronto havia em campo pretensões bem diferentes. Enquanto o São Caetano ainda almejava uma vaga na Série A, o Guarani sonhava em permanecer na Série B. Ao final, nenhum dos dois alcançou seus objetivos, pois o São Caetano necessitava de uma derrota de Vitória ou Atlético-PR, que não ocorreu, e o Guarani torcia por um tropeço do Guaratinguetá, que também não veio. Danielzinho marcou duas vezes para o São Caetano, enquanto Danilo Sacramento diminuiu para o Guarani. O Azulão terminou o campeonato na quinta colocação com 71 pontos, empatado com o quarto colocado Vitória, porém com um triunfo a menos, 21 a 20. Já o Guarani terminou na 18ª posição com 41 pontos, dois a menos que o Guaratinguetá, e acabou caindo ara a terceira divisão.
0 comentários :
Postar um comentário