sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Unochapecó/NTozzo/Aurora é pentacampeã da Liga Futsal Feminina‏

Por Ricardo Silva, da Assessoria de Imprensa da Associação Female Futsal.

Com suor, garra, defesas e gols, a Unochapecó/NTozzo/Aurora conquistou o quinto título seguido da Liga Futsal Feminina. O ouro veio somente na prorrogação, após empate em 2 a 2 com o Barateiro/Brusque (1 a 1 no tempo normal). A finalíssima ocorreu no Ginásio Albertão, em Xaxim, na noite desta quinta-feira (22).

A festa do título.
(Foto: Ricardo Silva)

Na ida, em Brusque, o placar foi também de 2 a 2. A Female Futsal levou o penta pela melhor campanha geral, saindo invicta com seis vitórias e quatro empates. Marcou 48 gols (melhor ataque) e sofreu 11. De quebra, ficou com a artilheira da competição: Vanessa, com 11 tentos. O vice, Barateiro, ficou com o Troféu Fair Play, como equipe mais disciplinada.

Faltam três campeonatos para encerrar a temporada (Catarinenses Adulto, Sub 20 e Sub 17), porém a conquista do mais importante título nacional da modalidade ainda será muito, e merecidamente, festejada. Com essa marca, Chapecó se confirma como a maior vencedora da Liga. E também confirma a hegemonia de Santa Catarina nas competições femininas da Confederação Brasileira: neste ano, o Estado venceu tudo!

* Experiente Nívia abre o placar


Chapecó veio para a quadra com o desfalque de Débora, que sentiu o joelho esquerdo na primeira partida. Em seu lugar, foi relacionada Susi. O bom público em Xaxim esperava nada menos que um espetáculo de futsal. E foi o que viu. O Barateiro começou no ataque, mas a primeira boa chance foi da Female, com Amanda mandando na trave. Em seguida, Giga começou sua noite fantástica de trabalho, em chute de Amandinha.

O jogo estava pegado, só que mais faltoso do que em Brusque. No mesmo minuto, Amanda de Chapecó e a adversária Diana receberam amarelo. Melhor no jogo, o Barateiro criou duas chances com Luana e depois viu milagre de Giga. Mesmo sendo defensora, Amanda levou perigo no ataque mais duas vezes para as oestinas.

As visitantes pressionavam, obrigando mais uma defesa de Giga. Como lidar com o sufoco? Experiência é a resposta. Aos 11 minutos, Vanessa buscou Nívia na área; a experiente camisa 2 tentou uma vez e, no rebote, mandou para as redes. Gol de Chapecó abrindo o placar. O banco invadiu a quadra para celebrar com Nívia, dada a sua importância para as mais jovens.

As goleiras seguiam trabalhando. Giga defendeu tiro de Amandinha e Marielle pegou de Tampa. Nega perdeu chance de empate e, depois, quase o segundo das mandantes, em gol que seria contra. Porém, Chapecó estourou o limite de faltas, proporcionando tiro livre sem barreira. Amanda, artilheira de Brusque, foi para o chute e Giga fez linda defesa. Primeiro tempo fechado em 1 a 0 para a Female.

* Levando o empate e defendendo com uma a menos


No segundo tempo, mesma tônica: Chapecó fez o primeiro ataque e Barateiro dominou. A chance inicial foi em cobrança de falta oestina. Depois, ataques brusquenses até que, aos cinco minutos, bola roubada e Luísa recebeu na direita, empatando o jogo.

A Female tentava voltar ao ataque. Pequena finalizou na entrada da área. O jogo entrou num período morno. Só que final é final, e as coisas precisam ficar apimentadas. Amanda recebeu o segundo amarelo e foi expulsa. Chapecó passou dois minutos com uma a menos. A equipe teve calma para se defender e não levou gol. Chegou até a quase fazer o segundo, com Giga chutando e Marielle defendendo. Amandinha teve a chance mais perigosa na inferioridade temporária, sem sucesso.

As equipes foram para a parte final mostrando vontade, superando o cansaço e o calor. O público incentivava Chapecó, ávido pelo ouro. Giga conteve outra oportunidade, agora com Nega. Renata, perto do fim, teve lance de cabeça para fazer o gol do penta. Não era a hora. Empate em 1 a 1, e vamos à prorrogação.

* Gol de Renata e Giga em noite heroica - é penta!


Agora sim, hora de Renata fazer o gol do penta. Aos dois minutos do tempo extra, ela recebeu passe de Vanessa vindo da esquerda e deslocou Marielle dentro da área, com um toque rasteiro. O Albertão explodiu em alegria, e via a Female mais perto do título. Por sinal, a jovem camisa 9 já havia feito gol na final de 2011, contra o Kindermann - parece que está virando uma deliciosa rotina.

Mas Giga era o nome dessa final. Salvou mais duas vezes, com verdadeiros milagres, levando o público a gritar o seu nome. Era a noite da goleira, podendo dizer que suas defesas foram verdadeiros gols. O ataque não deixou por menos, tendo duas chances de matar o jogo.

Veio o segundo tempo da prorrogação, e o Barateiro colocou Diana de goleira-linha. Aos três minutos, Nega chutou; a bola bateu na trave e, na sobra, Amandinha empatou tudo de novo. Hora de defender com garra e inteligência. Chapecó juntou os dois e segurou o jovem e honrado adversário.

Fim de jogo, e penta na mão! Atletas vibrando com uma suada conquista. Torcida empolgada, aplaudindo o feito, celebrando com as cinco vezes campeãs nacionais. Não faltou o tradicional 'peixinho' e danças para comemorar.

Autoridades de Xaxim se fizeram presentes na cerimônia de premiação. O reitor da Unochapecó, Odilon Poli, entregou as medalhas de ouro. E ficou com a capitã Valéria a doce missão de levantar o troféu de campeã da Liga Futsal Feminina pela quinta vez.

As campeãs.
(Foto: Ricardo Silva)
* Seleção pela frente


Hora de servir a Seleção Brasileira. Cinco atletas envolvidas na final vestirão a camisa canarinha. De Chapecó, vão Giga, Valéria, Vanessa e Renata; de Brusque, Diana. Elas já embarcaram nesta sexta-feira, rumo a Caucaia (CE), onde farão a preparação para o Torneio Mundial em Portugal, de 03 a 09 de dezembro. O Brasil luta pelo tricampeonato.

* Ficha técnica
Unochapecó/NTozzo/Aurora 2-2 Barateiro/Brusque
Liga Futsal Feminina
Ginásio Alberto Sordi (Xaxim-SC)
Árbitras: Gisele Torri-SC (FIFA) e Cida Alves-SC
Gols: Nívia, 12' 1t (1-0); Luísa, 6' 2t (1-1); Renata, 3' 1t prorr. (2-1); Amandinha, 4' 2t prorr. (2-2)
Cartões amarelos: Amanda (Unochapecó); Diana (Barateiro)
Cartão vermelho: Amanda (Unochapecó)

Unochapecó: Giga (goleira); Valéria (capitã), Amanda, Brenda e Vanessa. Entraram: Bruninha, Tampa, Renata, Nívia e Pequena. Técnico: Éder Popiolski

Barateiro: Marielle (goleira e capitã); Diana, Luísa, Amandinha e Nega. Entraram: Amanda e Luana. Técnico: Anderson Esquerda

0 comentários :

Postar um comentário