De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.
25/11/12 - Após uma corrida cheia de emoção, Sebastian Vettel, da RBR, tornou-se o mais jovem tricampeão do mundo na Fórmula 1. O Grande Prêmio do Brasil, realizado em Interlagos, fechou a temporada neste domingo em grande estilo: batidas, recuperações, alternância de posições e chuva! No fim, Vettel ficou em sexto lugar e, com a segunda colocação de Alonso, foi campeão com três pontos de vantagem (281 a 278).
Jenson Button foi o vencedor da corrida na capital paulista, beneficiado por uma batida entre seu companheiro de McLaren, Lewis Hamilton, e Nico Hulkenberg, da Force India, que brigavam pela ponta. O brasileiro Felipe Massa completou o pódio com o terceiro lugar.
No fim desta matéria, confira a classificação completa da prova, além das definições do Mundial de Pilotos e de Construtores.
Logo na largada, tudo o que Fernando Alonso queria. Felipe Massa saiu muito bem, pulou para segundo, mas logo perdeu lugar para Button, que largou em segundo. Alonso também subiu posições e Vettel acabou rodando, atingido na lateral. O brasileiro Bruno Senna se envolveu na batida e a corrida acabou para ele na terceira curva. As duas McLarens ficaram na ponta e Alonso vinha logo atrás.
Na quinta volta, Alonso saiu da pista, com dificuldades para se segurar na pista parcialmente molhada, mas ainda conseguiu manter-se à frente de Webber, com Massa vindo logo atrás. Na volta seguinte, Massa ultrapassou Webber e assumiu a quinta posição. A chuva apertou na sexta volta, com Grosjean indo passear fora da pista e batendo. Na volta sete, quando Webber atacava Massa, o australiano rodou, novamente com a pista molhada fazendo o trabalho.
Fernando Alonso, em quarto lugar, necessitava de um pódio para ser campeão. A briga pela primeira posição entre as McLarens era forte. Lewis Hamilton e Jenson Button alternavam-se entre o primeiro e o segundo lugar.
Lá de trás, Vettel veio voando e, já na nona volta, era o sexto colocado. Independentemente da posição de Alonso, ele necessitava de um quarto lugar para se tornar tricampeão. Na volta onze, muita gente, incluindo Alonso e Vettel, foi para os boxes para trocar pneus.
Chuva?
Algumas voltas depois, quem não parou, como Massa, foi para os boxes colocar pneus de chuva. Só que a chuva forte não vinha e, com a pista secando, o pneu liso voltava a ser mais rápido, obrigando nova parada. Na volta 19, Hulkenberg, que já vinha brigando com Button há algumas voltas, ultrapassou o inglês e virou líder. Nesse momento, todo mundo voltou para pneu liso, com a pista secando.
Na volta 23, safety car na pista, que tinha alguns detritos. Rosberg chegou a furar o pneu uma volta antes, quando acabara de efetuar a troca. Alonso vinha em quarto e Vettel em quinto.
Seis voltas depois, o carro de segurança saiu. Hulkenberg segurou a liderança e Vettel não relargou bem, sendo ultrapassado por Kobayashi, que também deixaria Alonso para trás logo depois. Ele não conseguiu sustentar o quarto lugar e o espanhol retomou a posição. Na volta 34, Felipe Massa também conseguiu grande ultrapassagem sobre Sebastian Vettel e virou sexto colocado. Volta depois, o brasileiro ultrapassou Kobayashi.
Chuva!
Os céus anunciavam chuva novamente na volta 43. Ela voltou na volta 46. Na 49, Hamilton reassumiu a liderança e a água caiu de vez. Vettel resolveu não arriscar e parou para trocar pneus na volta 53. Ele se deu mal e teve que parar novamente na volta 56. A RBR fez péssima parada, demorou a trazer os pneus, talvez por falta de comunicação, já que o alemão tinha problemas com o rádio. Na briga pela liderança, atrapalhado por um retardatário, Hulkenberg chocou-se com Hamilton e os dois saíram da pista, deixando Alonso em terceiro, momentaneamente como campeão mundial.
Voltas depois, Vettel foi subindo, aparecendo em sétimo, e Alonso buscou o segundo lugar, ultrapassando Felipe Massa. A diferença entre Vettel e Alonso, faltando dez voltas para o final, era de um ponto. Vettel ultrapassou Schumacher, que se despedia da Fórmula 1 pela segunda vez, e garantia o titulo. Dali em diante, nada de alterações. Na penúltima volta, Paul di Resta bateu e o safety car retornou à pista, dando o terceiro título consecutivo ao alemão.
0 comentários :
Postar um comentário