quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Rodada pré-eleições agita o Brasileirão

De São Paulo.
Por Eduardo do Carmo.

04/10/2012 - Neste final de semana, o Brasil inteiro (exceção ao Distrito Federal) terá eleições municipais. Algo muito importante para decidir a sequência de quatro anos, a partir de 2013, nas cidades. No futebol, a 28ª rodada do Campeonato Brasileiro também ganha grande importância pela disputa acirrada nas duas partes da tabela. A rodada será dividida em ‘dois turnos’: o primeiro nesta quinta-feira e o segundo no sábado.



No primeiro turno, figuram os candidatos que lutam contra o rebaixamento. O Bahia, por exemplo, enfrenta o Flamengo no Engenhão. As duas equipes estão com 34 pontos e uma vitória pode significar o início da fuga do Z-4. Para isso, cada um deles aposta no bom momento nas últimas rodadas.

A campanha rubro-negra passou por alguns empecilhos extracampo, por conta do velho problema Adriano. No entanto, os mandatários flamenguistas apostam no desempenho positivo dentro das quatro linhas. O Partido do Mengão não contará com o seu principal jogador. Suspenso, Wagner Love (11 gols) não estará em campo.

Já o Bahia, com uma campanha impressionante no returno (5 vitórias, 2 empates e 1 derrota), vem subindo nas pesquisas e pode consolidar a atual fase. Assim como o Flamengo, o Partido Tricolor da Bahia não contará com o centroavante titular. Com estiramento durante um treino, Souza não estará no gramado do Engenhão.

Portuguesa e Sport, com 33 e 27 pontos respectivamente, duelarão no Canindé. Enquanto o Partido Lusitano Brasileiro sonha em se distanciar da temida zona do descenso, o Partido do Leão da Ilha busca a fuga dela. O time pernambucano, hoje, é o primeiro clube da zona de rebaixamento. Os lusitanos apostam no goleador Bruno Mineiro para não ter surpresas nesta noite.

A partida entre Coritiba e Ponte Preta tem história parecida à anterior. O time alviverde tem 29 pontos e uma derrota pode custar o término da rodada entre os quatro piores. Já os campineiros, com 34, veem a chance de recuperação, após cinco jogos sem vitória. O Partido da Macaca, fora de seus domínios, deseja reeditar o triunfo no jogo de ida em Campinas. Para evitar nova derrota para os ponte pretanos, o Partido Coxa Branca arrisca suas fichas em Deivid.

No sábado, o segundo turno terá dois clássicos importantes para a disposição da tabela. Na capital paulista, São Paulo e Palmeiras jogam por G-4 e Z-4, respectivamente. O Partido Tricolor Paulista, com 43 pontos, pode ter a última chance para se aproximar da quarta colocação e seguir com o sonho da vaga na Libertadores. Já o Partido Verdão, com apenas 26, entrará em campo com a responsabilidade de manter a evolução que teve com a chegada do técnico Gilson Kleina.

No Rio de Janeiro, o Fluminense quer manter a folga na liderança. Para isso, deve passar pelo rival Botafogo, no Engenhão. O Partido Tricolor Carioca, com 59, está imbatível nas pesquisas e é o primeiro colocado com boa vantagem. Já o Partido do Fogo, com 40, só pensa em vitória para se manter na luta pela classificação à Libertadores.

O Internacional é outro time que só pensa nos três pontos para manter a possibilidade de vaga na competição continental. Na Vila Belmiro, o Partido Colorado (41) visita o Partido do Peixe (34), que ainda luta contra qualquer chance de rebaixamento.

Com os mesmos 34 pontos, o Náutico recebe o ‘descompromissado’ Corinthians, nos Aflitos. Em busca de um sentimento nada idêntico ao nome do Estádio, o Partido Timbu quer usar a força de seus adeptos para não ter dificuldades ao final da competição. Já o Partido Mosqueteiro (39), de olho no Mundial, faz campanha de segurança, apenas para não ter dores de cabeça nas rodadas finais.

Ainda com remotas chances de título, o Grêmio recebe o Cruzeiro, que tem poucas chances de integrar o G-4. Enquanto o Partido Tricolor Gaúcho está com 50 pontos, o Partida da Raposa soma 36.

Cada vez mais próximos ao rebaixamento, Atlético-GO e Figueirense têm mais uma rodada difícil pela frente. Os goianienses recebem o Vasco, no Serra Dourada. O Partido do Dragão segura a lanterna e está cada vez mais complicada a luta contra a série B do ano que vem. O Partido da Cruz de Malta não está nem aí e só quer saber de vitória para ficar cada vez mais perto da Libertadores.

O duelo de ”vices” fecha a 28ª rodada do Brasileirão. O vice-líder Atlético-MG enfrenta o vice-lanterna Figueirense. Com apenas 22 pontos, o Partido Figueira deseja melhorar o desempenho, pois caso contrário terá o rebaixamento decretado com algumas rodadas de antecedência. Já o Partido do Galo, que ficou por muito tempo em primeiro lugar nas pesquisas, passa por momentos difíceis na campanha e quer restabelecer a confiança dos eleitores alvinegros.

Boa rodada a todos! Torçam com respeito e votem com responsabilidade!

Ps.: Em caso de novo protesto nos Aflitos, ou em qualquer outro estádio, desde que seja de forma pacífica, viva a liberdade de expressão!

Ps.2: O trecho ‘torçam com respeito’, claro, refere-se às atitudes nada agradáveis ocorridas no Couto Pereira e no Pacaembu na última rodada.

0 comentários :

Postar um comentário