quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Em casa, City arranca empate no fim com o Dortmund

De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

03/10/12 - Manchester City e Borussia Dortmund entraram em campo no City of Manchester para disputar jogo válido pela segunda rodada do Grupo D da UEFA Champions League. As duas equipes presentearam os torcedores presentes com um grande confronto, talvez o segundo melhor da atual edição da Liga, não superando apenas o encontro entre Real Madrid e Man. City, na rodada de abertura. Após um grande primeiro tempo, mas sem gols, o Dortmund conseguiu marcar após falha defensiva da equipe inglesa, que acusou o golpe. Depois de muito tempo sem chegar, o Manchester acabou arrumando um gol. O árbitro tcheco Pavel Kralovec marcou pênalti de Subotic, que colocou o braco na bola após chute de Agüero. Balotelli converteu.

O empate arrancado pelo City o faz pontuar pela primeira vez na competição  O Dortmund, por sua vez, chegou a quatro pontos, e é vice-líder da chave que tem o Real Madrid como líder. Na próxima rodada, o City visitará o Ajax, e o Dortmund receberá o Real Madrid. Os dois jogos estão marcados para o dia 24 de outubro.

Reus marcou o gol do Borussia no jogo.
(Foto: uefa.com)

Quando a bola rolou...

O jogo começou muito movimentado. Com apenas 30 segundos de bola rolando, o City já fez Weidenfeller trabalhar, defendendo chute forte de Nasri. Depois disso, o Borussia tratou de mostrar que não foi a Manchester para esperar o time da casa jogar. Marcando forte desde o campo de ataque, o time alemão passou a incomodar. Lewandowski cabeceou duas vezes para o gol nos primeiros minutos, errando o alvo.

O City não deixou por menos. Agüero saiu frente a frente com o goleirão do Dortmund, mas não conseguiu tirar o arqueiro adversário do lance e marcar aos 7 minutos. Na sequência do lance, Zabaleta recebeu passe de David Silva dentro da área e isolou. Ritmo forte nos momentos iniciais da partida.

Aos 11 minutos, o Dortmund chegou em velocidade e quase abriu o placar. Mario Götze recebeu passe em rápido ataque e finalizou forte. Hart espalmou e a bola pegou na trave. Depois do lance, o time amarelo reduziu um pouco o ritmo e o City mantinha a posse da "gorduchinha" por mais tempo.

Chance de perigo novamente só aos 26. David Silva enfiou a bola para Kun Agüero finalizar de primeira e Weidenfeller fazer grande defesa. Aos 34, Agüero de novo. Silva passou para o atacante argentino chutar forte de fora da área e ver o goleiro alemão voar para fazer nova excelente defesa.

O Dortmund responderia um minuto depois, com chute forte de Subotic que assustou Hart. A bola passou à direita do gol. Aos 38 minutos, foi a vez de Hart fazer defesas espetaculares. Götze apareceu livre dentro da área o Hart saiu do gol para evitar o pior. O goleiro inglês também faria grande defesa no minuto seguinte, quando a bola novamente chutada por Götze e desviada por ele parou na trave. A pressão alemã quase deu resultado.

Fechando a primeira etapa, um lance para cada lado. David Silva quase abriu o placar. Após troca de passes rápida, Zabaleta cruzou para a área e o espanhol não conseguiu ajeitar o corpo para chutar da melhor forma. No contragolpe, Hart fez outra excelente defesa, em chute de Gündogan. O placar não se alterou graças aos goleiros.

Um dos duelos do primeiro tempo: Götze vs. Hart. O goleiro levou a melhor.
(Foto: Getty Images)

Nada de alterações para o segundo tempo. O técnico Roberto Mancini já havia sido obrigado a mudar o City na primeira etapa, porque Javi Garcia se lesionou e cedeu seu lugar a Rodwell. O City pareceu voltar um pouco superior, mas quem chegou primeiro foi o time visitante. Aos 8, bela jogada do Dortmund. Kuba passou para Piszczek rolar para Götze finalizar. Hart pegou novamente.

Mancini colocou o lateral Kolarov no lugar do meia Nasri aos 11 minutos. Clichy se posicionou como um zagueiro pela esquerda, num esquema que poderia se transformar em 3-5-2. Enquanto isso, o técnico Jürgen Klopp seguia sem mexer no Borussia, que abriria o placar aproveitando uma falha do time inglês. Rodwell, que entrou no primeiro tempo, "entregou o ouro", errando um passe no campo de defesa. Marco Reus, esperto, se antecipou e não perdeu a chance. 1 a 0, aos 16 minutos.

Reus quase ampliou aos 19, quando apareceu livre novamente e Hart defendeu. O City não conseguia jogar. Aos 21 minutos, Gündogan buscou o ângulo em chute de fora da área e Hart defendeu novamente. O goleiro era mesmo o homem do jogo. O Borussia jogava como queria. Aos 30 minutos, perdeu gol incrível. Após falha de Touré, Gündogan fez belo passe para Lewandowski, que, livre na área, desperdiçou a chance que definiria a partida.

Depois de muito tempo sem chances, o City quase marcou o gol de empate. Aos 42, Agüero subiu para cabecear a bola que veio da direita, e Weidenfeller fez belíssima defesa. Aos 43, pênalti para o time inglês. Agüero tentou chutar e a bola pegou no braco de Subotic. Balotelli, com toda a frieza que lhe é peculiar, cobrou com perfeição e empatou a partida, apesar do time de Manchester não jogar bem.

Um grande jogo como esse não poderia terminar assim. Lewandowski, que poderia ter matado o jogo antes, tentou de fora da área e viu Hart fazer outra grande defesa. O City ainda tentaria, mas o jogo ficou no empate.


Ficha do jogo:

Manchester City 1x1 Borussia Dortmund

CITY:
Hart; Zabaleta, Kompany, Nastasic e Clichy (Balotelli); Javi Garcia (Rodwell), Yaya Touré, Nasri (Kolarov) e Silva; Agüero e Dzeko.
Técnico: Roberto Mancini

DORTMUND:
Weidenfeller; Piszczek, Hummels (Felipe Santana), Subotic e Schmelzer; Bender, Gündogan (Grosskreutz), Kuba Blaszczykowski, Götze (Kehl) e Reus; Lewandowski.
Técnico: Jürgen Klopp

Estádio: City of Manchester, em Manchester (ING)

Árbitro: Pavel Kralovec (República Tcheca)
Auxiliares: Roman Slyško (Eslováquia) e Martin Wilczek (República Tcheca)
Auxiliares adicionais: Radek Příhoda (República Tcheca) e Michal Patak (República Tcheca)

Cartões amarelos: Kompany, Yaya Touré (CIT);  Kuba e Reus (DOR)

0 comentários :

Postar um comentário