De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.
29/09/12 - Portuguesa e Atlético Mineiro fizeram um dos duelos da noite de sábado, válidos pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro de futebol. Jogando no Canindé, a Lusa saiu à frente, com gol de Léo Silva. O Galo empataria com Bernard. Os dois gols foram marcados no segundo tempo. O resultado impede o time mineiro de encostar no líder Fluminense, que tem três pontos de vantagem e jogará contra o Flamengo amanhã. O Galo tem 53 pontos ganhos e não vence há quatro partidas. A Portuguesa é a 13ª colocada, com 33 pontos.
Os dois times voltam a jogar na semana que vem. Na quinta (4), a Portuguesa receberá o Sport, às 21 horas. No sábado (6), Atlético e Figueirense jogam em Belo Horizonte, às 18h30.
Lusa e Galo tiveram reforços e desfalques para a partida de hoje. Enquanto a Portuguesa teve o retorno do bom atacante Ananias, recuperado de desconforto muscular, o Atlético teve o importantíssimo Bernard de volta após suspensão. O clube mineiro não teve os suspensos Réver e Richarlyson, além do lesionado Leandro Donizete. Os paulistas não contaram com o suspenso Gustavo.
Quando a bola rolou...
A Portuguesa tentou sair mais nos momentos iniciais da partida, mas não incomodava. O Atlético também não conseguia criar. O tempo passava e oportunidades não surgiam. Aos 12 minutos, o Galo chegou bem. Ronaldinho cruzou da esquerda e Bernard ajeitou de cabeça para Jô. O centroavante faria o gol, não fosse o corte do zagueiro Lima, revelado pelo Atlético. Depois disso, mais um tempo sem chances.
Aos 24 minutos, após vacilo da zaga atleticana, a bola sobrou para Moisés finalizar de fora da área. O chute do camisa 10 do time da casa passou por cima.
O Atlético perderia Pierre, lesionado, aos 31 minutos. Ao sair e recusar a ajuda dos maqueiros, o volante levou o terceiro cartão amarelo e ficará de fora da próxima partida do Galo, contra o Figueirense. O árbitro interpretou como "cera". Serginho foi o substituto.
Nos últimos momentos do primeiro tempo, a Lusa ainda chegou a marcar, mas Bruno Mineiro tocou com a mão na bola antes de finalizar, o que teria ajudado no domínio. O árbitro Elmo Resende interpretou o lance como falta do atacante.
Inicialmente, nada de alterações para a etapa complementar. A Portuguesa voltou melhor. Aos 3 minutos, Bruno Mineiro arriscou de fora da área, de canhota, e Victor pegou. Aos 5 minutos, o goleiro do Galo falhou. Moisés cruzou na área, Victor reclamou falta na dividida com Bruno Mineiro, e a bola sobrou para Léo Silva chutar duas vezes para marcar o gol.
O técnico Cuca modificou o Atlético aos 13 minutos. Danilinho cedeu seu lugar para Guilherme. Três minutos depois, o time alvinegro reclamou uma penalidade sobre Jô, que teria sido derrubado por Léo Silva. A arbitragem mandou seguir. Aos 20 minutos, o empate. Ronaldinho cobrou falta, e a bola desviou na barreira e no zagueiro Lima, se oferecendo a Bernard. O camisa 11 soltou a bomba de esquerda e a bola entrou no ângulo direito.
O Atlético melhorou um pouco após o gol, mas levou um banho de água fria pouco depois. Aos 23 minutos, o zagueiro Leonardo Silva chegou atrasado, derrubou Boquita e levou o segundo amarelo. Aos 26, o zagueiro Luiz Eduardo entrou no lugar do lateral Marcos Rocha.
Mas não é que o Galo não se acanhou após a expulsão? Ronaldinho quase marcou o gol da virada aos 27 minutos, cobrando falta e acertando a trave. A Portuguesa só concluiria a gol aos 30 minutos, após cabeceio da direita e conclusão de Ananias, de cabeça. Victor defendeu.
Aos 37 minutos, Moisés quase deixou o dele. Após tabelar com Bruno Mineiro, o meia chutou forte, e Victor salvou o Galo de novo. A Lusa ensaiou uma pressão no fim, mas não conseguiu desempatar o placar. Aos 47 minutos, Moisés pareceu chutando forte novamente, e Victor fez difícil defesa, evitando mais um gol.

0 comentários :
Postar um comentário