domingo, 30 de setembro de 2012

Neymar é expulso, mas Santos consegue empate com o Grêmio no Olímpico

De Aracaju.
Por Helena Sader.

30/09/2012 - Depois de sofrer uma goleada por 4 a 2 no primeiro turno do Brasileirão, o Grêmio foi para a partida contra o Santos com outro aspecto. A situação dos times é bastante diferente. O time gaúcho, numa situação bem mais confortável, tinha tudo para garantir os três pontos. Jogava em casa, empurrado pela torcida, e ainda contou com uma coisa inesperada: o principal jogador do Peixe foi expulso aos 6 minutos do segundo tempo. Mas o Tricolor não aproveitou. O Santos conseguiu segurar o empate por 1 a 1 até o final da partida. Quem largou à frente foram os gremistas, com Werley, ainda no primeiro tempo. Já no segundo, depois da expulsão de Neymar, o Peixe empatou com Bruno Rodrigo. 

O resultado foi importante para o líder Fluminense e para o vice-líder Atlético-MG, que se distanciaram um pouco mais do terceiro colocado. O resultado foi ruim para os dois. Com o empate, o Peixe caiu para a 13ª colocação. Na próxima rodada, os dois times jogam em casa. O Grêmio recebe o Cruzeiro, às 18h30  do sábado (6). Para o Santos, fica a missão de receber o Internacional, às 16h20 do mesmo dia. 

Alvo de vaias, Neymar foi expulso e não joga na próxima rodada.
(Foto: Futura Press)

O jogo 

A preocupação do time e da torcida gremista diante de Neymar era evidente. E toda essa reação resultou na forte marcação dos tricolores. Pará era o grande responsável por essa tarefa, e conseguiu desenvolvê-la muito bem. E logo com o ex-santista veio a primeira jogada dos gaúchos. Com 12 minutos de jogo, Pará cruzou para Marcelo Moreno, que mandou por cima do goleiro Rafael. Depois da primeira jogada de perigo, os gremistas vieram com tudo. Gilberto Silva acertou o travessão. Marcelo Moreno bateu cruzado para fora. Muitos lances vieram até que a recompensa por toda a pressão tricolor foi recebida. Zé Roberto cobrou falta e o zagueiro Werley subiu muito até alcançar a bola e abrir o placar contra os santistas.

Nesse momento, o Santos sofria muita pressão e o principal jogador da equipe, o camisa 11, não conseguia sair para jogar. A forte marcação não deixava Neymar fazer o de costume. O que conseguiu foi um chute de longe, defendido por Marcelo Grohe. Foi praticamente esse o cenário do primeiro tempo: Grêmio pressionando e Santos sem espaço.

Depois do intervalo, Muricy Ramalho resolveu mudar. Patito Rodríguez saiu e deu espaço para Bernardo. Mesmo com a mudança, o jogo do Santos estava parado. Era a falta de Neymar. Por não conseguir efetivar as jogadas, acabou irritado. Aos 5 minutos, levou um amarelo por reclamação e poucos minutos mais tarde foi expulso, depois de cair com Pará. Parecia ser o fim do Peixe. Desvantagem no placar e um a menos em campo. Mas a torcida pôde se surpreender. O Grêmio ficou desorientado de uma hora para a outra e sofreu o empate. Aos 12 minutos, Bernardo cobrou escanteio, Durval escorou e o zagueiro Bruno Rodrigo finalizou. 

Depois do empate, o Grêmio parecia outro. Já não exercia mais o domínio do primeiro tempo. Parecia até que os tricolores é quem tinham um a menos. Chegou a quase tomar a virada pelos pés de André, que bateu cruzado. 

Leandro entrou e mudou um pouco o cenário do jogo. Aos 28, o atacante quase marcou. Mas os gremistas haviam perdido o brilho inicial. Mais uma vez, já no final do jogo, quase sofreram a virada. Bernardo recebeu a bola e saiu sozinho, e iria ficar cara a cara com Marcelo Grohe. Léo Gago chegou, fez a falta e impediu o perigo evidente dos santistas. Com a falta, Gago também foi expulso. Na cobrança de falta e último lance do jogo, o mesmo Bernardo bateu. A bola explodiu no travessão. O juiz acionou o apito e terminou tudo igual. 

0 comentários :

Postar um comentário