quarta-feira, 13 de junho de 2012

Segunda rodada no grupo da morte

De Serrinha.

Por Saullo d’Anunciação.

13/06/2012 – Pela segunda rodada da Eurocopa, dia dos jogos do grupo B - ou, se preferir, grupo da morte. Os alemães venceram os holandeses por 2-1 e deram um importante passo de olho na próxima fase. Pelo outro jogo da chave, Portugal derrota a Dinamarca num jogo de muita emoção e gols: 3-2 para os lusitanos.

Dinamarca 2 x 3 Portugal

Enquanto os portugueses vinham de derrota para Alemanha na estreia, os dinamarqueses haviam conseguido um triunfo importante sobre a Holanda. No confronto direto entre as duas, os portugueses saíram levando a melhor. Primeiro com Pepe, marcando de cabeço, após cobrança de escanteio no primeiro pau. Em seguida, Hélder Postiga ampliou o marcador para os portugueses, que ainda viram, antes do fim do primeiro tempo, o atacante escandinavo Bendtner diminuir.

Varela comemorando o gol salvador com João Moutinho
(Foto: Getty Images)
Na segunda parte, o jogo ficou aberto pela necessidade de gol das duas equipes. Mas foram os dinamarqueses que empataram: Bendtner cabeceia e deixa tudo igual. Há poucos minutos do final do jogo, quando meio mundo se decepcionava com Cristiano Ronaldo e Cia, Varela, que entrara na segunda parte, resgata as chances portuguesas na Euro acertando um chutaço sem chance de defesa. Vitória portuguesa.

Holanda 1 x 2 Alemanha

Talvez o jogo mais esperado da primeira fase, colocando cara a cara a solidez da escola alemã e a leveza da holandesa. Apesar de criar chances ambos times não encontravam as redes. Isso até Mario Gómez receber bela bola de Schweinsteiger, dominar com perfeição, escolher o canto e inaugurar a contagaem. O Super Mario, ainda no primeiro tempo, encabeçaria a lista de artilheiros desta Euro (ao lado do russo Dzagoev, com três tentos), recebe passe na lateral da área e chuta alto e cruzado para fazer 2-0 para os alemães.

Mario Gómez bate Stekelenburg e faz o primeiro gol do jogo
(Foto: Getty Images)
Na segunda etapa, a Alemanha com o ótimo resultado a seu favor, se expôs menos e forçou o jogo de ataque dos holandeses. Aliás, os laranjas estavam com pouca sorte diante do gol, e tinham pela frente um brilhante Neuer, que parava tudo. Só não parou um chutaço de fora da área que Van Persie acertou para diminuir. Embora tenham tentado o empate durante o restante da partida, os holandeses, enfim, não conseguiram igualar o marcador.

E como fica o grupo?

Na rodada decisiva, a Alemanha encara a Dinamarca e pode até perder seu jogo, caso o confronto entre holandeses e portugueses termine empatado ou com vantagem da equipe Orange.

A Dinamarca, por sua vez, pode empatar a partida, mas para isso deve torcer para vitória holandesa. Já Portugal, precisa torcer contra a Dinamarca. Um tropeço dos escandinavos ajudaria os portugueses, que então precisariam só empatar. Caso as duas vençam, o saldo de gols desempataria o grupo.

A Holanda tem a tarefa mais difícil. Torcer por derrota da Dinamarca, além de vencer e torcer pela combinação dos placares favoreça seu saldo de gols.

0 comentários :

Postar um comentário