Do Rio de Janeiro.
Por Jonas Moura.
07/04/2012 - Uma vitória do Vôlei Futuro daria fim a uma disputa que se repete há sete anos nas finais da Superliga Feminina de Vôlei. Mas, depois de o Sollys/Nestlé/Osasco garantir sua vaga na decisão, o Unilever/Rio de Janeiro foi superior na terceira partida da semifinal e mostrou à equipe de Araçatuba como se deve jogar nos momentos decisivos para disputar um título da principal competição do vôlei brasileiro. As cariocas não tiveram grande atuação, mas aproveitaram um momento crucial no segundo set para crescer e venceram por 3 sets a 0 (25/23, 25/23 e 25/22).
Amanda, que saiu do banco, ajudou o Rio a conseguir vitória decisiva. (Foto: CBV) |
Em partida que bateu novo recorde de público nessa temporada – foram 11600 presentes no Maracanãzinho – o destaque saiu do banco para definir o rumo da partida. Foi Amanda, que entrou no lugar de Regiane e comandou a virada das cariocas no segundo set. A jogadora ainda deu mais equilíbrio no fundo de quadra e recebeu o Troféu Viva Vôlei ao final do confronto. A maior pontuadora do jogo foi Fernanda Garay, autora de 15 pontos. A oposta Sheilla e a central Juciely vieram em seguida com 12.
Agora, as equipes finalistas terão uma semana de intensa preparação para a grande decisão, que acontecerá no sábado, dia 14, às 10h, no Maracanãzinho. Será a oitava final consecutiva entre Rio de Janeiro e Osasco. De 2005 pra cá, foram cinco vitórias do time carioca e duas das paulistas.
Detalhando o jogo
Muito nervosismo marcou o primeiro set. Foram 21 erros, número assustador numa partida desse nível. O Vôlei Futuro começou mais efetivo no ataque, mas errava muitos saques. Fernanda Garay sacou para fora e o placar marcou 8/7 para a equipe da casa. A partir do 10º ponto, o Unilever começou a abrir, mesmo sem jogar bem. Um contra-ataque de Sheilla na diagonal levou a equipe para 16/13. Mas as cariocas permitiram a reação das visitantes, que empataram (19/19) com Joycinha pela saída de rede. As equipes continuaram errando na reta final, com Vivi sacando na rede e Mari batendo pra fora sem nenhum desvio. A recepção do time paulista também prejudicou e Sheilla, com visão de jogo, achou uma bela largada para fazer 25/23.
O Vôlei Futuro dominou o início do segundo set, abrindo 4/1 com Garay. As jogadas de Ana Cristina com Walewska começaram a funcionar, e a levantadora bloqueou Regiane para marcar 8/3. Bernardinho perdeu a paciência com a ponteira e mandou Amanda para a quadra. O time paulista jogava melhor e encaminhava o set, com 21/17, mas uma rede problemática empacou, quando Ana Cristina insistiu em jogadas equivocadas e sem precisão. O desespero do Vôlei Futuro fez o Rio crescer, sentindo que dava pra virar. No comando de Amanda, com um bloqueio em Walewska e um ataque decisivo, as cariocas fizeram 24/22. Sheilla atacou bem na paralela e o Rio venceu por 25/23.
O resultado foi fundamental para o desenrolar da partida. O Rio entrou cheio de confiança no terceiro set e abriu 7/1. Paula e Garay não se entendiam na recepção e nada dava certo para a equipe de Paulo Coco. Mas as cariocas relaxaram, deixando o Vôlei Futuro chegar perto. Um erro de Sheilla deu o empate e uma bola de xeque de Paula colocou o time de Araçatuba na frente (11/10). O jogo ficou equilibrado novamente, com o Vôlei Futuro definindo bem e contando com erros do Rio, um deles de Mari. Foi quando Bernardinho cobrou melhor desempenho da jogadora na parada técnica e ela atendeu ao pedido, primeiro bloqueando Walewska, e depois pontuando pela saída de rede, para colocar seu time em vantagem (19/17). O jogo ficou completamente favorável às cariocas, que ganharam dois presentes nos pontos finais, o último deles um toque na rede, para marcar 25/22.
UNILEVER/RIO DE JANEIRO:
Começaram: Fernanda Venturini (2), Sheilla (12), Mari (6), Regiane (5), Juciely (12) e Valeskinha (9). Líbero: Fabí
Entraram: Amanda (5), Jú Nogueira (1), Jujú e Carol.
Técnico: Bernardinho
VÔLEI FUTURO:
Começaram: Ana Cristina (1), Joycinha (11), Fernanda Garay (15), Paula Pequeno (7), Walewska (10) e Carol Gattaz (3). Líbero: Verê
Entraram: Ana Tiemi, Vivi, Jú Odilon, e Fernanda Berti.
Técnico: Paulo Coco
0 comentários :
Postar um comentário