De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.
15/04/12 - Nada de mudanças no G4 após o término da rodada final da primeira fase do Campeonato Mineiro. O Atlético empatou fora de casa com o Tupi, resultado que satisfez às duas equipes. O Galo de Belo Horizonte se manteve na liderança e o de Juiz de Fora ficou com a última vaga para as semifinais. Enquanto isso, o Cruzeiro teve que se esforçar para virar o jogo contra o Uberaba. Mesmo levando uma grande goleada, o América seguiu em terceiro lugar. No outro extremo da tabela, os rebaixados foram Democrata e Uberaba, que já estavam nas duas últimas posições ao início da rodada. A única coisa que mudou foi na definição das equipes que disputarão a última divisão do futebol nacional. Nacional de Nova Serrana e Guarani ficaram com a vaga para a série D.
Tupi 0x0 Atlético: Futebol só no primeiro tempo
As duas equipes chegaram à rodada final necessitando de apenas um ponto para alcançarem objetivos distintos. O Galo de BH para garantir a liderança, e o Galo de Juiz de Fora para terminar em quarto e se classificar para as semifinais. Mesmo assim, nada de "jogo de compadres". Tanto Tupi quanto Atlético saíram pro jogo desde o início. Antes dos 10 minutos, os goleiros Rodrigo, do Tupi, e Giovanni, do Atlético, já haviam trabalhado. O arqueiro do time de Juiz de Fora teve mais trabalho para evitar que Escudero abrisse o placar, e praticou linda defesa.
Depois do susto, o Galo da casa começou a sair em bons contragolpes. Aos 15 minutos, Ademílson saiu frente a frente com Giovanni, após belo lançamento vindo do campo defensivo, mas sua finalização parou no goleiro do Atlético. O Tupi ia chegando bem pela direita, aproveitando-se da frouxa marcação no setor do lateral esquerdo Richarlyson. A equipe de Juiz de Fora tinha facilidade para jogar por ali, mas suas investidas não se resumiam àquele setor. O Tupi apresentava forte marcação, dificultando as ações do Atlético. O Tupi jogava melhor, criava mais oportunidades. Aos 34, uma claríssima foi desperdiçada por Léo Salino, que saiu cara a cara com o goleiro Giovanni, que fez nova importante intervenção. O Atlético só criaria com perigo aos 45, quando o zagueiro Luiz Eduardo chutou forte de muito longe, e viu a bola desviada na zaga passar raspando a trave.
Se lembram do que falei no início do texto sobre "jogo de compadres"? Se isso não aconteceu de forma alguma no primeiro tempo, o desinteresse ficou claro na etapa complementar. Muitos toques para o lado, jogadas improdutivas, e "regulamento debaixo do braço". Com o empate sem gols, o Atlético encerra a primeira fase na liderança isolada, com 29 pontos, e o Tupi fica com a quarta e última vaga para as semifinais. As duas equipes voltam a se enfrentar na semifinal do Estadual.
Cruzeiro 3x2 Uberaba: Após o sono, veio a virada
Em Nova Serrana, Cruzeiro e Uberaba fizeram a partida dos extremos. De um lado, a Raposa que brigava com o Galo pela liderança. Do outro, o Zebu que necessitaria de algo quase impossível para se salvar do rebaixamento.
O Uberaba, lanterna da competição antes da rodada começar, não se desanimou, veio pra cima do Cruzeiro, e abriu 2 a 0. O primeiro gol foi de Araújo, aos 15 minutos do primeiro tempo, que pegou o rebote do goleiro Fábio após cabeceio de Gustavinho para completar pro gol. O segundo gol viria apenas aos 11 minutos do segundo tempo, após cruzamento vindo da direita e uma verdadeira "canelada" do lateral direito Marcos, que empurrou contra o próprio gol.
Após alterações do técnico Vágner Mancini, o Cruzeiro melhorou no jogo, empatando a partida com Wellington Paulista, cabeceando após cruzamento de Wallyson, que entrou no segundo tempo. O empate viria com o zagueiro uruguaio Victorino, aos 40 minutos. A virada azul só viria aos 46, com outro gol de Wellington Paulista. Mesmo com o resultado, o Cruzeiro não sai da segunda posição, pois necessitaria de uma derrota do Atlético para que encerrasse a primeira fase na liderança. O Uberaba, por sua vez, encerra o Mineiro na lanterna e, mesmo se vencesse, estaria rebaixado, pois dependeria de uma combinação de resultados, que não aconteceu. Na semifinal, o adversário do Cruzeiro será o América de Belo Horizonte,
Outros jogos da rodada:
América 0x4 Guarani
Mesmo com a goleada sofrida em casa, o Coelho não saiu da terceira posição, porque já havia garantido a mesma antecipadamente. O Guarani, por sua vez, conquistou a vaga para a série D, encerrando em sexto lugar, com 15 pontos. Na semifinal, o America encara o Cruzeiro.
Villa Nova 0x2 Nacional
O Nacional de Nova Serrana é outro que conquistou a vaga para a série D, encerrando a primeira fase do Estadual na quinta posição, com 16 pontos. O Villa Nova terminou em 10º lugar, com 10 pontos, primeiro fora da zona de rebaixamento.
Boa Esporte 1x0 Caldense
O Boa Esporte iniciou a rodada com chances de rebaixamento, mas fez sua parte com a vitória em casa. O time de Varginha, que disputará a série B do Brasileirão esse ano, encerra a primeira fase em oitavo lugar, com 12 pontos. A Caldense terminou uma posição à frente, com 13 pontos.
América-TO 2x0 Democrata
Outro que poderia ser rebaixado era o América de Teófilo Otoni, e ainda tinha o confronto direto contra o Democrata. O América venceu e encerra a primeira fase em 9º, com 11 pontos. O Democrata fica em 11º, com 7, e está rebaixado.
Confira a classificação final e detalhada da primeira fase do Mineiro.
0 comentários :
Postar um comentário