De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.
11/04/12 - Está tudo encaminhado para o Borussia Dortmund na Bundesliga. Naquela partida que se configurava como uma final do Campeonato Alemão, o time de Dortmund recebeu o Bayern de Munique, no Signal Iduna Park, o Westfalenstadion, e venceu por 1 a 0, com gol marcado pelo artilheiro Lewandowski, aos 32 minutos do segundo tempo. Com o resultado positivo, o Borussia abre seis pontos de vantagem na ponta da Bundesliga, deixando o Bayern com 63 pontos, na segunda posição. Vale lembrar que faltam apenas quatro rodadas para o fim do campeonato, e o clima pós-jogo no estádio mostrou que o bicampeonato borussiano é praticamente certo. Arjen Robben, um dos principais nomes da equipe bávara, não fez partida nada boa, e ainda desperdiçou uma penalidade a 39 minutos do segundo tempo, vendo o goleirão Weidenfeller praticar excelente defesa.
Devido à fortes marcações, as duas equipes tinham dificuldades para incomodarem os goleiros. Era um jogo de paciência, de muitas tentativas de trocas de passes, e sem chutes ao gol, em seu início. Uma jogada de perigo aconteceu aos 29 minutos, quando Toni Kroos resolveu finalizar de fora da área e errou o alvo por pouco, vendo a bola passar à esquerda do gol defendido por Roman Weidenfeller. As finalizações de média distância poderiam ser uma alternativa para o Bayern, já que Franck Ribéry e Arjen Robben encontravam a "porta fechada" pelos lados do campo. A marcação do Borussia sobre os principais atletas da equipe bávara era implacável.
Se o Bayern não conseguia chegar pelas laterais do campo, o Borussia tentou criar por ali, com as subidas de Piszczek. Aos 36 minutos, Kuba cruzou da direita e Lewandowski acertou a trave, naquela que foi a melhor oportunidade do primeiro tempo.
Na etapa complementar, o Bayern voltou um pouco melhor, encaixando sua marcação e tendo a partida sob o seu controle, mas ainda sempre esbarrando nos defensores do Borussia Dortmund, que faziam excelente partida. Aos poucos, a equipe da casa foi conseguindo sair. Aos 27 minutos, Kagawa finalizou de canhota para fora. Essa foi a última chance do meia japonês em campo, que foi substituído por Leitner. Pelo lado do Bayern, Mario Gomez, que pouco participou do jogo, saiu para a entrada de Olic, autor de dois gols nas quartas de final da Champions League contra o Olympique.
Se o homem gol bávaro não marcou no jogo de hoje, o artilheiro do Borussia teve que deixar a sua marca. Aos 32 minutos, Grosskreutz chutou de fora da área e o oportunista Lewandowski desviou, de costas para o gol, enganando Neuer, arqueiro da equipe bávara. 1 a 0 e festa em Dortmund.
A festa durou 7 minutos e foi interrompida aos 39. O Borussia se recuou e deu campo para o Bayern crescer. Ribéry deu um passe para Robben receber à frente, ao receber o toque do goleiro adversário, cair. O árbitro marcou a penalidade. O holandês foi para a cobrança e Weidenfeller caiu para o canto esquerdo e defendeu a cobrança. A torcida, que ficara aflita por alguns instantes, voltara a cantar feliz, mas o sofrimento ainda não havia acabado. Aos 45 minutos, o Bayern perderia gol incrível, quando um desvio da zaga do Borussia contra o próprio gol parou no travessão e Robben, ao pegar o rebote, isolou. Lewandowski, aos 46, saiu em disparada pela direita e tocou por cobertura, vendo a bola tocar caprichosamente no travessão, perdendo a chance de ampliar. De qualquer forma, o gol não fez falta para a equipe de Dortmund.
Noite pior inimaginável para Robben. Noite pior inimaginável para o Bayern de Munique, que pára nos 63 pontos e vê o Borussia chegar a 69. Restam apenas quatro rodadas para o fim da Bundesliga, e o Bayern terá que concentrar suas forças na Liga dos Campeões da Europa. Na próxima terça, o time comandado pelo técnico Jupp Heynckes receberá o Real Madrid na Allianz Arena, em partida válida pela semifinal da principal competição de clubes no mundo. Enquanto isso, o Dortmund vê o título do Alemão cada vez mais perto e, cá entre nós, para ele não vir, muito esforço terá que ser feito por parte da equipe de Dortmund, que não perde a 24 jogos na temporada (19 vitórias e 5 empates).
0 comentários :
Postar um comentário