De Aracaju.
Por Saullo d'Anunciação.
03/04/2012 - Depois do 0-0 da ida, no San Siro, em Milão, Barcelona e Milan mediriam forças novamente para decidir quem garantiria vaga nas semifinais desta edição da UEFA Champions League.
Diante do resultado do primeiro jogo, qualquer empate com gols classificaria o time italiano, enquanto que para o Barça só a vitória interessaria. Tal fato gerou ainda mais expectativa para o duelo, que já era tido como o mais equilibrado e imprevisível das quartas, apesar do contestável favoritismo catalão.
O Camp Nou recebeu os jogadores com um mosaico digno dos grandes jogos. Guardiola, visando surpreender o Milan, escalou o time num 3-4-3, com Daniel Alves jogando de ponta-direita ao invés de lateral. Já os visitantes, que ainda não poderiam contar com lesionado Thiago Silva, recuperaram a presença do lateral Abate para o time titular.
Allegri e Guardiola se cumprimentam antes da partida |
Com a bola rolando, os donos da casa fizeram valer as expectativas e partiram para o ataque, tendo sempre como objetivo o gol. Messi estava incisivo nos primeiros minutos e desordenava a zaga adversária com suas jogadas rápidas. O Milan estava atento para as oportunidades de quebrar a ofensividade espanhola e daí fazer seus contra-ataques.
Antes dos 10 minutos de jogo, Mexès erra recuo para o goleiro a 50 metros do gol, e Messi, apertando a marcação, consegue chegar antes que o francês e invadir a área. O argentino toca para a chegada de Xavi, que se atrapalha um pouco com a bola, e tenta rapidamente reconstruir a jogada. Antonini, que chegava para recompor a zaga, desvia o passe, e ela cai nos pés do melhor do mundo, que, em posição duvidosa, foi derrubado pelo italiano. Pênalti. Messi na bola e décimo terceiro gol do hermano na competição.
De pênalti, Messi abre o placar |
Depois do gol, o Barça diminuiu o ritmo alucinante dos primeiros minutos e aos poucos o Milan foi se acertando no jogo. Ainda no primeiro tempo, troca de passes na entrada da área até que Ibrahimovic acha Nocerino aparecendo na lateral. O meio-campista, livre de marcação, chuta cruzado na saída de Valdés para empatar a partida e dar, momentaneamente, a vaga para o time de Milão.
No fim do primeiro tempo, com o jogo mais equilibrado, escanteio para o Barça. Agarra-agarra na área e Nesta acaba puxando Busquets. O árbitro dá novo pênalti a favor dos donos da casa. Messi para a cobrança: bola num canto, goleiro para o outro. Décimo quarto gol dele na competição, imitando o recorde de Altafini em 62/63 e Van Nistelrooy em 02/03.
Com a vantagem, o Barcelona voltou para o segundo tempo num ritmo mais lento do que o primeiro. Mas nem por isso deixou de ameaçar. Aos oito minutos, Messi faz jogada e toca na diagonal, a bola desvia na zaga e sobra para Iniesta, cara a cara com o goleiro, escolher o canto e dar números finais à partida. 3-1.
Iniesta marca o terceiro gol do Barcelona |
Depois disso, ambos times tiveram chance de movimentar o placar. Mas no final, deu o favorito: o Barcelona está na sua quinta semifinal de Champions League seguida. Agora o o time catalão espera o vencedor de Chelsea e Benfica para saber quem vai enfrentar na penúltima fase da Champions.
Fotos: uefa.com
0 comentários :
Postar um comentário