quinta-feira, 8 de março de 2012

Com gol brasileiro, Sporting bate Manchester City em Lisboa

De Aracaju.

O Sporting saiu na frente nas oitavas-de-final da UEFA Europa League ao derrotar o Manchester City no primeiro jogo, por 1 a 0, no estádio José Alvalade.

O gol da vitória foi marcado pelo ex-sãopaulino Xandão, que fez seu primeiro gol com a camisa do Sporting, aos 6 minutos da segunda etapa e deu aos leões a sua vitória de número 250 em competições europeias, mantendo uma série de dez jogos sem perder no seu estádio nos torneios da UEFA. Numa bela exibição e contando também com a sorte, o Sporting impôs ao líder do Campeonato Inglês – que ainda viu Kolarov e Balotelli acertarem a trave no segundo tempo – a primeira derrota diante de um time português e leva agora uma vantagem preciosa para a Inglaterra, na próxima semana, onde o treinador Ricardo Sá Pinto não contará com João Pereira, suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos.

Foto: Getty Images


O primeiro lance de perigo foi do Sporting, quando Schaars errou o chute ao tentar arriscar de longe por cima de Joe Hart, que tinha entregado a bola de presente. Roberto Mancini se viu obrigado a mudar logo em seguida, pois seu zagueiro e capitão Kompany saiu machucado. Enquanto o zagueiro belga era atendido na beira do gramado, os leões quase se aproveitaram da vantagem numérica em campo: João Pereira apareceu na área, em jogada com Izmailov, mas Hart defendeu o chute do lateral.

Lescott entrou então no lugar de Kompany e, aos doze minutos de jogo, o outro zagueiro – Kolo Touré – cabeceou à queima-roupa para grande defesa de Rui Patrício, após cruzamento de Milner. Gareth Barry também assustou o goleiro português, aos 26. Com dificuldade de penetrar na área inglesa, os jogadores de Sá Pinto começaram a arriscar de fora da área: João Pereira, Insúa, Matías Fernández e Daniel Carriço tentaram, mas nenhum chegou a arrancar suspiros da torcida.

O companheiro de ataque de Dzeko, Kun Agüero, teve a chance de marcar nos acréscimos do primeiro tempo, mas chutou em cima de Rui Patrício e logo após o começo do segundo tempo foi David Silva quem jogou por cima da trave a chance de abrir o placar. Só que quem marcou mesmo foi o Sporting, quando Hart defendeu a falta de Matías Fernández e a sobra de Xandão, mas o zagueiro brasileiro marcou ainda assim, de costas para o gol para fazer Sporting 1 a 0.

Rui Patrício voltou a brilhar frente à Agüero imediatamente depois do gol, e no meio da segunda etapa Insúa deu grande passe para Van Wolfswinkel, só que o atacante holandês jogou em cima de Hart. Um cruzamento de Kolarov ainda acertou o travessão de Rui Patrício, antes de Balotelli entrar e cruzar para o desvio para fora de David Silva. O Sporting se segurava, e ainda viu Balotelli acertar a trave aos 41 minutos; Xandão impedir o gol de Agüero, conseguindo impedir o empate até o apito final.

SPORTING
(4-2-4) Rui Patrício, João Pereira, Xandão, Ânderson Polga e Insúa; Daniel Carriço e Schaars; Matías Fernández (Renato Neto), Diego Capel (Carrillo), Izmailov (Pereirinha) e Van Wolfswinkel. Tec: Ricardo Sá Pinto

MANCHESTER CITY
(4-4-2) Hart, Clichy, Kompany (Lescott), Kolo Touré e Kolarov; Milner, De Jong, Barry (Nasri) e David Silva; Agüero e Dzeko (Balotelli). Tec: Roberto Mancini

0 comentários :

Postar um comentário