Do Rio de Janeiro.
Em partida que teve um dos sets mais disputados dessa edição da Superliga Masculina de Vôlei, o Medley/Campinas superou o BMG/São Bernardo fora de casa por 3 sets a 1 e se garantiu em sexto lugar no campeonato. As parciais foram 25/21, 21/25, 31/29 e 25/13. Faltando apenas duas rodadas para o término da fase classificatória, a equipe de Cacá Bizzochi chegou aos 34 pontos e tomou distância dos seus adversários que aparecem em seguida na classificação. Entre eles, o próprio São Bernardo, que se manteve em 8º, com 27 pontos. Mesmo com a derrota, a equipe do ABC já se garantiu na próxima fase da Superliga Masculina, já que Volta Redonda perdeu para o Florianópolis.
O Campinas, que já estava classificado, foi superior durante a maior parte do jogo, mas teve muito trabalho nos momentos em que São Bernardo acertou sua recepção e variou as jogadas. A equipe visitante precisou ter paciência para desestabilizar os jovens adversários, que vêm apresentando altos e baixos na competição. O levantador Rodriguinho, do Campinas, foi eleito o melhor jogador em quadra e levou pra casa o Troféu Viva Vôlei. Os maiores pontuadores foram centrais. Pelo lado vencedor, Gustavão marcou 18 vezes, e no São Bernardo, Luizinho anotou 16.
Com a vitória, o Campinas garantiu a 6ª posição na tabela. (Foto: Thiago Navas/VIPCOMM) |
Para tentar empatar a partida, restava ao São Bernardo melhorar sua recepção e jogar com bolas aceleradas. A partir do bom trabalho de sua linha de passe, o levantador Paulo Renan conseguiu driblar o bloqueio do Campinas. As jogadas precisas fizeram a equipe da casa chegar à frente na primeira parada técnica, com o placar de 8 a 6. Depois de uma sequência de desconcentração, o Campinas se recuperou e voltou a ter eficiência na virada de bolas. Pela entrada de rede, Bruno Zanuto era quem mais definia os pontos.
Mas São Bernardo soube administrar a vantagem adquirida desde o início do set, contando com ótimo aproveitamento de Mineiro e Alemão. Os dois jogadores preocuparam Rubinho quando um erro de ataque de cada um, além de um contra-ataque de Bob, fizeram Campinas encostar em 22 a 21. Mas os dois jogadores que haviam errado se recuperaram rapidamente. Alemão virou a bola, Mineiro achou um ace e, em seguida, o ponteiro conseguiu um belo ataque pelo fundo para fechar o set em 25 a 21 e empatar o jogo.
Assim como no set anterior, a virada de bola em velocidade fez São Bernardo sair em leve vantagem e abrir 8 a 6. A preocupação de Rubinho era marcar Zanuto nas bolas pela entrada. Já do outro lado, o levantador Rodriguinho apostava em André Heller, que não perdia chances e sempre marcava pelo meio de rede. Após um rally cheio de grandes defesas, Zanuto pontuou pela entrada e o Campinas empatou em 11 a 11. Jogo igual e de altíssimo nível técnico. Com Alemão pela saída, São Bernardo marcou 16 a 15.
Era Alemão de um lado e Zanuto de outro. Graças ao bom aproveitamento das equipes no ataque, a partida seguia indefinida até a reta decisiva do set. Quem também apareceu bem foi o ponteiro André Lukianetz, que entrou no lugar de Mão e marcou dois pontos seguidos, um em contra-ataque, e outro numa bola de xeque, fazendo Campinas chegar a 24 a 22. Mas São Bernardo empatou. A partir daí, pequenos detalhes como uma recepção ruim e muitos erros de saque comprometiam as pretensões das duas equipes. A vitória foi do Campinas, quando Gustavão matou de xeque para fazer 31 a 29, em um set emocionante, que durou 37 minutos.
O resultado motivou o Campinas a fechar logo a partida. A equipe começou o quarto set jogando bem e impondo forte pressão sobre a recepção do São Bernardo, que baixou a guarda após a derrota. Em um erro de ataque dos donos da casa, o Campinas chegou a 8 a 5. A vantagem aumentou em seguida, devido a boa presença de Lukianetz, pontuando no bloqueio e nos ataques. No bloqueio de Gustavão em Alemão, a diferença chegou a ser de 10 pontos (18 a 8). Bastou o Campinas administrar para vencer o set com facilidade, após um ataque de Franco pelo fundo. 25 a 13 e 3 sets a 1.
0 comentários :
Postar um comentário