De Lisboa.
Por Hugo Pietra, para UEFA.com.Gols de Maxi Pereira e Nélson Oliveira confirmaram a presença dos "encarnados" nas quartas-de-final.
O Benfica classificou-se para as quartas-de-final da UEFA Champions League após uma vitória por 2-0 sobre o FC Zenit St Petersburg nesta terça-feira (6), depois de ter perdido a primeira partida das oitavas-de-final por 3-2.
Jogando em casa e a precisando marcar para reverter a eliminatória, o conjunto "encarnado" entrou pressionando e, como já seria de esperar, encontrou uma formação do Zenit recuada, com um bloco defensivo compacto, à espreita do contra-ataque.
Aos 14 minutos os comandados de Jorge Jesus criaram a primeira oportunidade de gol, na sequência de um remate colocado de Bruno César. Vyacheslav Malafeev correspondeu com uma excelente defesa. Cinco minutos depois foi a vez de Maxi Pereira levar perigo à baliza do Zenit, após ganhar a linha de fundo. O lateral uruguaio efetuou um cruzamento-remate, com Malafeev a afastar o perigo.
Em vantagem na eliminatória, a formação russa foi conseguindo evitar, com maior ou menor dificuldade, a avalanche ofensiva do Benfica, numa fase do jogo com muitas pausas, algo que ia favorecendo os homens de Luciano Spalletti. A três minutos do intervalo, os russos tiveram a primeira oportunidade de gol no Estádio da Luz, após uma trapalhada na defesa "encarnada". Roman Shirokov tentou aproveitar o adiantamento de Artur mas o goleiro brasileiro se recuperou e defendeu o remate do russo.
Já em período de acréscimos, o Benfica quebrou finalmente a resistência russa, após combinação entre Witsel e Bruno César. O internacional belga efetuou o primeiro disparo, Malafeev defendeu e Maxi Pereira emendou com sucesso.
No segundo tempo, o Zenit partiu em busca da igualdade, tendo-se instalado no meio-campo adversário, agora com o Benfica a apostar no contra-golpe. Aos 55 minutos, os comandados de Jorge Jesus arrumaram uma excelente ocasião após a marcação de um escanteio. Jardel, ao segundo poste, cabeceou de cima para baixo, mas a bola saiu ligeiramente ao lado.
O Zenit continuou a pressionar, mas sem conseguir chegar com real perigo até à baliza à guarda de Artur. Aos 69 minutos, Óscar Cardozo desperdiçou uma ocasião soberana, após falha da defensiva russa. Isolado perante Malafeev, o atacante paraguaio rematou ao lado. Aos 74 minutos, Cardozo voltou a estar em evidência, ao permitir uma boa defesa do guardião russo.
Até final, o Zenit tentou anular a vantagem da formação portuguesa, que ainda assim conseguiu ampliar a vantagem nos descontos por intermédio do recém-entrado Nélson Oliveira. Placar final: 2 a 0 para o Benfica, que já está na próxima fase da Liga dos Campeões.
0 comentários :
Postar um comentário