segunda-feira, 5 de março de 2012

A 26ª rodada de La Liga

De Aracaju.


Barcelona - Sporting Gijón


Apesar dos dez pontos de diferença para o líder Real Madrid, está clara a mensagem que a equipe de Pep Guardiola quer passar: não jogamos a toalha. Prova disto foi o jogo deste final de semana, no Camp Nou, contra o Sporting, vice-lanterna do campeonato. 

Desfalcado de Messi e Busquets, suspensos, e também de Abidal e Thiago (além de Villa, Afellay ou Fontàs), lesionados, o time foi campo com uma formação pouco habitual. O Sporting, por sua vez, com uma clara proposta defensiva, formou uma equipe forte e com jogadores rápidos na frente, a fim de enganchar contra-ataques fatais.

O Barcelona foi senhor do jogo no primeiro tempo. A posse de bola alcançou percentagens altíssimas (ainda maiores do que o habitual) e principalmente no campo do Sporting, porém o número de conclusões a gol não era extenso. A defesa dos visitantes estava bem povoada e atenta; o ataque culé sentia a falta do poder decisivo de matador ou de Messi - que dispensa comentários. Contudo, a frequência azul-grená no ataque deu certo: Adriano fez um-dois com Keita na entrada da área, saiu na cara do goleiro e tocou para trás, deixando Iniesta com o gol aberto para o iniciar a contagem,aos 41 minutos. 1-0, placar do primeiro tempo.

Comemoração culé
Logo na volta do intervalo, Mendy se aproxima com velocidade da área e surpreende Piqué, que é obrigado a intervir. O atacante do Sporting cai, a arbitragem, em mais uma atuação polêmica, marca a falta e expulsa o zagueiro do Barça. A cobrança vai na barreira e na volta o time visitante combina jogada e Barral, que entrou logo após a expulsão, empata o jogo em seu primeiro toque na bola. Guardiola, apesar de ter um a menos, não põe mais um zagueiro. Ao contrário, troca seus homens de frente. Com estrela, Alexis Sánchez, um dos que entrou no decorrer do duelo, dá bom passe para Keita dominar e mandar colocada e de fora do área: no ângulo e alívio para Camp Nou. Mais tarde, após ótimo passe de um Iniesta excelente, Xavi toca na saída de  Juan Pablo. 3-1, placar final, e o Barça ainda segue com esperanças.

Real Madrid - Espanyol

Com a vitória do Barcelona, o Real Madrid, dentro de casa, enfrentou outros catalães. O retrospecto favorecia demais o time do Bernabéu: com Pochettino no comando, o Espanyol nunca marcou gol no Madrid, que por seu turno, já havia feito 16 nos pericos. 


Mourinho colocou Kaká de titular e o brasileiro mostrou dentro de campo porque deveria ser convocado para a Seleção. Aliás, todo o ataque do Real Madrid estava entrosado e afiado. Após pressionar um Espanyol frouxo e desacertadao, os time da casa iniciou a contagem. Vacilo defensivo dos catalães e Özil acha Higuaín que toca para Cristiano Ronaldo chutar rasteiro e bater Kiko Casilla, aos 23. Só dava Madrid e aos 38 minutos Khedira concluiu uma boa jogada ofensiva dos donos da casa. 2-0 foi um placar magro diante do domínio merengue no primeiro tempo


Kaká marca o quarto
Como tem sido costume, os Blancos marcaram logo na volta do intervalo. Desta vez, Higuaín, quebra sua seca de gols, depois de assistência de Kaká. Em seguida, aos 21, foi a  vez do brasileiro fazer parte da festa: com um chute rasteiro e cruzado ele fez o quarto gol do Real Madrid. E ainda teve tempo para mais. Novamente a dupla Kaká e Higuaín deu certo e depois de boa jogada do camisa 8 pela esquerda, o argentino marcou seu segundo e fechou o marcador. 


5-0 e mais uma grande exibição (22 finalizações contra 6 do Espanyol) deste Madrid que está imparável na Liga BBVA (23 vitórias em 25 partidas disputadas) e cada rodada se aproxima mais do título. Com a derrota, o Espanyol despencou para 11º.


Também jogaram


O Valencia visitou o Granada e levou os três pontos para Mestalla graças ao gol de Feghouli. O time ché continua em terceiro lugar na competição, enquanto que o Granada é o 16º colocado.


Sevilla e Atlético de Madri empataram por 1-1 no Sánchez-Pizjuán. Os visitiantes saíram na frente, aos 9 minutos, com Salvio. Porém o empate chegou aos 8 da segunda etapa, com Babá. Na classificação, o Atlético é nono e o Sevilla décimo.


No San Memés, derbi basco entre Athletic Bilbao e Real Sociedad. Susaeta marcou duas vezes e manteve Los Leones na zona classificatória para a Liga Europa. A Real está na 13ª posição.


O Zaragoza, tentando escapar da lanterna, recebeu o Villarreal e venceu. Martinuccio adiantou os visitantes, mas a virada chegou nos minutos finais. Luis García, aos 39, e Abraham, aos 48, fizeram a torcida local crer na salvação.


Dentro de casa, depois de começar perdendo por dois gols, o Rayo Vallecano virou para cima do Racing e subiu até a oitava colocação. 4-2, com destaque para Michu que marcou duas vezes. Os visitantes estão na 18ª colocação.


O Málaga visitou o Getafe e venceu de virada. Diego Castro colocou o Geta na frente, mas Eliseu, Toulalan e Cazorla desenharam o resultado final, que pôs o Málaga em boas condições de disputa por vaga nas competições internacionais.


Mallorca e Osasuna empataram. Cejudo abriu o placar para o time de Pamplona, mas Nsue empatou para os donos da casa. Apesar do resultado, o Osasuna continua na metade de cima da tabela. O Mallorca é 14º


O Levante, no jogo que fechou a rodada, recebeu o Betis e confirmou a boa campanha vencendo mais uma. 3-1 e quarta posição na tabela. Já os visitantes, estão no 12º posto.





0 comentários :

Postar um comentário