terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Copa Africana de Nações 2012

De São Paulo.

Com a ausência de algumas seleções tradicionais, a 28ª Copa Africana de Nações começou no último final de semana. Nigéria, Camarões, África do Sul e Egito não conseguiram vaga para a competição. A seleção egípcia é a maior vencedora do torneio com sete títulos.


A Confederação Africana de Futebol optou por duas sedes: Gabão e Guiné Equatorial. É a segunda vez que a disputa acontece em dois países. No ano de 2000, Gana e Nigéria receberam os jogos.

Sem o Egito, campeão das três últimas edições, a Copa Africana de Nações 2012 abre espaço para novas seleções. As favoritas ao título são Costa do Marfim e Gana. Três países estreiam na competição continental, são eles: Botsuana, Guiné Equatorial e Níger.

Até o final da competição, muitos clubes europeus são afetados pela convocação de suas estrelas. O Campeonato Francês, por exemplo, cedeu 64 jogadores. Do Espanhol, 16 jogadores estarão na Copa, e da Inglaterra e Alemanha, 14 cada um.

Na 1ª fase, as 16 seleções são divididas em quatro grupos. Todos jogam contra todos dentro da própria chave e os dois melhores de cada grupo estarão nas quartas de final. As fases eliminatórias (quartas e semifinais) e a final serão disputadas em jogo único. Em caso de empate no tempo normal, prorrogação, e persistindo a igualdade, cobrança de pênaltis.

Obs.: A disputa pelo 3º lugar tem um diferencial. Empate nos 90 minutos leva a decisão direto para as penalidades.

Confira a seguir os grupos, análise e o resumo da 1ª rodada:

GRUPO A

Zâmbia surpreende Senegal de Mbengue (direita) na estreia. 
(Foto: AP)

Formado por Guiné Equatorial, Líbia, Senegal e Zâmbia. Sem nenhuma grande seleção, o grupo A pode ser considerado o mais fraco. Os favoritos para a classificação são Guiné Equatorial, por jogar em casa, e o Senegal, único país da chave que já disputou Copa do Mundo.

Jogos da 1ª rodada

Guiné Equatorial 1 x 0 Líbia
Senegal 1 x 2 Zâmbia

GRUPO B

Costa do Marfim vence o Sudão por 1 a 0 com gol de Drogba. 
(Foto: AP)

Nesse grupo, favoritismo total para a Costa do Marfim. A atual sensação africana conta com o principal jogador da competição, o atacante Didier Drogba. Já a Angola, que participou da Copa do Mundo de 2006, mesmo sem tradição no torneio, deve ficar com a segunda posição.

Jogos da 1ª rodada

Costa do Marfim 1 x 0 Sudão
Burkina Faso 1 x 2 Angola

GRUPO C

Gabão conta com o apoio da torcida e sai vitorioso no duelo diante da seleção de Níger. 
(Foto : AP)

Tunísia e Marrocos entraram como favoritas no grupo C. As duas seleções já participaram de 4 Copas do Mundo e já foram campeãs da Copa Africana. Jogando em casa, Gabão não quer fazer feio e pode surpreender. A estreante Níger completa a chave.

Jogos da 1ª rodada

Gabão 2 x 0 Níger
Marrocos 1 x 2 Tunísia

GRUPO D

Torcida ganesa faz a festa na vitória contra Botsuana. 
(Foto: AP)

Com grande evolução nos últimos tempos, a seleção de Gana é a mais cotada para fazer frente a Costa do Marfim. Os ganeses estiveram nas duas últimas Copas do Mundo. Os seus adversários na 1ª fase são: Guiné, Mali e Botsuana.

Jogos da 1ª rodada

Gana 1 x 0 Botsuana
Mali 1 x 0 Guiné


0 comentários :

Postar um comentário