terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Com dificuldades diferentes, Federer e Nadal se classificam e se enfrentarão na Austrália

De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

24/01/12 - Roger Federer e Rafael Nadal venceram suas partidas na fase quartas-de-final pelo Australian Open e conseguiram garantir suas vagas na próxima fase da competição, onde os dois se enfrentarão. A exigência nas partidas foi bem diferente. Enquanto Federer se classificou com um 3 a 0 tranquilo contra Del Potro, Nadal teve que suar para bater Berdych em um jogo duríssimo. Resta saber se Nadal manterá a postura em jogos contra Federer, seu freguês de primeira. Em 26 confrontos, são 17 vitórias do espanhol.

Vitória tranquila em dia histórico para Roger Federer.
(Foto: Reuters)


Roger Federer 3x0 Juan Martin Del Potro

Em seu jogo de número 1000 no circuito da ATP, o suíço Roger Federer, número 3 do mundo, passou de forma tranquila pelo argentino Juan Martin Del Potro, número 11. Vitória com sobras de Federer, com parciais de 6/4, 6/3 e 6/2.

Postura estável de Federer durante toda a partida. Foram 96 pontos vencidos do suíço no jogo, contra 69 de  Del Potro. Em bolas vencedoras, 38 a 20 para Federer. Em erros não forçados, Federer errou 22 vezes, contra 27 de Del Potro.

Essa foi a vitória de número 232 de Roger Federer em Grand Slams, e pode se tornar o maior vencedor se levar o Australian Open pra casa. O americano Jimmy Connors tem 233 vitórias e é o recordista. 30ª semifinal de Grand Slam na carreira de Federer, que precisa de mais duas para ultrapassar Connors, também recordista neste "quesito".


Nadal em discussão com o árbitro brasileiro Carlos Bernardes.
(Foto: Reuters)


Rafael Nadal 3x1 Tomas Berdych

Se as coisas foram tranquilas para Federer, para Rafael Nadal não foi nada fácil. O espanhol, número 2 do mundo, teve que suar para bater o tcheco Tomas Berdych, número 7, num jogo que durou 4h15m e teve discussões dos dois tenistas com o brasileiro Carlos Bernardes. As parciais foram de 6/7 (5), 7/6(6), 6/4 e 6/3. Berdych conseguiu se manter jogando muito bem nos dois primeiros sets, o que não aconteceu nas parciais seguintes.

No primeiro set, os dois tenistas iam confirmando seus serviços com eficiência. No 12º game, o momento de destaque da parcial. Nadal sacava em 5/6, e perdia por 40-0. O espanhol teve forças para salvar os set points de Berdych e levar o jogo para o tie-break. No tie-break, polêmica. Em 5/5, uma bola de Berdych teria caído fora, Nadal prosseguiu o jogo e esperou a marcação do juiz de linha, que deu bola dentro. Berdych conseguiu o ponto no lance seguinte, e Nadal pediu o desafio, negado por Carlos Bernardes, pois Nadal teria demorado bastante. O espanhol se desesperou. No lance seguinte, ace de Berdych. 7-5 no tie-break e 7/6 no primeiro set.

Berdych continuou jogando muito tênis no segundo set. Apesar disso, do outro lado, estava Rafael Nadal. O espanhol tinha 5/3 e sacava para vencer o set, mas Berdych quebrou o serviço de Nadal e confirmou o seu, empatando em 5/5. Com a confirmação de seus serviços, os dois tenistas levaram o jogo para um novo tie-break. No game decisivo, Nadal abriu 4-1, mas Berdych foi buscar o empate e teve um set point, em 6-5. Nadal confirmou seu serviço e conseguiu uma mini quebra na sequência. 8-6 no tie-break e 7/6 para Nadal no segundo set.

Nadal não voltou bem para o terceiro set. Berdych manteve sua postura agressiva e abriu logo 2/0. Nadal saiu, trocou a raquete, e voltou ao jogo com tudo. Quebrou dois serviços do tcheco e confirmou seus dois. No quinto game, Berdych se desconcentrou após uma discussão com Bernardes, devido ao "desaparecimento" de duas bolinhas. Por isso, o tenista sacou com quatro, só sendo avisado pelo árbitro na metade do game. Se impondo, Rafael Nadal venceu por 6/4.

Nadal tinha a tranquilidade que faltava a Berdych. No quarto set, ele quebrou o saque do tcheco e confirmou o seu. Tomas Berdych já não incomodava como outrora mas, com muito custo, conseguiu voltar ao jogo. O quinto game foi o mais disputado, e num momento crucial do jogo. Nadal tinha 3/1 e se vencesse o game, encaminharia a vitória. Após muitas chances para ambos os tenistas, Berdych fechou o game. Após esse game, serviços confirmados para os dois tenistas e 5/3 para Nadal. No nono game, Nadal sobrou em quadra, sem perder nenhum ponto. 6/3 e fim de papo.

0 comentários :

Postar um comentário