quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Brilhou a estrela de ex-tricolor: Timão é campeão da Copa São Paulo

De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

25/01/12 - Numa grande partida realizada nesta manhã de quarta-feira em São Paulo, que comemora seu aniversário de 458 anos, Corinthians e Fluminense decidiram a Copa São Paulo de Futebol Júnior, que chegou à sua 43ª edição. No Pacaembu lotado, com mais de 37 mil pessoas, o Timão conseguiu a virada com dois gols do zagueiro e capitão Antônio Carlos, que já jogou pelo Flu, e venceu por 2 a 1.

Antônio Carlos (centro) marcou os dois gols da virada corinthiana sobre o Fluminense.
(Foto: Fernando Borges / Terra)

O jogo foi muitíssimo agradável. O primeiro tempo teve o Fluminense jogando melhor, com boa participação dos meias Higor e Eduardo e, principalmente, do atacante Marcos Júnior, grande destaque do jogo. O Corinthians apresentava sérias dificuldades para parar o setor ofensivo do Tricolor. Já o Fluzão marcava muito bem, conseguindo anular durante maior parte do jogo as peças chaves do esquema corinthiano, os meias Giovanni e Matheuzinho. Apesar da superioridade, o Flu não conseguiu abrir o placar no primeiro tempo. O gol só veio no início do segundo, com o centroavante Michael contando com a falha do goleiro Matheus Caldeira. O Timão teve que vir pra cima, e o técnico Narciso retirou o lateral Cristiano, colocando o atacante Leandro. No lance seguinte, o Corinthians empatou o jogo, com o zagueiro Antônio Carlos, que também viraria o jogo no final.

Sagrou-se campeão o melhor time da atual edição da Copa São Paulo. Aliás, da atual edição não, de todas as edições da Copinha. O Timão termina o torneio com oito vitórias em oito jogos, 30 gols marcados e apenas 2 sofridos. Essa campanha supera aquela da Portuguesa de 1991, que era a melhor até então. O Corinthians se sagra campeão da Copinha pela oitava vez, se afirmando com o maior ganhador da competição. Já o Fluminense ficou com o vice-campeonato nos últimos três torneios mais importantes da categoria júnior que disputou: Taça BH (perdeu a decisão para o Atlético Mineiro), Brasileiro Sub-20 (perdeu para o América Mineiro) e, agora, a Copa São Paulo. Prova de que o trabalho está sendo bem feito.

O mais importante a ser destacado nessa final, é que tanto Corinthians quanto Fluminense tem jovens talentos em mãos, que podem render bons frutos à equipe profissional. São meninos que têm tudo para dar certo, se caírem nas mãos de gente certa e que realmente saiba fazer um trabalho correto. Além disso, a final da Copa São Paulo nos mostra que o futebol também pode ser feito com jogadores baixos, habilidosos, reduzindo a quantidade de "brucutus" grandalhões que vemos por aí, o que vai ser muito importante para o crescimento do nosso futebol. Nos próximos parágrafos, vamos detalhar a final de hoje.

Mais de 37 mil torcedores estiveram presentes no Pacaembu para acompanhar a final da Copinha.
(Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.com)

Quando a bola rolou...

Jogo aberto em seu início. As equipes trocavam bons passes e tinham boas saídas em velocidade. Nos primeiros cinco minutos de jogo, duas chances para cada lado. A primeira finalização do jogo foi do Timão. Aos 3 minutos, Giovanni tentou de fora e errou o alvo. No lance seguinte, foi a vez do Fluminense responder com Marcos Júnior, que aproveitou a falha do zagueiro para finalizar para o gol, e ver Matheus Caldeira fazer defesa importante. Marcos Júnior tentou novamente em seguida e chutou de fora da área, para a defesa do goleiro corinthiano. A resposta do Corinthians veio em jogada explosiva do lateral Cristiano pela direita, que ganhou de Ronan em velocidade e finalizou de fora da área, errando o alvo. O início empolgante era uma boa mostra do que seria o jogo.

O Fluminense marcava forte com todos os seus jogadores, enquanto o Corinthians dava mais espaços para a troca de passes em rápidos contra-ataques do Fluminense. O Tricolor levava mais perigo nos ataques. Marcos Júnior era o melhor em campo, mas Higor e Eduardo faziam papel importantíssimo na armação de jogadas, propiciando a Marcos Júnior, sempre desmarcado, várias oportunidades para concluir em gol.

O jogo era bonito, sem chutões, cheio de alternativas e com técnica dos dois lados. Os volantes que marcavam tanto no Corinthians como no Fluminense também tinham qualidade para sair pro jogo. Num primeiro tempo em que o Fluminense marcou melhor e teve mais e melhores chances de abrir o placar, o jogo ficou no zero.

O Fluminense tentou muito no primeiro tempo, mas o gol só veio no início do segundo. Após cobrança de lateral, Marcos Júnior cruzou para a área e o centroavante Michael se antecipou, aproveitou a falha do goleiro Matheus Caldeira, e tocou para o gol vazio. 1 a 0, aos 4 minutos.

A equipe carioca retornou para a etapa complementar melhor do que o Corinthians e não deixava o time da casa jogar. Para tentar mudar as coisas, Narciso promoveu uma troca em sua equipe, antes ainda dos 10 minutos: o meia-atacante Wesley entrou na vaga de Giovanni, muito bem marcado pela defesa Tricolor. Outra mudança aconteceu, essa mais ousada: o atacante Leonardo substituiu ao lateral-direito Cristiano, que saiu insatisfeito de campo. 

O Corinthians seguiu encontrando dificuldades para parar Marcos Júnior, mas antes que o pior acontecesse, o Timão empatou. O escanteio cobrado da esquerda encontrou Antônio Carlos na área. O zagueiro, que já jogou pelo Fluminense, estufou as redes. 1 a 1, aos 20 minutos. O Corinthians cresceu nas bolas aéreas, Pouco tempo depois do empate, Antônio Carlos quase marcou seu segundo no jogo, quando apareceu livre na área e cabeceou torto.

Mas o dia era mesmo do ex-Tricolor, hoje capitão do Corinthians. Em novo escanteio cobrado, agora da direita, Antônio Carlos subiu e cabeceou para o gol. Era o Timão virando o placar aos 43 minutos, e definindo a vitória em 2 a 1.

Ficha do Jogo:

Corinthians 2x1 Fluminense 
(Final da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2012)

CORINTHIANS:
1-Matheus Caldeira (12-Ravi)
2-Cristiano (23-Leandro)
3-Antônio Carlos
4-Marquinhos
6-Denner
5-Gomes
8-Anderson
7-Giovanni (17-Wesley)
10-Matheuzinho
21-Leonardo
9-Douglas
Técnico: Narciso

FLUMINENSE:
1-Silézio
2-Fabinho
3-Wellington
4-Léo Lélis
16-Ronan
15-Willian (17-Rafael Assis)
7-Rafinha
8-Higor
10-Eduardo (6-Fernando)
11-Marcos Júnior
9-Michael (13-Igor Julião)
Técnico: Marcelo Veiga

Estádio: Municipal Paulo Machado de Carvalho, Pacaembu, em São Paulo (SP).
Público Pagante: 33.303 torcedores
Público Presente: 37.659 torcedores
Renda: R$ 430.460,00

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira
Auxiliares: Alberto Poletto Masseira e Luis Alexandre Nilse

Cartões amarelos: Anderson, Gomes e Leonardo (Corinthians); Silézio, Fabinho e Willian (Fluminense)

0 comentários :

Postar um comentário