De Belo Horizonte.
Em partida válida pela 10ª rodada do primeiro turno do Novo Basquete Brasil, Franca e São José duelaram no ginásio Pedrocão, em Franca, interior paulista. Os visitantes se deram bem e venceram a última partida do ano pela competição nacional. São José fez 87 a 76 e conquistou a sua sexta vitória em nove partidas. Franca perdeu pela sétima vez em dez partidas, num dos piores inícios do tradicional Franca em ligas nacionais.
Os estrangeiros foram os principais nomes do jogo. Eddie Basden, de Franca, foi o maior pontuador do jogo. O americano pontuou 18 vezes, um a mais do que seu companheiro de equipe e compatriota Sowell. Pelo lado de São José, os melhores foram Andre Laws e Álvaro Calvo, americano e espanhol, com 17 pontos para cada um.
As duas equipes só voltam a jogar no próximo ano, em partidas que valerão pela 11ª rodada. No dia 5 de Janeiro, às 20 horas, São José recebe o lanterna Araraquara, em São José dos Campos. No mesmo dia, mas às 21 horas, Franca enfrentará o Flamengo no Rio de Janeiro.
Foto: Newton Nogueira / Divulgação
Quando a bola subiu...
O jogo começou em ritmo fortíssimo. As equipes começaram o jogo com seus ataques afinados e com posturas bem agressivas, arriscando muito da linha dos três pontos, principalmente São José. Franca começou o jogo apostando mais nas infiltrações no garrafão e a defesa de São José não estava bem. Franca saiu atrás do placar mas conquistou pequena vantagem nos primeiros cinco minutos, graças a grande atuação do americano Basten, que fez oito dos primeiros 14 pontos de sua equipe. São José tinha como um dos destaques o ala/pivô Jefferson, que terminou o primeiro quarto com 8 pontos e com 100% de aproveitamento em tudo o que tentou. O armador Fúlvio também estava muito bem, com seis pontos e quatro assistências.
Franca começou o segundo quarto mais eficiente nas bolas de três pontos e mais forte na defesa. São José converteu os dois primeiros pontos do quarto, mas Franca fez oito pontos seguidos, diminuindo para dois pontos a vantagem de São José, obrigando o técnico Régis Marrelli a pedir tempo e chamar a atenção da equipe joseense. Após o tempo, o que Marrelli viu foi sua equipe levar uma bola de três pontos de Helinho e São José perder a vantagem momentânea. Com a entrada de Ricardo no time francano, a equipe também melhorou nos rebotes ofensivos. O problema de Franca era mesmo a defesa, um pouco passiva, não marcando tão bem. De qualquer forma, São José não foi bem no ataque e a entrada do americano Sowell em quadra foi fundamental para a equipe de Franca. Aliás, dele foi a bola de três pontos no último segundo do 2º quarto, que empatou o jogo em 36x36 no fim do primeiro tempo.
Franca seguiu com um bom trabalho de defesa e tinha no ala americano Basden uma peça chave no ataque. Já São José tinha como destaque o ala Andre Laws, outro americano em quadra. O técnico Régis Marrelli não estava nada satisfeito com a postura de São José em quadra, que melhorou após o tempo pedido por ele. Sem cometer mais erros, o placar final do terceiro quarto foi Franca 57x60 São José.
As duas equipes voltaram errando bastante no último quarto. São José era melhor, pegava mais rebotes e era mais eficiente no ataque e na defesa. Nesse quarto, São José abriu sua maior vantagem de ponto no jogo (11). Álvaro Calvo, espanhol e jogador da equipe joseense, pontuou 15 vezes apenas no último quarto. Franca melhorou e esboçou reação, que foi freada novamente por Régis Marrelli, em novo pedido de tempo. A afobação tomou contra de Franca no final de partida e São José construiu a vitória em lances livres. Placar final: Franca 76x87 São José.
Ficha do Jogo:
Vivo/Franca 76x87 São José/Unimed/Vinac
1º tempo: 36x36 (17x25 e 19x11)
2º tempo: 40x51 (21x24 e 19x27)
1º tempo: 36x36 (17x25 e 19x11)
2º tempo: 40x51 (21x24 e 19x27)
FRANCA:
Começaram: 10-Helinho (9 pontos), 33-Sowell (17), 13-Basden (18), 5-Johnson (2) e 19-Drudi (10).
Entraram: 6-Fernando Pena (não pontuou), 7-Ricardo (7), 12-Wanderson (3) e 15-Márcio (10).
Técnico: Hélio Rubens
SÃO JOSÉ:
Começaram: 11-Fúlvio (14 pontos), 4-Laws (17), 8-Dedé (5), 10-Jefferson (15) e 21-Murilo (15).
Entraram: 5-Ricardo Fischer (não pontuou), 6-Matheusinho (2), 7-Chico (não pontuou), 19-Álvaro (17) e 20-Paulão (2).
Técnico: Régis Marrelli
Local: Ginásio Pedrocão, em Franca (SP).
Arbitragem: Cristiano Maranho (SC), Guilherme Locatelli (SC) e Maria Cláudia Morais (MG)
0 comentários :
Postar um comentário