De Belo Horizonte.
05/12/11 - No início da tarde desta segunda-feira (5), foram anunciados os vencedores do prêmio Bola de Prata, em cerimônia realizada no Museu do Futebol, em São Paulo. O tradicional prêmio, presente em todas as edições do Brasileirão, é uma parceria entre a Revista Placar e o grupo ESPN Brasil. A Bola de Prata é considerada o prêmio mais coerente, por constar de uma média de pontos anotada durante todas as partidas.
Duas ausências, grandes palavras, mas o destaque do dia foi Neymar. O craque santista levou a chuteira de ouro, a bola de prata de melhor atacante e a bola de ouro por ter sido escolhido o melhor da temporada. Destaque também para Jorginho, técnico do Figueirense nessa temporada, que entregou a bola de prata de melhor atacante para o atacante do Santos. Juntamente à Dunga, Jorginho, que decidiu não levar Neymar para a Copa do Mundo de 2010 por considerar que ele não estava pronto, disse hoje o considerar o melhor jogador do mundo.
Neymar, o grande vencedor do prêmio Bola de Prata. Em suas mãos, a Bola de Prata de melhor atacante, a Chuteira de Ouro e a Bola de Ouro.
(Foto: Placar/ESPN)
Vamos aos premiados:
GOLEIRO: Fernando Prass (Vasco da Gama)
Prass terminou o ano de 2011 com a maior nota entre os colegas de posição. Das mãos de Zetti, ex-goleiro e campeão mundial com a seleção Brasileira em 1994, Prass recebeu o prêmio e se disse feliz por receber o prêmio das mãos daquele que considerava uma de suas referências. Prass também comemorou o ano do Vasco, apesar da ausência do título Brasileiro.
LATERAL-DIREITO: Mário Fernandes (Grêmio)
Mário Fernandes conquistou a bola de prata de melhor lateral pela direita. Mário também acumulou mais uma ausência em sua carreira. Dessa vez, ele não esteve presente para buscar o prêmio, mas "agradeceu" pelo Twitter.
ZAGUEIRO: Dedé (Vasco da Gama)
Considerado o melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro, Dedé recebeu o prêmio das mãos do filho de Ricardo Gomes, Diego Gomes. Dedé se mostrou muito tímido na hora de receber o prêmio. Ele agradeceu muito à Ricardo Gomes que, segundo ele mesmo, o ajudou muito. Dedé se referiu à Ricardo o chamando de "pai". O zagueiro também disse que fecha o ano com mais coisas a comemorar do que a lamentar, devido às dificuldades passadas no ano, muito maiores devido aos muitos jogos disputados.
ZAGUEIRO: Paulo André (Corinthians)
Fábio Luciano, ex-zagueiro do Corinthians, entregou a Bola de Prata para aquele que hoje honra a posição que um dia fora dele. Paulo André comemorou o prêmio e disse que não esperava, por ter passado uma cirurgia no início do ano, que atrapalhou a sua sequência. Felizmente para ele e graças à Tite, Paulo entrou no momento certo, deu a segurança que a defesa do Timão precisava e se destacou na reta final. Prêmio dedicado à seus pais, presentes na cerimônia, e à Doutor Sócrates, falecido no domingo (4).
Juninho, lateral do Figueirense, exibe a Bola de Prata.
(Foto: ESPN)
LATERAL-ESQUERDO: Juninho (Figueirense)
Alguém do Figueirense deveria estar nessa seleção para comprovar o excelente trabalho da equipe nessa temporada 2011. Seu xará, Juninho Paulista, foi quem entregou o prêmio. Juninho agradeceu aos companheiros, à Jorginho e toda a comissão técnica do Figueirense, que fizeram um belo trabalho nesse ano.
Marcos Assunção, volante do Palmeiras, afirmou que as disputas políticas atrapalharam o clube em 2011.
(Foto: ESPN)
VOLANTE: Marcos Assunção (Palmeiras)
Ver Marcos Assunção nessa seleção é comprovar a sua importância para o Palmeiras nessa temporada. O volante do Palmeiras agradeceu o prêmio e se disse feliz, mas ressaltou que para que o trabalho seja melhor na próxima temporada, tem que haver uma diminuição dos problemas políticos do clube que, querendo ou não, atrapalham a equipe. Assunção recebeu a bola de prata das mãos de Fernando Souza, Diretor de Marketing da Gillette.
VOLANTE: Paulinho (Corinthians)
Outro que se destacou pelo Timão nessa temporada foi o volante Paulinho, que disse ser gratificante ser o melhor entre tantos outros bons jogadores de sua posição. Quando perguntado sobre a tal "Titebilidade", Paulinho riu mas preferiu tentar não explicar. A bola foi entregue por Vladimir, ex-atleta do Corinthians.
Paulinho, destaque do Corinthians na temporada 2011.
(Foto: ESPN)
MEIA: Ronaldinho (Flamengo)
Em família, o irmão Assis foi quem entregou a bola de ouro para Ronaldinho Gaúcho, que se disse feliz por ter conquistado o prêmio logo em sua primeira temporada após a volta para o futebol brasileiro. Sobre o Flamengo, Ronaldinho comemora a conquista do objetivo que desde o início era levar o Flamengo à Liebertadores, mas lamentou o desgaste causado pela irregularidade e a definição da vaga apenas na última rodada. Ronaldinho também disse que quer permanecer no Flamengo para a temporada 2012.
MEIA: Montillo (Cruzeiro)
Assim como Assunção, ter a presença de Montillo nessa seleção comprova a sua importância para o Cruzeiro na temporada. Ainda com rouquidão devido à comemoração pela permanência na Série A, Montillo lamentou a temporada ruim de sua equipe, mas se mostrou contente pela conquista do prêmio pelo segundo ano seguido. Dessa vez, quem entregou a Bola de Prata foi Belletti, ex-jogador de Cruzeiro, Atlético, Barcelona, Chelsea e outras várias equipes.
Zetti e Vladimir, ex-atletas de futebol, entregaram prêmios na cerimônia da Bola de Prata.
(Foto: Placar/ESPN)
ATACANTE: Fred (Fluminense)
A reta final do Brasileirão foi fundamental para Fred conquistar esse prêmio. Fred não pôde comparecer ao prêmio e foi representado por Dario Conca, que jogou no Flu e está no futebol da China. Aliás, na temporada passada Conca foi o vencedor da Bola de Ouro.
ATACANTE: Neymar (Santos)
Não havia como fugir dele. Após lindas palavras de Jorginho, técnico do Figueirense na temporada 2011, Neymar o agradeceu por um abraço no treinador, ex-auxiliar técnico da Seleção Brasileira e que decidiu junto à Dunga não o levar para a Copa do Mundo em 2010. Esse foi mais um prêmio importantíssimo para Neymar em sua carreira. Ele ainda receberia dois prêmios, que falaremos à frente.
ARTILHEIRO DO BRASILEIRÃO: Borges (Santos)
"Contratado para fazer gol", segundo palavras de seu próprio Muricy Ramalho, Borges cumpriu bem seu papel e falou sobre as expectativas para o Mundial Interclubes no Japão, para onde o Santos embarca ainda hoje. Borges recebeu o prêmio das mãos de outro grande artilheiro. Luisão, ex-atacante de grandes clubes do Brasil e já aposentado, foi o responsável por passar a Bola de Prata de artilheiro da competição para Borges.
CHUTEIRA DE OURO: Neymar (Santos)
Neymar encerrou a temporada empatado em pontos com Leandro Damião (78), mas venceu o prêmio por ter marcado mais vezes pela Seleção Brasileira. No Brasileirão, foram 14 gols de Neymar contra 13 de Damião, que ficou um mês parado por lesão.
BOLA DE OURO: Neymar (Santos)
Para coroar a nova majestade da Vila Belmiro, a Bola de Ouro veio para o cara certo. Neymar foi o melhor da temporada, indiscutivelmente, e dedicou a conquista à Deus e aos companheiros de Santos Futebol Clube. José Trajano, Diretor de Jornalismo da ESPN foi quem entregou o prêmio para Neymar.
E você, gostou da Seleção da Placar/ESPN?
0 comentários :
Postar um comentário