sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Pra ficar na Série C? Goleada e duas vitórias no tribunal...

De Fortaleza.

Clique para Ampliar
                                                   FOTO: Diário do Nordeste / Kiko Silva


Quando perguntava-se aos comentaristas do futebol cearense, por meados do mês de setembro e logo após a goleada sofrida contra o América RN, o que seria necessário para que o Fortaleza se mantesse na 3ª divisão do Campeonato Brasileiro, a resposta era em coro: "vitória, com quatro gols de diferença...". O que ninguém imaginava, é que, além da tal goleada, que realmente ocorreu, o time cearense ainda teria que enfrentar duas batalhas judiciais. Na tarde de ontem, o time do Pici foi julgado e absolvido das acusações feitas pelo Campinense no STJD, e, agora, permanece oficialmente na Série C.


Com 6 votos a 1, o Fortaleza e o atleta Carlinhos Bala conseguiram a absolvição. A instância já havia sido julgada  anteriormente. Naquela ocasião, o Tricolor foi inocentado das acusações de combinação de resultados, mas multado no valor de 25.000 reais, enquanto Carlinhos Bala foi condenado a 6 jogos de suspeção e multa de 10.000 reais. Mas o Campinense recorreu, e a situação só melhorou para o time cearense: a absolvição foi mantida, enquanto a multa foi reduzida para 21.000 reais, e Bala teve a pena cancelada. O time do CRB também teve sua multa reduzida, de 20.000 para 10.000 reais.


O time da Paraíba pedia a anulação da partida, muito polêmica, ocorrida no dia 17 de setembro no Estádio Presidente Vargas. No entanto, com o resultado do jogo Fortaleza 4x0 CRB mantido, o clube que foi rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro do próximo ano continuou sendo o Campinense/PB.


Os advogados do Fortaleza, Jorge Mota e Paulo Rubens argumentaram principalmente sobre a ausência de provas incontestáveis nos vídeos apresentados pelo time paraibano. O relator do processo fundamentou seu voto dizendo: "Assisti ao jogo inteiro, não apenas às edições que foram feitas e não vi nada que provasse abertura ou combinação de resultado. Eu segui o princípio da presunção da inocência, tão esquecido no Direito"


O presidente do Fortaleza, Osmar Baquit, afirmou que entrará com uma ação por danos morais contra o Campinense. Segundo o mesmo, a imagem do clube foi manchada em cenário nacional.  "Eu disse na minha posse e repito, nada que for feito ou dito contra o Fortaleza ficará sem resposta", falou Osmar.

0 comentários :

Postar um comentário