terça-feira, 22 de novembro de 2011

E já se foram duas rodadas no Novo Basquete Brasil 11/12

De Belo Horizonte.

Foi encerrada na noite de ontem mais uma rodada do Novo Basquete Brasil. Foram sete partidas. Vale sempre lembrar que essa edição do NBB, a quarta, conta com quinze equipes sendo que apenas uma delas (Liga Sorocabana) ainda não estreou. Algumas partidas da primeira rodada foram adiadas e, por isso, muitas equipes tem apenas uma partida disputada. Nesse post, trazemos um resumo de todas as partidas da rodada, contando os principais detalhes de cada uma delas. Confira também a classificação atualizada do NBB.

O atual bicampeão Brasília, de Guilherme Giovannoni (azul), estreou com vitória fora de casa.
(Foto: Jackson Zanco / Divulgação)

O atual bicampeão Brasília estreou com vitória sobre o Joinville nessa nova edição do Novo Basquete Brasil. Comandado por Nezinho e Guilherme Giovannoni, que pontuaram por 19 vezes, Brasília construiu uma defesa forte e foi muito eficiente nos ataques, numa combinação perfeita para a construção de uma boa vitória. Está certo que Brasília demorou a engrenar, mas a partir do segundo quarto a vitória começou a ser encaminhada. Brasília venceu Joinville por 82 a 70, atuando na casa do adversário. Por falar em Joinville, vale o destaque para o ala Audrei, que também foi cestinha no jogo, com 19 pontos.

Para se manter na ponta da competição, o Uberlândia teve trabalho. Em casa, contra o forte Limeira, os mineiros venceram por 87 a 82. O destaque dessa vitória fica para o ala americano Robert Day, que pontuou por 19 vezes e foi o cestinha do duelo desta segunda-feira. Por Limeira, o destaque foi Vitor Benite, com 17 pontos. Mesmo com a vitória e com o título mineiro, o técnico Chuí, de Uberlândia, não permanecerá no comando da equipe. A decisão de não renovar o contrato do técnico já parecia anunciada. O auxiliar técnico Rodrigo Silva comanda a equipe interinamente.

Marquinhos e Leandrinho, grandes destaques do duelo entre Pinheiros e Flamengo, no Rio de Janeiro.
(Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)

Dividindo a ponta com os mineiros, estão os paulistas do Pinheiros. A forte equipe da capital paulista confirmou o favoritismo na temporada 2011 vencendo o Flamengo, no Rio de Janeiro, pelo placar de 89 a 84, em jogo que foi até a prorrogação. No início da partida, os cariocas deram todas as mostras que poderiam vencer e vencer bem. Quase perfeito nos arremessos, o Flamengo foi abrindo vantagem. Apesar disso, Pinheiros demonstrou toda a experiência e tranquilidade para disputar em alto nível com o forte Flamengo até o final da partida. Os cariocas se mantiveram à frente do placar na maioria do tempo, mas Pinheiros teve fôlego para levar a partida para a prorrogação. E, pra quem tem um Marquinhos em boa fase, as dificuldades se amenizam. O ala de Pinheiros fez 29 pontos na partida, um verdadeiro monstro em quadra. Olivinha também parece sempre manter a regularidade. Sem fazer partidas ruins ou sensacionais, o ala/pivô fez 17 pontos e pegou 8 rebotes. Como disse o próprio técnico Cláudio Mortari, essa vitória comprova a maturidade dessa equipe de Pinheiros. Caio Torres (16 pontos e 16 rebotes) e Leandrinho foram bem por Flamengo (20 pontos e 10 assistências), marcando seus duplos-duplos. 

No mesmo local do duelo entre Flamengo e Pinheiros, o Tijuca, o dono do ginásio, perdeu para o Paulistano, na partida preliminar. Definitivamente, não era a noite dos cariocas. Os paulistas fizeram a festa. O Paulistano venceu por 81 a 63, em grande partida do ala/armador Betinho, com 20 pontos, e do pivô Renato, com 17 pontos.

São José, de Laws (com a bola), venceu o Minas, em São José dos Campos.
(Foto: Charles de Moura / PMSJC)

Outros paulistas também se deram bem na rodada. Vamos falar da vitória de São José. Jogando em São José dos Campos, o atual vice-campeão paulista venceu o Minas Tênis Clube, atual vice-campeão mineiro, por 68 a 65. O cestinha do jogo pertence ao Minas Tênis Clube: o argentino Luciano González fez 23 pontos. O destaque de São José foi o pivô Murilo, que pontuou 22 vezes.

Para não "fugir" dos paulistas, destacaremos também a vitória de Franca. Aliás, que vitória. Com uma virada no último quarto, Franca venceu Araraquara por 87 a 81, atuando em seu ginásio, o Pedrocão. O ala Márcio, de Franca, foi o destaque e cestinha do jogo com 32 pontos, seguido pelo armador Helinho, também de Franca, com 21. Luisinho foi o cestinha de Araraquara, com 15 pontos. Deivisson fez um duplo-duplo, com 14 pontos e 10 rebotes.

Larry Taylor foi o grande destaque da vitória de Bauru sobre Vila Velha. O americano anotou um triplo-duplo na partida.
(Foto: Sérgio Domingues / HDR Photo)

Fechando esse nosso resumo, falaremos também de Bauru x Vila Velha. Está certo que Bauru venceu e venceu muito bem. O placar foi de 91 a 77 para os paulistas. Mas, o que dizer da atuação de Larry? Anotando o terceiro triplo-duplo na história do NBB, Larry marcou 10 pontos, pegou 10 rebotes e deu 12 assistências, ajudando Bauru a alcançar a vitória. Dos três triplo-duplos da história, Larry também é dono de outro, anotado contra o Flamengo na temporada passada. Naquela ocasião, foram 23 pontos, 12 rebotes e 10 assistências.

2ª rodada (Encerrada)
Segunda, dia 21/11, às 19 horas:
Joinville 70x82 Brasília, em Joinville (SC).
Tijuca 63x81 Paulistano, no Rio de Janeiro (RJ)
Às 20 horas:
São José 68x65 Minas, em São José dos Campos (SP);
Franca 87x81 Araraquara, em Franca (SP);
Uberlândia 87x82 Limeira, em Uberlândia (MG);
Bauru 91x77 Vila Velha, em Bauru (SP);
Às 21 horas:
Flamengo 84x89 Pinheiros, no Rio de Janeiro (RJ).

3ª rodada (Próximas partidas)
Quinta, dia 24/11, às 20h:
Minas x Flamengo, em Belo Horizonte (MG).
Brasília x Tijuca, em Brasília (DF).
Pinheiros x Uberlândia, em São Paulo (SP).
Vila Velha x Araraquara, em Vila Velha (ES).
Liga Sorocabana x São José, em Sorocaba (SP).
Bauru x Joinville, em Bauru (SP).
Segunda, 28/11, às 20h:
Paulistano x Franca, em São Paulo (SP).

0 comentários :

Postar um comentário