sábado, 26 de novembro de 2011

Minas vence Montes Claros e é o primeiro finalista do Mineiro de Vôlei em 2011

De Belo Horizonte.

O Minas Tênis Clube é o primeiro finalista do Campeonato Mineiro de Vôlei 2011. Em partida realizada na manhã de hoje no Ginásio Poliesportivo do Riacho, em Contagem, Minas derrotou Montes Claros pelo placar de 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 25/18, 19/25 e 25/23. Assim como na temporada passada, as duas equipes se enfrentaram na semifinal do Mineiro e Minas conquistou a vitória que o coloca na finalíssima.

Os dois primeiros sets foram de total domínio da equipe do Minas, aproveitando certo descontrole emocional da equipe de Montes Claros. No terceiro set, os papeis foram invertidos, sendo o domínio de Montes Claros na maior parte do tempo. Retomada a tranquilidade de ambas as partes, o quarto set foi muitíssimo disputado e decidido apenas nos pontos finais, após dois erros em momento crucial do time montes-clarense. Vitória justíssima da equipe minas-tenista, que havia completado a primeira fase em terceiro lugar, atrás do segundo colocado Montes Claros, que hoje pagou pela apatia nos dois primeiros sets.

Após a partida, o técnico Marcelo Fronckowiak destacou o potencial da equipe adversária e enalteceu o espírito de superação de sua equipe, destacando a atuação do oposto tcheco Filip Rejlek, que se juntou recentemente à equipe, assim como o ponteiro Samuel.

Agora, Minas aguarda o adversário para a final que está marcada para o próximo sábado, dia 3 de Dezembro. O outro finalista sairá do confronto que acontecerá amanhã, às 9 horas, envolvendo Cruzeiro e Olympico. A partida também acontecerá no Ginásio Poliesportivo do Riacho. O Cruzeiro conquistou o direito de decidir a parte final do torneio em casa por ter encerrado a primeira fase em primeiro lugar.

O Minas está na final do Mineiro de Vôlei em 2011.
(Foto: Havar Comunicação)

Falando do jogo...

As duas equipes vieram desfalcadas para essa primeira semifinal do Campeonato Mineiro. O Minas veio sem o oposto Edinho, que sofreu uma lesão nas costas. Montes Claros entrou em quadra sem o oposto Pereira, que está com a seleção da Argentina na disputa da Copa do Mundo, no Japão.

Minas começou muito bem o jogo. O levantador Marcelinho teve uma boa passagem inicial pelo saque e, com ele, logo o Minas abriu 4 a 0. Sem cometer erros, a equipe de Belo Horizonte utilizava-se muito bem dos ponteiros e do opostos, principalmente do tcheco Filip Rejlek, para abrir 8 a 3 à primeira parada técnica. Montes Claros só foi se acertar após pedido de tempo de seu treinador quando o jogo estava em 11 a 5. O ataque evoluiu um pouco, com destaque para o capitão Tuba, e o time passou a errar menos. E foi aí que Marcelinho começou a confiar no ponteiro Lucarelli. Com o crescimento do jovem atleta no ataque, o Minas foi abrindo vantagem novamente. Apesar do MOC demonstrar certa reação no final do set, Marcelo Fronckowiak parou o jogo na hora certa e o Minas fechou o set em 25/21.

O segundo set começou mais equilibrado. Até o quarto ponto, as equipe seguiram numa disputa mais igual do que na primeira parcial. O problema aconteceu quando Montes Claros errou o rodízio de seus atletas no quinto ponto e se desestruturou em quadra. Mais contando com os erros adversários do que com os próprios méritos, Minas abriu 8 a 5. Leandro Nogueira, técnico de Montes Claros, tentava motivar sua equipe, que errava bastante. Enquanto isso, o Minas demonstrava total eficiência no saque e entrosamento entre o levantador Marcelinho e os atacantes. 25/18 no segundo set.

No terceiro set, foi a primeira vez no jogo em que Montes Claros esteve à frente do Minas no placar. Está certo que a vantagem era mínima no início do set, mas a equipe do interior voltou mais concentrada, enquanto Minas se acomodou com a vantagem adquirida pela vitória nos dois primeiros sets. Erros que não apareciam anteriormente, começaram a prejudicar a equipe minas-tenista. Com o decorrer da partida, Montes Claros abriu seis pontos. Com a entrada do ponteiro Samuel no bloqueio e do levantador Rodrigo no saque, Minas cresceu nesses dois fundamentos, mas Montes Claros já havia conquistado boa vantagem e teve calma para fechar o terceiro set em 25/19, forçando o quarto set.

Sem dúvidas, o quarto set foi o mais equilibrado de toda a partida. Logo no início da parcial, as equipes demonstraram como seria o set, disputado ponto a ponto. O oposto do Minas Filip Rejlek, que já era o maior pontuador do jogo, manteve bela atuação. Já Montes Claros sofreu um desfalque durante a maioria do jogo, quando o capitão Tuba sentiu um problema no braço direito e só pôde voltar à quadra na reta final do set. Apesar disso tudo, MOC se superou em quadra e chegou a estar à frente do Minas na disputa dos últimos pontos. Talvez prejudicada pela ansiedade, Montes Claros cometeu dois erros em momentos decisivos do jogo, e Minas se aproveitou para passar à frente. Com um ponto do quase perfeito Filip Rejlek, Minas fechou o set em 25/23 e o jogo em 3 a 1.

Ficha do Jogo:

Vivo/Minas Tênis Clube 3x1 BMG/Montes Claros
1º: 25/21
2º: 25/18
3º: 19/25
4º: 25/23

MINAS:
Começaram: 2-Marcelinho (LEV), 7-Manius, 8-Lucarelli, 14-Otávio, 15-Henrique e 16-Filip Rejlek. Líbero: 10-Polaco
Entraram: 3-Samuel, 5-Rodrigo e 18-Anderson
Técnico: Marcelo Fronckowiak

MONTES CLAROS:
Começaram: 2-Tuba, 3-Rafinha (LEV), 10-Silêncio, 13-Cléber Mineiro, 14-Alberto e 19-Reffati. Líbero: 8-Fábio Paes
Entraram: 7-Léo Caldeira, 9-Rodrigo Rivolli, 15-Serafim e 17-Salsa
Técnico: Leandro Nogueira Dutra

Local: Ginásio Poliesportivo do Riacho, em Contagem

Árbitro principal: Anderson Caçador
Segundo árbitro: Jorge Braziel

0 comentários :

Postar um comentário