De Belo Horizonte.
Olá amigos e amigas que acompanham o nosso blog. Tudo certo com os companheiros? Espero que esteja. O domingão chegou e com ele chega também a 37ª rodada do Brasileirão. Como não poderia deixar de ser, trago nessa coluna um tema relacionado à competição nacional.
Bom, exclusivamente, deixem-me falar um pouco sobre o Cruzeiro. Fazendo um segundo turno deplorável, a Raposa teve a má sorte de pegar um Ceará cheio de esperanças em Fortaleza em uma partida que se configura como uma final. Aliás, Cruzeiro e Ceará fazem as duas piores campanhas do returno, respectivamente. O que dizer dessa luta contra o rebaixamento?
Digo que, apesar de, no momento, se encontrar fora do famoso Z4, o Cruzeiro é favoritíssimo a ganhar a última vaguinha para a Série B do ano que vem. Isso porque, além de enfrentar o Ceará no PV lotado e todos os fatores gerados por isso, o Cruzeiro não joga dignamente há certo tempo. Peguemos a provável escalação da equipe logo mais. Eu aposto em Fábio; Marquinhos Paraná, Léo, Victorino e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Fabrício, Charles e Montillo; Wellington Paulista e Anselmo Ramon. Apesar de faltar qualidade, esse não é um time para cair para a Série B. Os treinadores que passaram pela Toca, inclusive o atual Vágner Mancini, não conseguiram acertar essa equipe. Obviamente, se houver treinamento, qualquer time pode render alguma coisinha. Mas com o Cruzeiro isso não acontece. Com 12 pontos em 17 jogos no returno, o Cruzeiro caminha a passos largos para a "Bezona" do ano que vem.
E aí você vira pra mim e pergunta: "João, o Cruzeiro cai?". Eu digo que acredito que sim. E aí você, leitor curioso, me pergunta novamente: "Mas, o Cruzeiro merece cair?". Eu aí eu respondo com convicção que merece. E merece pelo seguinte: o Ceará, por exemplo, não tem um time de alto nível para a disputa de uma primeira divisão, até pela disparidade de renda e outros fatores. Isso é bem claro. O Cruzeiro deveria, pelo menos, ocupar a metade da tabela, se houvesse um comando mais competente.
Caindo ou não, essa é uma temporada para se repensar. Não é assim que se faz futebol. Não pode ser de qualquer jeito. Contar com a sorte não é coisa de Cruzeiro e o torcedor entende o que digo. Hoje, às 17 horas, o 2011 do Cruzeiro será decidido em Fortaleza. Segure-se no sofá, torcida azul.
Hoje a bola esteve comigo, João Vitor Cirilo. Amanhã, ela estará com o Arthur Stabile, dando sequência às colunas semanais.
Um abraço e boa rodada de Campeonato Brasileiro para todos.
0 comentários :
Postar um comentário