sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Coluna: "A bola está comigo" - Um novo sistema de se valorizar um craque

De Belo Horizonte.



A diretoria do Santos fez algo que poucos clubes Brasileiros fariam se estivessem na mesma ocasião. A renovação de contrato do craque Neymar, até o ano de 2014. A jogada do time paulista foi alta, pois manter um atleta do nível de Neymar, não é barato. Especulasse, que a nova base salarial do jogador, gira em torno de 2,3 milhões de reais mensais. Uma jogada inteligente, tanto da diretoria, quanto do próprio jogador, que não iria, em hipótese alguma, receber este valor jogando no exterior.


Neymar mostra camisa que com novo tempo de contrato com o Santos.  
(Foto: Adilsol Barros/Globoesporte.com)
No futebol moderno, são várias as incógnitas no futebol Europeu. A saída prematura de Neymar poderia ser sua consagração breve, ou sua decadência no futebol do exterior. São vários os casos de jogadores que escolheram sair de seu país prematuramente, e não deram certo jogando no exterior. São casos como de Robinho e Adriano, ambos os jogadores foram craques em suas equipes brasileiras, e eram cotados para jogar o fino da bola no exterior, mas não conseguiram manter um desempenho excelente por grande tempo.


Robson de Souza
Robinho comemora gol pelo Milan. 
(Foto: R7)
Mais conhecido como Robinho, o jogador que estourou no Santos no ano de 2004, era franzino na época, antes de se transferir para o Real Madrid no ano de 2005. O jogador foi contratado pelo clube merengue, que pagou cerca de 120 milhões de reais para o clube Santista. Marcado por seus dribles curtos e suas pedaladas, Robinho teve um bom desempenho no primeiro e na metade do segundo ano, quando começou seu declínio.


Sem espaço no Real Madrid, Robinho trocou o time espanhol pelo Man. City da Inglaterra, onde sua passagem foi fraca. Em 2010, Robinho voltou ao Santos, onde conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. Robinho voltou à Europa, para jogar no Milan, aonde ainda joga no atual momento, com um bom futebol, mas não aquele futebol moleque e mágico que ele um dia já jogou.


Adriano Leite Ribeiro
Adriano faz treinamento no CT do Timão.  
(Foto: Site Oficial do Corinthians)
Atacante conhecido como "Imperador", Adriano tem como principal marco de sua carreira, as confusões. O atacante começou sua carreira nas categorias de base do Flamengo. No ano de 2000, o garoto do time do Flamengo foi convocado pela primeira vez para defender a seleção Brasileira. No ano seguinte, Adriano se transferiu para a Internazionale. Antes de estourar na Inter, Adriano teve boas passagens pela Fiorentina e pelo Parma, ambos clubes da Itália.


Adriano teve seus momentos de glória na Internazionale, foram estes momentos que o consagraram e foi quando o próprio ganhou o apelido de "O Imperador", apelido dado pela torcida do time milanês. Em 2006, a carreira de Adriano entrou em declive. O jogador passou pelo São Paulo, em 2008, depois voltou ao time da Inter. Não jogando nada na Inter, o jogador sumiu, falou que ia para de jogar futebol, e quando voltou, jogou pelo Flamengo e ao lado de Petkovic ganhou o Campeonato Brasileiro de 2009, e ainda foi artilheiro com 19 gols.


Em 2010, Adriano se transferiu para o Roma, aonde teve um passagem totalmente ridícula, o jogador ficou um ano em Roma, fez 8 jogos e não marcou gols. Agora, Adriano voltou para o Brasil, para "jogar" no Corinthians, algo que ainda não aconteceu, e o jogador já tem 9 meses de clube, e apenas 2 partidas realizadas.


Resumindo, Neymar está mostrando que não bate bola só dentro do campo, o jogador está focado em manter o alto nível de seu futebol em toda a carreira, cercado por flashs e dinheiro, o craque da Vila Belmiro pode estar iniciando uma carreira de gigantesco sucesso, já que o próprio já deu um passo imenso em escolher renovar com o Peixe até 2014.

0 comentários :

Postar um comentário