domingo, 13 de novembro de 2011

Coluna: "A bola está comigo": Santo de casa também faz milagre

De Fortaleza.

         

Navegando por essa imensidão de conteúdos da internet, mais precisamente pelos vídeos do youtube, achei esse, postado logo aí em cima. Se puder, assista: são 3 minutinhos de frases de impacto e pura verdade. A bola está comigo hoje, e é sobre esse assunto tratado no vídeo que quero falar aos fiéis leitores.

Sou nordestina. Cearense, com muito orgulho. A partir da idade que uma criança passa a ter "consciência futebolística" e escolhe para que time torcer, escolhi o Fortaleza Esporte Clube. Não ao acaso: as cores do time me encantavam, o "baixinho matador" Clodoaldo era a sensação do momento e o time vivia grande fase na elite do futebol brasileiro. Mais do que isso, meu pai me mostrava o Castelão lotado por uma fanática legião de torcedores, e eu só fechava os olhos para sentir aquela mística vibração.

                        

Porque vemos tantos nordestinos "paulistas" e "cariocas"? São piauienses vascaínos, alagoanos flamenguistas, potiguares corinthianos... Sem querer pôr em dúvida o livre arbítrio que cada ser humano tem, honestamente, acho brincadeira de mau gosto trocar o "produto da terra" pelo "importado".
Talvez um dos motivos de tantos nordestinos abdicarem de ir ao seus estádios e assistir aos jogos dos times do sudeste é que o  mundo está "globalizado". Não no sentido descrito nos livros de geografia. É o "plim plim" mesmo, manipulando as pessoas...

Faz-se de tudo para tirar de cena o frágil futebol do Nordeste. E tudo,sem nenhuma resistência do povo nordestino. Porque nenhum de nós nordestinos simplesmente não vai à sede da CBF protestar contra o fim da Copa do Nordeste? Simples: estamos mais preocupados em saber se o Vasco vai ganhar a Sul-Americana, se o Flamengo vai levar a Taça das Bolinhas, se o Tite vai dizer novamente "Fala Muito!"... Santo de casa também faz milagre, viu? Só precisa ser acionado, com a tradicional religiosidade nordestina.



O gramado do vizinho sempre é mais verde. Os "times de fora" tem jogadores melhores, mais dinheiro, mais títulos... Essa é a explicação dada pelos nordestinos que torcem pelos times poderosos. O cerne da questão está aqui: como os nossos times podem se equiparar aos do sudeste quando não recebem nosso apoio? A torcida é a maior riqueza que uma equipe pode ter. Qual o jogador que não se sente motivado quando é apoiado por uma multidão de aficionados? Série A? Enquanto deixarmos de ver os times da região para ver o jogo depois da novela, esses times continuarão na B, C... Na verdade, há um grande círculo vicioso envolvendo a questão.

Depois, amigos nordestinos, não reclamem que nossos estádios não receberão partidas importantes em 2014. Deixem os jogos da abertura e do encerramento para os estados dos times que torcem, onde o futebol tem total apoio inclusive de vocês. Não quero que deixe de torcer para time A, B, C ou D. A escolha é sua, conterrâneo. Apenas quero conscientizar os amigos para quando forem torcer junto com sua querida TV e latinha de cerveja  para algum time que fique a milhares de quilômetros de nossa região, lembrarem que poderiam estar sentindo uma emoção muito maior. Uma grande e emocionante energia, que nem sei descrever...
E ao fiel leitor, beijos com gloss!!

0 comentários :

Postar um comentário