terça-feira, 1 de novembro de 2011

Coluna: "A bola está comigo" - O Cruzeiro bagunçado de 2011

De Belo Horizonte.


O Cruzeiro de 2011 tinha tudo para ser um time que só traria alegrias a sua torcida. Tinha. O primeiro ano desta década não vai ser lembrado pelos torcedores do time estrelado. O que os torcedores se perguntam neste momento é: "Será que o pior ainda esta por vir?"

O ano de 2011 começou cauteloso para o Cruzeiro. A diretoria do clube adotou uma medida cautelosa perante contratações, enquanto o maior rival, o Atlético, fazia várias contratações de bons jogadores. A torcida começou o ano com um pé atrás com o time, mas isso mudou rapidamente. No mineiro, ou na Libertadores, o Cruzeiro foi o time de sempre, o mesmo time vencedor, que por pouco não conquistou o Campeonato Brasileiro de 2010.

O primeiro (e atual) problema do clube neste ano foi a carência de atacantes, mas um jogador se tornou a solução para o problema. Wallyson é o nome dele. O jogador vinha sendo reserva desde o ano de 2010, mas quando ganhou uma chance, não a desperdiçou. Vitórias e mais vitórias, goleadas e vários gols marcados, estes acontecimentos fizeram com que o Cruzeiro fosse comparado ao Barcelona, e convenhamos, foi ridícula esta comparação.

Como diz o ditado: "Quanto mais alto se sobe, maior é a queda", e foi praticamente isso que aconteceu. Tudo começou no jogo de volta das oitavas pela Libertadores. O Cruzeiro havia vencido o primeiro jogo contra o Once Caldas e só precisava de um empate para se classificar, mas não conseguiu e foi eliminado da competição. Por ventura, as coisas foram amenizadas com a conquista do título mineiro.

Foto: R7.com

No início do Brasileiro, o clube era apontado como candidato ao título, mas os resultados iniciais não mostraram isso. Sendo assim, o time caiu em declive. A medida adotada pela diretoria no início do ano, em manter o elenco, foi totalmente esquecida no Brasileiro. Jonathan foi o jogador que deixou o clube no inicio da temporada, depois vieram as vendas de:

-Rômulo (lateral-direito) > Fiorentina-ITA
-Henrique (volante) > Santos
-Thiago Ribeiro (atacante) > Cagliari-ITA
-Gil (zagueiro) > Valenciennes-FRA
-Dudu (meia) > Dínamo de Kiev-UCR

Todos os jogadores que foram negociados poderiam ou deveriam ser escalados como titulares no atual time do Cruzeiro. A diretoria não buscou nomes de peso para substituir os jogadores que saíram, e qual foi o resultado disso? O time do Cruzeiro faz a pior campanha da história do clube na era de pontos corridos, e é um dos fortes candidatos a rebaixamento, mesmo ainda não estando entre dos quatro últimos.

No meio desta turbulência de negatividades, o clube passou por eleições para trocar o comando do clube. Os candidatos às vagas eram: Gilvan Tavares e Alberto Rodrigues. O candidato que venceu, era apoiado por Zezé Perrella, e ele vai assumir o clube no ano que vem. Qual o nome dele? Gilvan Tavares. Com a atuação da situação do clube, acho que reformas bruscas no comando do clube deveriam ser feitas mas, como o futebol é bem maior que qualquer desejo dos torcedores, a "mesmice" no comando do clube, continuará.

Foto: Vipcomm

Ainda no cargo de presidente, Zezé Perrella declarou à imprensa que o clube não iria disputar a série B do ano que vem, mas com a situação atual, aposto que a torcida não pensa o mesmo. Será que o Cruzeiro vai conseguir forças e sair desta enrascada? Faltam seis rodadas, as vitórias agora são vitais para as pretensões do clube em 2012.

Talvez, o descenso do clube para a segunda divisão seja uma forma de reerguer o clube que não conquista títulos a muito tempo, e de determinados anos pra cá, virou simplesmente uma máquina de gerar dinheiro. E deixo uma pergunta para o torcedor...


Hoje a bola esteve comigo, Lucas Fernando. Amanhã, ela estará com a gloriosa Anna Nathália.

Um forte abraço a todos.

0 comentários :

Postar um comentário