quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Um olhar sobre a 9ine

Do blog Mestre do Marketing: http://www.mestredomarketing.com.br/ ,
Por Laís Menini.

Ronaldo Fenômeno se aposentou dos gramados, mas não dos esportes. E abriu uma empresa de gerenciamento e marketing esportivo com uma carta de clientes para ninguém botar defeito – e para continuar ganhando dinheiro no universo dos atletas. O nome? 9ine Sports & Entertainment, tudo em inglês mesmo, numa alusão ao número da camisa amarelinha do fenômeno.


A marca se propõe a ser uma agência de comunicação especializada para marcas e agenciados. O negócio da 9ine é trabalhar com estratégias de imagem, tanto de atletas como de empresas, a partir de uma avaliação de objetivos que define o “melhor caminho para potencializar e amplificar seus esforços junto ao público”, segundo o about do site oficial (www.9ine.com.br). A equipe para tornar isso realidade é composta de feras do marketing, que tem como CEO Ronaldo Nazário de Lima. Claro.
Entre os clientes importantes estão os jovens craques de futebol Neymar Jr. e Lucas, o recém queridinho-do-Brasil Anderson Silva, lutador de UFC, Falcão, mestre do futsal, o surfista Danilo Couto e o skatista Pedro Barros. A 9ine também agencia as marcas Marfinite, Extra, GSK e Duracell.
O site da 9ine é bem bacana, mas fica um pouco no ar no que diz respeito a “potenciais clientes”. É claro que os potenciais clientes tem que ter grana saindo pelo ladrão para contar com o auxílio profissional de Ronaldo e sua turma, mas será que só isso basta? Ou, no caso dos agenciados, especificamente, é necessário ser praticamente um rei dentro do esporte que pratica?
As marcas que atualmente são regidas pelos trabalhos da 9ine também são grandes, algumas bem reconhecidas e potenciais patrocinadores de futebol, como é o caso das pilhas Duracell. O mesmo critério fica vago para o agenciamento das marcas: é necessário existir, em algum momento, correlação entre a marca e o mercado dos esportes? Uma pergunta remanesce: por que a telefonia que patrocina Ronaldo até no Twitter não cedeu aos encantos desse grupo de feras?
Fato é que a empresa nasceu há pouco tempo e, apesar da carta de clientes da agência ser tão fenomenal quanto seu presidente, ela não serve de base. Afinal, o que há para se construir em uma imagem já tão sólida quanto as de Neymar, Anderson Silva, Extra e Duracell, por exemplo? É necessário entendimento de marketing esportivo para saber se a empresa tem cacife para bancar uma cara ou marca totalmente nova ao público brasileiro. Time, pelo menos, a 9ine tem. E Ronaldo continua sendo camisa nove, mesmo fora dos gramados.

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