domingo, 9 de outubro de 2011

Um germânico na história da Fórmula 1

De São Paulo. 

Um ponto. Décima posição no grid. Essa era a meta a ser alcançada por Sebastian Vettel para se garantir como o melhor piloto da temporada 2011 da Fórmula 1. Largando na pole, como de costume, só fez a sua superioridade ser confirmada mais uma vez, tornando praticamente nula a chance do caneco escapar de suas mãos nesta corrida do Japão.

Logo na largada o principal adversário de Vettel se deu mal. Button tentou atacar o líder, mas foi fechado, tendo que ir com a roda traseira direita na grama e acabou sendo ultrapassado por Hamilton. Bruno Senna e Barrichello também decepcionaram. A Renault do brasileiro foi de 9° a 13° e Rubinho de 13° para 17° colocado. Massa seguiu na quarta, logo na frente de Alonso.


Logo na nona volta as primeiras trocas de pneus, com Hamilton e Vettel, por conta do grande desgaste na pista, o que era esperado por todas as escuderias. Na volta seguinte, Alonso, Webber e Button fizeram suas paradas, ao mesmo tempo, mantendo suas posições. Sem muito aproveitar, o alemão da RBR foi pela segunda vez ao pit na volta vinte, mostrando alto desgaste da borracha na pista. Button fez o mesmo, entrando na volta vinte e um.

Nas paradas, o inglês voltou à frente de Vettel, começando um duelo na pista e também no campeonato, apesar da vantagem devastadora do piloto da Red Bull. Ao mesmo tempo Massa brigava com Hamilton, e quando o brasileiro ia vencer a disputa Lewis apelou, apertando o brasileiro na pista e evitando a perda da posição. Depois o piloto deslocou sua McLaren para os boxes e acabou a briga.

A fechada de Hamilton gerou outro problema: a entrada do Safety car. Quando fechou Massa acabou acertando seu pneu no bico da asa da Ferrari, deixando um pedaço vermelho na pista. Bandeira amarela para tirar o objeto e nova corrida.

Hamilton seguiu sua sina de polêmicas, esta
mais uma vez com Felipe Massa

Button estava na liderança e após quatro voltas o carro de segurança deixou a pista. Na nova relargada o piloto da McLaren seguiu na frente e começou a abrir vantagem para Alonso e Vettel, que vinham logo atrás. Massa estava em 5º, Barrichello na 14ª e Senna na 19ª posição.

A vontade de Vettel passar o espanhol fazia parecer que o piloto precisava vencer a corrida para se tornar campeão, mesmo que, nas circunstancias atuais, o título já estava mais do que assegurado. Porém, a gana por vitórias move o jovem piloto.

Nada de mais aconteceu na corrida, mantendo e terminando com Button no comando da corrida, seguido da Ferrari de Alonso e o dono do campeonato em terceiro. Massa seguiu em sétimo, com Senna na posição dezesseis e Barrichello na dezessete. Conquistando dezesseis pontos nesta corrida, Vettel cravou o que todos esperavam: a confirmação de seu título mundial.


Button venceu, mas não foi o bastante para 
evitar o título de Vettel


Esta conquista marca toda a existência da categoria, sendo o piloto mais jovem a ser bicampeão, com apenas 24 anos, três meses e seis dias, passando o anterior, Fernando Alonso, bi aos 25 anos. Agora resta saber, Sebastian Vettel será o corredor mais novo a se tornar tricampeão da fórmula 1? Não sabemos, mas uma coisa é certa: a Fórmula 1 tem mais um germânico fominha na sua história de vencedores.


Fotos: Reuters

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