quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Mantendo boa sequência, Grêmio vence Santos no Olímpico e sobe posições

De Belo Horizonte.

Em partida adiada, válida da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, Grêmio e Santos se enfrentaram no Estádio Olímpico Monumental, em Porto Alegre. Os gaúchos conquistaram vitória magra, por 1 a 0, com gol marcado ainda no início, por Brandão. Essa vitória coloca o Grêmio na 9ª colocação, com 39 pontos. O Santos se mantém em 13º, com 35. O bom resultado foi o terceiro consecutivo do Grêmio no Brasileirão, enquanto o Santos conquista o terceiro revés seguido.

As duas equipes voltam a jogar no fim de semana. No sábado, o Grêmio vai ao Paraná enfrentar o Coritiba, às 18 horas. Já o Santos enfrentará o Palmeiras, no domingo, na Vila Belmiro, às 16 horas.

Brandão marcou o único gol da partida de hoje.
(Foto: Divulgação)

Celso Roth repetiu a escalação do Grêmio. A equipe que entrou em campo hoje foi a mesma que venceu o Cruzeiro no fim de semana. Já o Santos teve a volta de Léo mas, em compensação, teve a ausência de Neymar, convocado para a Seleção Brasileira.

O jogo começou com pressão gremista. Elétrico, o Tricolor criou boas chances nos primeiros minutos de partida. Brandão perdeu duas chances incríveis aos 2 e aos 4 minutos. A primeira delas após receber passe de calcanhar de Marquinhos, onde o atacante finalizou nas mãos de Rafael. No lance seguinte, Brandão saiu na cara do goleiro Rafael, sem marcação alguma, mas tentou driblar o goleiro e perdeu.

Mas os deuses do futebol (ou o Santos mesmo) deram nova chance à Brandão. Após triangulação na direita, Douglas bateu rasteiro, Rafael deu rebote, Marquinhos cruzou e Brandão empurrou de cabeça com o gol vazio. 1 a 0, aos 9 minutos.

Ligado em 220 volts, os gaúchos não diminuíram o ritmo e pareciam querer definir logo a partida. Escudero, Douglas e Marquinhos estavam muito bem e se movimentavam com muita velocidade. Aos 12, Escudero marcaria o segundo se Rafael não salvasse o Santos. No minuto seguinte, Marquinhos bateu cruzado, longe do alcance de Rafael, mas também fora do gol, por pouco. A torcida percebeu o bom momento e jogou junto.

O Santos só foi ensaiar uma reação a partir dos 16 minutos. Alan Kardec tentou jogada individual, perdeu a bola, mas a gorduchinha se ofereceu para Ibson finalizar para fora. Os paulistas equilibraram um pouco as ações do jogo após a famosa "blitz" inicial da equipe da casa.

Novamente com Ibson, o Peixe perdeu gol aos 29. Ele pegou a bola na intermediária, deixou três marcadores pra trás e finalizou para fora, à direita de Victor. Bela jogada de quem ainda não mostrou a que veio no Santos mas, no jogo de hoje, era o que se apresentava melhor do lado santista.

Logo o Grêmio voltou a dominar a partida. Com mais homens no meio-campo, ficava mais fácil ocupar os espaços. Mas, antes do primeiro tempo acabar, a bola sobrou nos pés de Borges, dentro da área, mas ele chutou mais o chão do que a bola, perdendo a chance mais clara do Santos na primeira etapa.

Assim como todo o meio-campo do Grêmio, Douglas cumpriu bem sua função na primeira etapa.
(Foto: Roberto Vinícius / Gazeta Press)

O Grêmio voltou para o segundo tempo mantendo a posse de bola no ataque, tentando impor o mesmo ritmo do primeiro tempo. Teve chance de marcar o segundo logo no início, quando Escudero teve sua finalização defendida por Rafael. E o goleiro santista vivia uma noite espetacular. Quatro minutos depois, ele voou para defender os chutes de Douglas e Júlio César. Se não fosse o goleiro do Peixe, a ''vaca já teria ido para o brejo'' há tempos.

O jogo ficou muito truncado. As várias paralisações por faltas e por rápidas lesões fizeram a partida esfriar um pouco. O Santos criava pouco. Quando criava, não definia. Quando definia, não fazia Victor trabalhar. Melhor para o Grêmio, que jogava com o relógio.

Chance de real perigo, apenas aos 36 minutos. O Santos cruzou a bola para a área gremista, Victor falhou feio e, por pouco, Edu Dracena não marcou de cabeça.

A partida terminaria mesmo em 1 a 0 para os donos da casa. O Santos perdeu a terceira seguida e o Grêmio venceu a terceira seguida.

Arouca está fora do clássico, no domingo. Ao receber o terceiro cartão amarelo no dia de hoje, está suspenso e não poderá enfrentar o Palmeiras, no domingo. Elano também viro dúvida, após sair da partida de hoje reclamando uma lesão muscular. Pelo lado gremista, quem está suspenso é Douglas, pelo mesmo motivo de Arouca. Não enfrenta o Coxa, no sábado.


Ficha do Jogo:

Grêmio 1x0 Santos

GRÊMIO:
1-Victor
13-Mário Fernandes
6-Edcarlos
4-Rafael Marques
15-Júlio César
17-Fernando
5-Fábio Rochemback
19-Marquinhos (3-Gilberto Silva)
10-Douglas
24-Escudero (18-Miralles)
9-Brandão (99-André Lima)
Técnico: Celso Roth.

SANTOS:
1-Rafael
4-Danilo
2-Edu Dracena
6-Durval
3-Léo
11-Adriano
5-Arouca
7-Ibson (18-Rentería)
8-Elano (15-Henrique)
10-Alan Kardec
9-Borges
Técnico: Muricy Ramalho.

Estádio: Olímpico, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Público Pagante: 21.102
Público Presente: 26.020
Renda: R$ 414.117,00

Árbitro: Pablo dos Santos Alves (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Jóia (FIFA/RJ) e Fabiano da Silva Ramires (ES)

Cartões amarelos: Júlio César, Douglas, Escudero (Grêmio); Borges, Ibson, Léo, Danilo, Arouca, Edu Dracena (Santos)

0 comentários :

Postar um comentário