sábado, 17 de setembro de 2011

Vasco goleia Grêmio e dorme na liderança


De Belo Horizonte.

O Vasco goleou o Grêmio por 4 a 0 no São Januário e assume a ponta da tabela com 45 pontos, um a mais que o vice-líder São Paulo que joga amanhã.

Vasco comemora o gol de Diego Souza.
(Foto: Gilvan de Souza / Lancenet)

Dois tabus foram defendidos por Grêmio e Vasco. A equipe carioca não vencia os gremistas há 3 anos, em compensação, os cruzmaltinos não perdiam há 18 pros gaúchos no São Januário. Em busca da liderança quase, ao menos provisória, o Vasco foi a campo sem o Reizinho. Juninho Pernambucano foi liberado pela diretoria para ir à França, mas estará de volta para a partida contra o Atlético-GO. Cristóvão Borges também não contaria com Alecsandro e Cesinha machucados.

Pelo lado do Grêmio, Roth ainda não pode contar com William Magrão, Vilson e Lúcio contundidos e também com Rodolfo e Gilberto Silva estão em recuperação física. Nada que atrapalhasse muito a escalação da equipe que teve o time considerado ideal pelo comandante, com a volta de Fábio Rochemback.

O primeiro tempo começou e terminou em bom nível. O Vasco começou ocupando o campo de ataque enquanto o Grêmio preparava os contragolpes. Éder Luís dava muito trabalho pela ponta direita utilizando espaços nas costas do lateral Júlio César.

Aos 3', surgiu o gol. A jogada já estava cantada. Éder Luís recebeu livre na ponta direita e cruzou rasteiro para Élton finalizar com o pé direito no primeiro pau, abrindo o placar. Com o gol, o Grêmio resolveu sair para o jogo. A equipe ficou mais ofensiva, mas parava na parede de volantes cruzmaltina.
Foto: Gilvan de Souza / Lancenet
A primeira boa chance dos tricolores surgiu aos 9', quando Marquinhos cobrou falta e André Lima cabeceou à esquerda da meta de Prass. A forte marcação das equipes impediu maiores oportunidades claras de gol. O Vasco chegou novamente apenas aos 30', com Diego Souza dividindo com o goleiro Victor que levou a melhor. Um minuto depois outra boa oportunidade foi criada com Élton que finalizou assustando os gaúchos.

O Vasco passou a jogar nos contra-ataques apostando na velocidade de Éder Luís e nas boas descidas de Diego Souza pela esquerda. Numa delas, o meia recebeu livre e tinha apenas Edcarlos à sua frente. Diego deu uma gaúcha no zagueiro e finalizou no canto direito de Victor para marcar o segundo gol do Vasco.

O Grêmio seguiu tentando fazer o seu tento, mas não foi eficiente na articulação das jogadas. Fernando em chute de fora da área e Escudeiro na entrada dela foram as únicas finalizações que levaram certo perigo ao gol vascaíno. No fim da primeira etapa, a defesa gremista bobeou e deixou uma bola limpa para Élton dentro da área finalizar. Por pouco ela não entrou.

A segunda etapa começou sem mudanças nas equipes. E não foi só os jogadores que não mudaram. O Grêmio voltou com o mesmo problema no setor esquerdo da defesa. Na primeira boa jogada do Vasco pelo setor, surgiu o terceiro gol. Aos 6', Diego Souza lançou Fagner na ponta direita que cruzou para Éder Luís completar pro fundo da rede.
Foto: Gilvan de Souza / Lancenet

O gol fez com que o técnico Celso Roth colocasse em campo Leandro e Adílson nos lugares de Escudeiro e Douglas. Ficou clara a intenção do treinador em consertar as falhas do sistema defensivo, ao mesmo tempo, mostrou que o objetivo era não levar uma goleada maior.

Não deu resultado. Diego Souza estava inspirado e dos pés dele surgiu a jogada do quarto gol. O meia passa para Fágner dentro da área que chuta no canto esquerdo de Victor, aos 16'. Sem aluma chance de virar o jogo, o Grêmio passou a tocar a bola com intenção de não tomar mais gols. A equipe manteve certo tempo maior posse de bola e a prendia no campo de ataque. Os gremistas não encontravam espaços no bom sistema defensivo carioca.

Ao Vasco só restou tocar a bola e administrar a partida. O Grêmio não levou o mínimo perigo, apesar de ficar maior tempo com a bola e permanecer com em território ofensivo até o fim do jogo.

A vitória coloca o Vasco como líder do campeonato com 45 pontos. Corinthians e São Paulo podem tomar a primeira posição da equipe cruzmaltina. Os paulistas se enfrentam amanhã. Quem vencer assuma a liderança, se houver empate, será necessário que seja por mais de dois gols para o São Paulo ficar em primeiro. Para o Corinthians, o resultado de igualdade não altera sua posição.

Na próxima rodada, o Vasco enfrenta o Atlético-GO no São Januário, quinta-feira às 20h30. O Grêmio recebe o Botafogo no mesmo dia e horário.

Ouça os gols da partida, com narração de Matheus de Oliveira:


Ficha do jogo:

Vasco: Fernandro Prass; Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Rômulo, Eduardo Costa, Felipe Bastos e Diego Souza; Éder Luís e Élton. Técnico: Cristóvão Borges

Grêmio: Victor; Mário Fernandes, Saimon, Edcarlos e Júlio César; Fernando (Gabriel), Fábio Rochemback, Marquinhos e Douglas (Adílson); Escudero (Leandro) e André Lima. Técnico: Celso Roth

Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Fábio Pereira (MG)

Público: 16.014 pagantes
Renda: R$19.757,00

0 comentários :

Postar um comentário