sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Preciosidades do Futebol Cearense - Eduardo

De Fortaleza.

O amor do brasileiro pelo futebol é algo inexplicável. O menino, a bola, o campinho. O gol, a vibração, a euforia. Milhões de emoções percorrem as veias do jovem, que sonha em brilhar nos diversos campos do mundo, com seu nome encorado por milhares de pessoas. Faixas, gritos de guerra e apelidos. Podemos dizer que o sonho forma o craque...

Os jovens cearenses estão mostrando grande potencial. Nos últimos anos? Mirandinha, Mazinho Loyola, Clodoaldo, Osvaldo, Eusébio, Bismarck, Dudu Cearense, Ari, jogando mundo afora... Como diz o ditado, "aonde quer que se vá no mundo, há um cearense 'botando boneco' ". E o jovem cresce, nas terras alencarinas, e muitas vezes se transforma em uma Preciosidade do Futebol Cearense. Algumas outras, acaba se tornando uma Preciosidade do Futebol Brasileiro.

O início do atleta, geralmente se dá nos principais clubes do estado: Fortaleza (maior detentor cearense de títulos nas categorias de base), Ceará e Ferróviario. Algumas outras vezes, pode ocorrer em alguns clubes com categorias de base tradicionais, como o Calouros do Ar, Maguary, Estação... ou até em bons times do interior.

E a Preciosidade de hoje é um jovem jogador oriundo das categorias de base do Fortaleza, que está iniciando belo trabalho no Fluminense. Trata-se do talentoso meia-esquerda Eduardo, de apenas 18 anos, emprestado recentemente ao time carioca e que já treina no grupo profissional.


EDUARDO


FOTO: globoesporte.globo.com

FICHA TÉCNICA
NATURALIDADE: Fortaleza-CE
IDADE: 18 anos
ALTURA: 1,77 m.
PESO: 70 quilos

O jogador Eduardo é consederado a mais nova revelação do futebol cearense. O meia-esquerda habilidoso e com alta qualidade técnica, chegou às categorias de base do Fortaleza com apenas 10 anos de idade. Sua tragetória no clube foi vitoriosa. Disputando sub-10, sub-12, sub-15, sub-17 e sub-20, Eduardo foi campeão em todas as categorias. Participou também de uma Taça São Paulo de Futebol Júnior, onde chamou a atenção do Cruzeiro.

No início do ano, recebeu propostas de Vasco e Botafogo. Entretanto, o jovem resolveu apostar no futebol francês. Depois de rápida passagem, o jovem retornou ao Fortaleza, onde foi integrado à equipe profissional do time. O jogador, entretanto, teve pouquíssimas oportunidades de atuar no grupo, com suas atuações resumidas às da péssima atuação do tricolor na Copa Fares Lopes.

Assim, o jovem acabou emprestado ao Fluminense. Em pouquíssimo tempo, o jogador vem conquistando seu espaço. Contratado para as bases e para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, Eduardo em menos de um mês já treina no grupo profissional e, segundo se noticia, tem chamado a atenção do técnico Abel Braga.

Uma caracteristica importante e que merece ser ressaltada no jogador é seu temperamento calmo. Jogador avesso à polemicas e que vem cursando faculdade de direito, apesar de querer continuar no mundo da bola. Outra curiosidade é que seu pai foi Diretor de Futebol Amador no Fortaleza Esporte Clube em 2009.

HABILIDADES:

O jogador é considerado a joia da última safra do Pici. Visão de jogo diferrenciada, passes e lançamentos precisos são apontadas como suas principais habilidades.

CONSIDERAÇÕES:

É de se lamentar entretanto, o entreguismo por parte da direção do FEC. Nos últimos anos, viu-se grandes jogadores formados, que hoje atuam até no exterior e nunca tiveram cances nas partidas do grupo principal. Tais promessas acabaram deixando o clube "de graça". Não é muito diferente nos nossos outros times. A valorização dessas preciosas joias é uma necessidade, tanto no Ceará quanto em qualquer lugar do Brasil. Nós cearenses, só esperamos que o jogador consiga fazer ótimas partidas nas Laranjeiras e siga carreira, já que tem brilhante futuro, mostrando para o mundo ser uma Preciosidade do Futebol Cearense e Brasileiro.

0 comentários :

Postar um comentário