domingo, 4 de setembro de 2011

Minas conquista o hexacampeonato do Troféu José Finkel

Da Assessoria do Minas Tênis Clube.

Um domingo (4/9) para entrar para história da natação, com a conquista da Fiat/Minas do título de campeã do 40º Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação/Troféu José Finkel 2011, retomando a hegemonia nacional deste esporte, já que em maio os minastenistas haviam conquistado também o Troféu Maria Lenk, repetindo o feito do Clube na temporada de 1988, quando comemorou o primeiro lugar dos dois mais importantes campeonatos do país. Esta foi a sexta conquista minastenista (1988/ 91/93/96/98/2011).

Foto retirada de http://www.gazetaesportiva.net/

A competição, que começou na segunda-feira e terminou hoje (29/8 a 4/9), disputada pela primeira vez no Parque Aquático Itambé, no Minas I, em Belo Horizonte, foi um sucesso, contando com a participação de 33 clubes e cerca 400 atletas, teve a Fiat/Minas em primeiro lugar com 2.493,5 pontos (12 medalha de ouro, 19 de prata e 13 de bronze), seguida pelo Pinheiros (1.799) e pelo Flamengo (1.478).

Na disputa por sexo, o Minas também comandou a competição, marcando o primeiro lugar no feminino, com 1.121,5, com Pinheiros em segundo (651) e o Corinthians em terceiro (578). Entre os homens, mais uma conquista mineira, com 892 pontos, seguidos por Pinheiros (718) e Flamengo (633). Fabiola Molina foi a atleta mais eficiente, com 141 pontos, e também a melhor índice técnico com 945 pontos. Entre os homens, o minastenista Juan Pereira foi segundo mais eficiente (113 pontos) atrás somente de Thiago Pereira (135).

Neste ano de 2011 o Minas quebrou tabus, já que venceu o Troféu Maria Lenk depois de 14 anos de jejum e hoje ganhou o Troféu José Finkel, 13 anos após a conquista de 1998, quando o Minas comemorou título no Rio de Janeiro. Além disso, o Minas voltou a vencer as duas competições, em uma mesma temporada, depois de 23 anos.

Rodrigo Castro, campeão brasileiro nos 200 m livre (1min50seg76) foi surpreendido durante a competição com fortes dores antes da prova dos 100m livre, na última quarta-feira, e acabou passando por cirurgia de apêndice, mas esteve hoje no Parque Aquático Itambé para motivar e comemorar com os companheiros. Ele disse que está tudo bem e que estará nos Jogos Pan-Americanos do México, em outubro.

O último dia de provas começou com duas medalhas nos 100m costas, ouro com Fabiola Molina e bronze com Fernanda Alvarenga. Mais duas medalhas vieram nos 50m borboleta, com Inge Dekker (ouro) e Daynara de Paula (prata).

Muita emoção marcou a disputa masculina dos 50m borboleta, com o minastenista Glauber Silva marcando o segundo melhor tempo da prova (23seg65), atrás somente de César Cielo (23seg48) e na frente, pela primeira vez, de Nicholas Santos (23seg68). “Sempre fechava as provas em terceiro, atrás do Nicholas, mas hoje as coisas foram diferentes e estou muito feliz. Fechar o último dia de provas com uma medalha de prata é muito legal. Agora é batalhar pelo índice nos 100m borboleta para os Jogos de Londres”, concluiu Glauber Silva.

Carolina Belich ficou na quarta colocação nos 1500m livre, mas subiu ao pódio como a terceira melhor brasileira, já que a campeã Cecília Biagioli, do Corinthians, é estrangeira. Nos 800m masculino, o pódio foi minastenista, com Juan Pereyra em primeiro (8min05seg75), seguido por Lucas Kanieski (8min09seg58) e Marcos Ferrari (8min21seg34).

Os revezamentos 4x100m medley deram mais emoção na reta final do dia de competição. Fabiola Molina, Renata Sander, Dandara Antônio e Kimberly Vandenberg ficaram com o ouro (4min11seg97). Os homens nadaram a série fraca na tarde de ontem, mas ficaram com o bronze, com Leonardo Fim, Felipe Lima, Glauber Silva e Nicolas Oliveira (3min44seg50).

Depois das provas, o Parque Aquático Itambé foi palco de grande festa da equipe Fiat/Minas, a campeã do Troféu José Finkel. O banho na piscina olímpica foi para todos, comissão técnica, diretor e até o presidente do Minas, Sérgio Bruno Zech Coelho, caiu na água, além dos atletas que voltaram para piscina, onde brilharam toda a semana. Quanto o técnico interino Marcelo Vaccari recebeu o troféu de campeão, fogos de artifício ecoaram por todo parque aquático anunciando a grande conquista mineira.

“Foi uma grande vitória, uma conquista de todos nós do Minas Tênis Clube, além do empenho e da qualidade dos atletas. Batalhamos para este final feliz, mesmo sabendo que o Minas era favorito, mas é difícil transformar esta teoria na prática, fazendo resultados. A equipe se comportou bem e agora já vamos pensar nas próximas competições”, concluiu Vaccari, técnico do Minas.

0 comentários :

Postar um comentário