quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Eficiente, Botafogo vence Grêmio no Olímpico e cola na liderança

De Belo Horizonte.

O Botafogo segue firme na disputa pelo título nacional na temporada de 2011. Jogando em Porto Alegre, a equipe comandada pelo técnico Caio Júnior venceu o Grêmio por 1 a 0, com gol marcado por Loco Abreu na segunda etapa. Mesmo jogando mal e finalizando pouco, o Fogão colocou a bola no chão no segundo tempo e, em sua terceira finalização no jogo, achou o gol. No total, o Botafogo chutou cinco vezes na partida, e apenas uma delas foi correta. Já o Grêmio, finalizou 22 vezes, sendo seis corretas. Por esses números, podemos perceber bem qual foi a tônica do jogo.

Com o resultado positivo de hoje, o Botafogo chega à terceira posição, com 44 pontos, a apenas dois do líder Vasco da Gama. Vale sempre lembrar que o time da Estrela Solitária tem uma partida a menos em relação à seus oponentes, partida essa a ser realizada contra o Santos, em São Paulo. Já o Grêmio pára nos 30 pontos, na 13ª colocação.

Essa foi a oitava vitória do Botafogo nos últimos doze jogos e a segunda derrota consecutiva do Grêmio no Brasileirão. Foi também a primeira vez em que os gaúchos saíram derrotados do Olímpico sob o comando de Celso Roth. De quebra, o Botafogo quebrou um jejum de 16 anos sem vencer o Grêmio no sul.

Ambas as equipes voltam à campo no próximo domingo, dia 25. O Grêmio vai à Ressacada enfrentar o Avaí, enquanto o Botafogo recebe o São Paulo no Engenhão. Ambos os jogos estão marcados para as 16 horas.

Botafoguenses comemoram o gol do ex-gremista Loco Abreu.
(Foto: Ricardo Rímoli / Lancenet)

Jogo franco em seus minutos iniciais. As primeiras cartadas de Grêmio e Botafogo vieram no primeiro minuto, saindo em velocidade. O Botafogo saía pelas laterais do campo, como na investida do selecionado Cortês, no cruzamento para Loco Abreu. O Grêmio mostrou que também sairia de trás, se vendo necessitado de fazer o resultado. Assim, Rochemback e Escudero finalizaram com perigo de fora da área, antes mesmo dos primeiros cinco minutos. Aos 11, Douglas tentou novamente de fora da área.

O Grêmio pareceu ter percebido o quão insegura estava a defesa botafoguense no dia de hoje. Era encontrado um grande clarão entre o meio e a defesa, propiciando espaço para o Grêmio chutar de fora. Era visível a falta que fazia Marcelo Mattos, volante ausente na partida de hoje.

Essa foi a tônica do primeiro tempo. O Grêmio tinha muita facilidade para chegar com os volantes vindos de trás e tinha total domínio do meio-campo. As finalizações de média e longa distância continuaram surgindo. Todos os meio-campistas titulares finalizaram. Já o Botafogo sequer finalizou ao gol de Victor na primeira etapa.

O jogo esfriou bastante na reta final do primeiro tempo. Muito sonolento, previsível, devido às propostas de jogo das duas equipes.

Gremistas finalizaram muito na primeira etapa, mas não conseguiram fazer Jefferson trabalhar com frequência.
(Foto: Roberto Vinícius / Futura Press)

Como esperado, o técnico Caio Júnior mexeu em sua equipe no intervalo. Alessandro entrou no lugar de Lucas e Felipe Menezes entrou na vaga de Herrera. Dessa forma, Caio retirou os dois amarelados de campo, já pensando na partida de domingo, contra o São Paulo. Além disso, a entrada de Felipe Menezes representava maior presença de jogadores no meio-campo e, consequentemente, melhor passe.

As alterações de Caio deram certo. O Botafogo saía com mais qualidade do que anteriormente. O Grêmio já não povoava o meio como no primeiro tempo, se estagnando em campo.

O Botafogo resolveu colocar a bola no chão e achou seu gol aos 20 minutos. Maicosuel criou jogada à frente da área e deixou Abreu cara-a-cara com o goleiro Victor para fuzilar para as redes. Na terceira finalização alvinegra no jogo, saiu o gol.

Restou ao Grêmio se lançar ao ataque. E, para isso, Roth promoveu a entrada de dois atacantes (Brandão e Miralles) no lugar de Marquinhos e André Lima. O Grêmio ficou mais ofensivo, inclusive com maior participação de seus laterais no ataque. De qualquer forma, os gaúchos atacavam mais com o "coração" do que com qualidade. Gilberto Silva e Brandão tiveram grandes chances aos 34 e 35 minutos, mas as desperdiçaram. E Jefferson ainda salvou os cariocas, evitando o gol de Douglas de forma sensacional, aos 41 minutos do segundo tempo. O Fogão ainda tentou matar o jogo no contra-ataque, mas Victor também evitou.

O jogo terminaria mesmo em 1 a 0 para os visitantes indigestos, que voltaram a vencer no Olímpico após 16 anos. A última vitória havia sido em 1995, ano em que o Botafogo conquistou o Campeonato Brasileiro.

Ficha do Jogo:

Grêmio 0x1 Botafogo

GRÊMIO:
1-Victor
13-Mário Fernandes
6-Edcarlos
4-Rafael Marques
23-Bruno Collaço
17-Fernando (3-Gilberto Silva)
5-Fábio Rochemback
19-Marquinhos (18-Miralles)
10-Douglas
24-Escudero
99-André Lima (9-Brandão)
Técnico: Celso Roth

BOTAFOGO:
1-Jefferson
2-Lucas (15-Alessandro)
3-Antônio Carlos
4-Fábio Ferreira
6-Bruno Cortês
5-Lucas Zen
8-Renato
7-Maicosuel (16-Everton)
9-Elkesson
17-Herrera (10-Felipe Menezes)
13-Loco Abreu
Técnico: Caio Júnior

Estádio: Olímpico Monumental, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)
Auxiliares: Helberth Costa Andrade (MG) e Kléber Lúcio Gil (SC)

Cartões Amarelos: Fernando e André Lima (Grêmio); Lucas, Herrera e Jefferson (Botafogo)

0 comentários :

Postar um comentário