sábado, 24 de setembro de 2011

América ressuscita Fla que volta a vencer no Brasileirão

De Belo Horizonte.

O Flamengo voltou a vencer no Campeonato Brasileiro de 2011 após 10 partidas. Na noite de hoje, no Rio de Janeiro, os cariocas viraram pra cima do América e venceram por 2 a 1. A partida não foi das melhores. O América marcou ainda no primeiro tempo, num pênalti convertido por Kempes. Na volta para o segundo tempo, Luxemburgo mudou três vezes e o Flamengo foi para a pressão. Apesar da desorganização e mesmo jogando muito mal, o Fla conseguiu virar, aproveitando a postura acuada do América no jogo. Deivid e Thiago Neves, num gol chorado, viraram para o Flamengo.

Com essa vitória, o Flamengo chega a 41 pontos e está na 6ª colocação. O América se afunda cada vez mais e segue na lanterna, com apenas 19 pontos, a 3 do vice-lanterna Avaí.

Próximos jogos: Palmeiras x América, sábado, dia 1º, às 18 horas; São Paulo x Flamengo, domingo, dia 2, às 16 horas.

Deivid entrou na segunda etapa e marcou o gol de empate.
(Foto: Paulo Sérgio / Lancenet)

Podemos avaliar o primeiro tempo como ruim, num geral. Ambas as equipes erraram muito. A pressão inicial foi rubro-negra, como não poderia deixar de ser, pelo fato de jogar em seus domínios. De qualquer forma, o Flamengo só levou perigo ao gol de Neneca em duas oportunidades, nos chutes de Renato aos 4 e aos 7 minutos.

Já o América esperou até o 15º minuto para se soltar em campo. Sempre com Kempes, o Coelhão oferecia perigo. Um lance incrível do camisa 11 americano foi o destaque da primeira parte da etapa. Ele recebeu na frente, driblou o goleiro Felipe e finalizou para fora, num lance inacreditável.

O América passou a ter o domínio do jogo. O futebol do Flamengo era digno de lamentação de sua torcida. Aos 29 minutos, O Coelhão puxou o ataque após roubar a bola no meio, Luciano recebeu na frente, perdeu o tempo da bola e tentou driblar Bottinelli, que chegou como um "bonde sem freio" derrubando o meia americano. Pênalti claríssimo. Na cobrança, Kempes bateu no canto direito baixo de Felipe, que por pouco não defendeu. O América saía à frente aos 30 minutos.

A reta final da partida foi truncada. E os mineiros ainda tiveram chance de ampliar. Amaral cobrou falta no ângulo de Felipe, que se virou e tirou a bola para escanteio, aos 44 minutos.

Duas finalizações de Renato (à esquerda) incomodaram o gol de Neneca no primeiro tempo. Mais nada.
(Foto: Jorge William / Globo)

Veio o segundo tempo e Vanderlei Luxemburgo mudou as três vezes permitidas já no intervalo. Maldonado, Bottinelli e Jael saíram para as entradas de Diego Maurício, Thomas e Deivid.

O início da segunda etapa foi de total pressão rubro-negra. O América só assistia e esperava uma chance, apostando nos contra-ataques. Faltava qualidade nos ataques do Flamengo. A desorganização era grande.

De tanto insistir, o Flamengo achou o seu gol. Leonardo Moura fez jogada de linha de fundo e cruzou para a área, onde encontrou Deivid. Com um belo cabeceio, o camisa 9 empatou a partida no Engenhão, aos 16 minutos.

O América marcava forte. Dificultava as investidas do Flamengo, mas não saía para o ataque. Já a pressão carioca, com o tempo, passou a não ser tão incisiva como fora em outros momentos. A partida ficou previsível e sem alternativas. Se o América já estava atrás, Givanildo Oliveira fez questão de recuar um pouco mais, retirando um atacante e colocando um meio-campista em campo.

Quando a bola ia em direção ao gol do América, Neneca salvava. Em uma, não teve jeito. Aos 43 minutos, após tanto insistir e Neneca fazer duas lindas defesas em chutes de Diego Maurício e Thiago Neves, a bola sobrou para o último que tocou de cabeça para o gol. O Coelho pagou por sua postura retrancada. O Flamengo virou. 2 a 1.

Não houve tempo para mais nada. O América ressuscitou o Flamengo na competição. Após longas dez partidas, pôde-se ver os jogadores rubro-negros comemorarem uma vitória.

Ficha do Jogo:

Flamengo 2x1 América

FLAMENGO:
1-Felipe
2-Leonardo Moura
3-Welinton
14-David Braz
6-Júnior César
5-Maldonado (15-Diego Maurício)
55-Airton
11-Renato
18-Bottinelli (25-Thomas)
7-Thiago Neves
26-Jael (9-Deivid)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

AMÉRICA:
1-Neneca
3-Micão
4-Anderson
6-Otávio
2-Sheslon (4-Glauber)
5-Leandro Ferreira
8-Amaral
10-Luciano (18-Rodriguinho)
7-Gilson
11-Kempes (16-Irênio)
9-André Dias
Técnico: Givanildo Oliveira

Estádio: João Havelange, Engenhão, no Rio de Janeiro
Público: 6.886 pagantes e 9.945 presentes
Renda: R$ 189.130, 00

Árbitro: Guilherme Cereta de Lima (SP)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Carlos Nogueira Júnior (SP)

Cartões Amarelos: Léo Moura (Flamengo); Otávio (América)

0 comentários :

Postar um comentário