quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Timão conquista virada heroica em Ipatinga e sustenta a liderança do Brasileirão

De Belo Horizonte.
17/08/11.

Jogando em Ipatinga, o Corinthians teve sérias dificuldades iniciais, mas demonstrou toda a sua força ao vencer o Atlético Mineiro, pelo placar de 3 a 2. Os dois tempos foram bem distintos. O primeiro, de total domínio do Atlético, teve placar final de 2 a 0 para os mineiros. O segundo, totalmente favorável ao Corinthians, terminou em 3 a 0 para o Timão, que ainda contou com uma expulsão do zagueiro Réver, do Atlético, para facilitar um pouco mais as coisas no segundo tempo. O Corinthians contou também com a excelente entrada de Emerson. Renan Ribeiro ainda defendeu uma penalidade ao fim do jogo.

Com a vitória, o Timão se mantém na liderança do Campeonato Brasileiro da Série A 2011, com 37 pontos. O Flamengo, vice-líder, só joga amanhã, contra o Atlético Goianiense, no Engenhão. O Vasco se aproximou e tem 33 pontos, como você pode conferir na Classificação atualizada aqui em nosso blog. Com a derrota, o Galo se mantém afundado numa crise que parece não ter fim. Os mineiros tem 15 pontos e perderam uma posição. Estão em 18º.

Paulinho divide com Réver. O zagueiro do Atlético seria expulso na segunda etapa.
(Foto: Sérgio Roberto/Futura Press)

O Corinthians começou com mais posse de bola, mas quem assustou primeiro foi o Atlético Mineiro, quando aos 6 minutos, fez jogada de linha de fundo pela esquerda e cruzou, mas Guilherme não alcançou por pouco.

O Atlético conseguiu dois escanteios. Em um deles, saiu o primeiro gol. Gol marcado por Dudu Cearense, após desvio de cabeça de Réver. Terceiro gol de Dudu com a camisa do Galo. 1 a 0, aos 13 minutos.

O Corinthians não atuava tão bem, mas dava suas poucas escapadas. Danilo que o diga. Fintou Richarlyson e finalizou por cima, aos 20 minutos. Weldinho também levou perigo, aos 21 minutos. Renan defendeu.

A equipe comandada pelo técnico Cuca apresentava considerável melhora. Trocava bons passes, tinha consistência na marcação com o sistema defensivo alterado para três zagueiros, sem falar na vontade de vencer dos atletas atleticanos que era notável.

O Galo também saía pelas laterais. Em uma dessas saídas, Richarlyson cruzou na cabeça de Magno Alves. Júlio César espalmou espetacularmente para escanteio. Após a cobrança, o árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou uma penalidade de Jorge Henrique pra cima de Réver. Guilherme cobrou e marcou o segundo gol do Atlético no jogo, aos 28 minutos. 2 a 0.

Corinthians sofria com a velocidade do garoto Bernard, escalado no setor esquerdo do ataque do Galo. O Timão encontrava sérias dificuldades para marcar por aquele setor. Corinthians que teria que mudar se quisesse pelo menos incomodar o Atlético na segunda etapa.

Danilo é marcado por Lima. (Foto: Agência Estado)

E Tite mudou o Corinthians. O treinador promoveu a entrada de Emerson, e a saída de Alessandro. Com isso, Jorge Henrique caiu pelo lado esquerdo e Weldinho foi para a direita. Mais do que claro que os paulistas viriam "para o abafa".

E o "Sheik" marcou o gol que colocou o Timão de volta ao jogo. Aos 4 minutos, Alex cobrou escanteio da direita e após falha incrível do sistema defensivo do Atlético, Emerson empurrou de cabeça para as redes. 2 a 1.

Emerson realmente mudou o panorama da partida. Dois minutos após marcar o gol, o Corinthians armou um contragolpe fatal e a bola sobrou para Emerson sair na cara de Renan Ribeiro. Réver o derrubou na área e foi expulso. Pênalti claro e expulsão corretíssima. Alex foi para a cobrança e não desperdiçou. Bola no canto direito baixo de Renan, que caiu para o outro lado. Jogo completamente a favor do Corinthians, que ressurgiu mais forte do que nunca nos minutos iniciais da segunda etapa. Aos 8 minutos, 2 a 2.

Ao contrário de Tite, que soltou sua equipe em campo, Cuca recuou um pouco mais. Retirou o atacante Magno Alves de campo, colocando o volante Gilberto em seu lugar. Consequência disso: O Atlético não conseguia mais jogar, também pelo fato de estar com um a menos, e se via sufocado pelo Corinthians, que tinha domínio total da segunda etapa. Pouco depois, o técnico Cuca abriu mão de um dos volantes, retirando Fillipe Soutto e colocando o centroavante Jonatas Obina, em campo. O que não daria certo, pois o Galo não saía de trás e o meio-campo não apresentava ligação nenhuma com o ataque.

O Atlético tentou sair e pagou caro por isso. O Corinthians puxou um contra-ataque pela esquerda e cruzou para a área, onde encontrou Emerson para fazer o pivô e deixar Liédson na cara do gol para virar o jogo pros paulistas, aos 29 minutos do segundo tempo. Gol para coroar a atuação de gala do Corinthians na etapa complementar. 3 a 2 pro Timão.

Após o gol, o torcedor do Atlético presente nas arquibancadas do Ipatingão começou a xingar ao lateral Patric, que perdeu a bola no lance do gol e demonstrou total apatia durante o jogo. Cuca o retirou de campo, colocando o meia Caio, outro muito criticado pelo torcedor nas partidas anteriores.

O Coringão seguiu administrando o jogo, já que o Atlético se tornara uma presa fácil e previsível. Mas o Timão ainda teve uma penalidade para tentar ampliar o placar. E adivinha quem a sofreu? Emerson. Pênalti duvidoso. Renan Ribeiro caiu pro canto certo e defendeu a cobrança de Alex.

Nada mais poderia ser feito pelo Galo. Vitória muito comemorada pela torcida do Timão, que se vê aliviada após a pressão imposta pela vitória do Vasco contra o Avaí. Agora, o Corinthians torce contra Flamengo e São Paulo, que fazem suas partidas amanhã, para se manter isolado na liderança e, se possível, com certa vantagem.


FICHA DO JOGO

Atlético Mineiro (2)

(3) Corinthians

30
Renan Ribeiro
1
Júlio César
5
Réver
2
Alessandro (11-Emerson)
6
Lima
25
Wallace
22
Werley
4
Leandro Castán
2
Patric (38-Caio)
18
Weldinho
8
Dudu Cearense
5
Ralf
25
Fillipe Soutto (36-Jonatas Obina)
8
Paulinho
17
Bernard
20
Danilo
20
Richarlyson
12
Alex
11
Magno Alves (29-Gilberto)
23
Jorge Henrique
9
Guilherme
9
Liédson (21-Edenílson)
Técnico: Cuca
Técnico: Tite
Estádio: João Lamego Netto, o Ipatingão, em Ipatinga, Minas Gerais
Público Pagante: 11.167
Horário: 21h50
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Jóia (RJ) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ)
Cartões Amarelos: Dudu Cearense (Atlético); Júlio César (Corinthians)
Cartões Vermelhos: Réver (Atlético)

0 comentários :

Postar um comentário