1º Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
2º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
3º Mark Webber (AUS/Red Bull)
4º Lewis Hamilton (ING/McLaren)
5º Felipe Massa (BRA/Ferrari)
6º Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
7º Sergio Pérez (MEX/Sauber)
8º Nick Heidfeld (ALE/Lotus-Renault)
9º Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
10º Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)
11º Adrian Sutil (ALE/Force India)
12º Vitaly Petrov (RUS/Lotus-Renault)
13º Rubens Barrichello (BRA/Williams)
14º Pastor Maldonado (VEN/Williams)
15º Paul di Resta (ESC/Force India)
16º Timo Glock (ALE/ Virgin)
17º Jérome D'Ambrosio (BEL/Virgin)
18º Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania)
19º Daniel Ricciardo (IND/Hispania)
20º Jenson Button (ING/McLaren)
21º Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
22º Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)
23º Jarno Trulli (ITA/Team Lotus)
24º Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus)
domingo, 10 de julho de 2011
O hino italiano está de volta!
Arthur Stabile,
de São Paulo.
Neste domingo aconteceu o nono GP de Fórmula um da temporada, desta vez em Silverstone, na Inglaterra. Vindo de mais uma vitória Vettel conseguiu ‘apenas’ o segundo lugar no grid, tendo a sua frente o companheiro Webber, que quebrou a serie do alemão e anotou sua segunda pole no ano. Apesar disso a Ferrari ressurgiu como uma fênix na competição e chegou na ponta pela primeira vez, com Fernando Alonso.
Mesmo largando na frente Webber não conseguiu aproveitar a vantagem e logo na primeira curva já havia perdido a posição para Vettel, que ficaria metade da prova à frente dos demais pilotos. Enquanto isso Felipe Massa partiu pra cima de Alonso, foi fechado e acabou perdendo a posição para Button, conseguindo recuperar o quarto lugar na volta seguinte. O parceiro do inglês foi bem. O também inglês Hamilton largou em 10º e saltou para 5º já na segunda volta, passando Button. Rubens Barrichelo foi mal, largou em 15º e caiu para 20º.
E para manter a confusão outra mudança no regulamento gerou discussões antes da corrida e pelo jeito continuarão por um bom tempo. Agora o alvo da FIA é o escapamento aerodinâmico, limitando o uso deste componente pelas equipes em apenas 10% de sua capacidade de eliminar gases, o que ajuda na aderência dos carros na pista. Porém, a dúvida agora é se esta regra será revogada, e para que isso ocorra todas as equipes devem aceitar o que não acontece com a Sauber e a Ferrari.
Deixando o pré-corrida de lado, vamos voltar à pista. Nas demais provas a Ferrari mais do que decepcionou nas trocas de pneus, especialmente com Massa. Porém, desta vez a escuderia foi perfeita, fazendo os melhores pits da prova e do brasileiro em toda a temporada. Ponto positivo para os italianos. Inclusive a vitória foi definida dentro dos boxes. Na mesma volta Vettel e Alonso pararam, a Ferrari foi veloz e o espanhol voltou rápido para a corrida. Enquanto o alemão teve problemas com o macaco traseiro, atrasando a sua saída e perdendo a liderança.
E não parou nesta melhora. Os carros vermelhos tiveram o melhor desempenho no ano, pressionando e passando as RBR’s e McLaren’s, agitando o campeonato que estava indo rumo à vitória certa de Vettel. Em contrapartida a disputa de construtores dificilmente será alterada, pois a Red Bull segue firme na liderança com 110 pontos de vantagem em relação à McLaren. Agora a Ferrari chegou para roubar a vice-liderança, mas ainda precisa de bons resultados, pois a diferença ainda é grande, 44 pontos a mais aos ingleses.
Ainda na briga de McLaren com Ferrari, Felipe Massa e Hamilton protagonizaram a disputa mais acirrada da prova, justo na ultima volta, ou melhor, literalmente na ultima curva. Pouco antes da curva final Massa ultrapassou o inglês por meio carro, mas foi tocado e não conseguiu se manter na frente. Mesmo assim seguiu agressivo e quase passa Lewis, que terminou em quarto alguns milésimos de vantagem para o brasileiro.
Esta foi a 27ª vitória de Alonso na carreira, igualando a marca de Jackie Stewart, na lista de maiores vencedores da categoria.
Esta prova serviu para mostrar que mesmo tendo tamanha vantagem Vettel terá que abrir o olho e seguir com bons resultados, caso contrario pode ter seu título, dito como garantido por muitos, agarrado por outras luvas. A McLaren vem bem durante o ano, segue regular. Já a Ferrari renasceu e obteve seu melhor resultado este ano. Será mesmo que o campeonato ainda mudará de líder?
Classificação do GP da Inglaterra F1
Não completaram
Fotos: AP / Reuters
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