domingo, 26 de junho de 2011

Outro alemão fominha...

Arthur Stabile,
de São Paulo

O GP da Europa, na Espanha, foi o sétimo na temporada da Fórmula um deste ano. Tente imaginar e acertar que piloto foi o pole position. Não tem erro. O alemão Sebastian Vettel, sucessor à altura de Schumi para o país e para a categoria. E que categoria a do jovem, que largou na frente e desfilou com seu carro pelas muitas curvas da também jovem pista de Valência, desde 2008 no calendário da elite automobilística.


Antes da corrida uma decisão da FIA agitou o paddock. A entidade máxima decidiu que o mapeamento do motor dos carros não poderia mais ser alterado no intervalo entre o treino e a corrida. Para facilitar o entendimento: o mapeamento serve para definir o quanto de gasolina seria gasto e também mantinha a aceleração do motor, sendo possível reduzir a potencia e frear o carro de outra forma.

O ponto é que um mapeamento era voltado para os treinos e outro para a corrida, por isso a FIA definiu este reajuste ilegal, voltando da forma usada anteriormente, possibilitando assim uma maior ‘igualdade entre as escuderias’. O objetivo claro era acabar com a supremacia da RBR. Se este era o alvo então ele foi mirado e alvejado muito mal. Já no treino classificatório Vettel conseguiu a primeira posição e mostrou que o carro da Red Bull não será passado para trás tão facilmente.

Polemicas à parte, vamos para a corrida. Na largada um ponto positivo para os brasileiros: Massa largou muito bem, deixou a sua 5ª posição para Hamilton, chegou a ficar em 3º e foi para cima de Webber, mas tomou uma fechada e ainda foi ultrapassado por Alonso. Na quarta posição o brasileiro estava mais rápido que Alonso e foi assim por algum tempo até ser apertado pelo ‘garoto problema’ da McLaren. Rubens Barrichello também começou bem a corrida e ganhou uma posição.


Button, vencedor da ultima corrida, não passou de coadjuvante desta vez. Fez apresentação apagada e sem surpresas ou destaques positivos ou negativos. Seguiu sozinho na pista e terminou na sexta posição.

Hamilton, seu companheiro seguiu a mesma estratégia, não apareceu muito no decorrer da corrida. No começo se aventurou contra Massa, sem sucesso. Passou o brasileiro, não na pista, e sim na estratégia das paradas. Quando o brasileiro ia dar o troco mais um papelão da Ferrari: na troca de pneus o traseiro esquerdo resolveu não sair, atrasando a troca e colocando cinco segundos na conta de Felipe.

Parece complicado para o piloto da Ferrari ter bons resultados neste ano. Na corrida em que o brasileiro vai bem surge algum problema na troca de pneus para dificultar a sua vida. Isso quando ele não esta em um mal dia e erra por conta própria ou por culpa de outro piloto, como Karthikeyan, que já fez Massa bater, mesmo o indiano sendo retardatário.

Webber e Alonso fizeram a disputa mais importante da corrida, valendo a vice-liderança. Finalmente a Ferrari foi superior e conseguiu barrar a RBR, não a vitória, mas uma nova dobradinha.

No fim nem Alonso nem a mudança da FIA fizeram com que Vettel largasse o osso. É a sexta vitória do Alemão no ano e se distancia cada vez mais do segundo colocado no campeonato. A RBR segue igual a seu piloto: firme na liderança, porém, na de construtores.


A próxima corrida acontecerá daqui duas semanas em Silverstone, em um dos circuitos mais antigos e clássicos da categoria.


RESULTADO GP EUROPA:


1º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
2º Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
3º Mark Webber (AUS/Red Bull)
4º Lewis Hamilton (ING/McLaren)
5º Felipe Massa (BRA/Ferrari)
6º Jenson Button (ING/McLaren)
7º Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
8º Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)
9º Adrian Sutil (ALE/Force India)
10º Nick Heidfeld (ALE/Lotus-Renault)
11º Sergio Pérez (MEX/Sauber)
12º Rubens Barrichello (BRA/Williams)
13º Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
14º Paul di Resta (ESC/Force India)
15º Vitaly Petrov (RUS/Lotus-Renault)
16º Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)
17º Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
18º Pastor Maldonado (VEN/Williams)
19º Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus)
20º Jarno Trulli (ITA/Team Lotus)
21º Timo Glock (ALE/ Virgin)
22º Jérome D'Ambrosio (BEL/Virgin)
23º Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania)
24º Narain Karthikeyan (IND/Hispania)



VOLTA MAIS RÁPIDA
Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1m41s852, na 53ª

Fotos: Reuters / Getty images

0 comentários :

Postar um comentário