domingo, 12 de junho de 2011

Brasil tropeça nos Estados Unidos mas, mesmo assim, mantém a liderança

João Vitor,
de Belo Horizonte.

12/06/11 - Na manhã de hoje, o Mineirinho fechou o fim de semana de bons jogos da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei. Se ontem o placar foi de 3 a 1, hoje também. Mas ontem a vitória foi do Brasil. Hoje, dos Estados Unidos. A equipe de Stanley e Anderson, melhor pontuador com 21 pontos, venceu merecidamente e só não calou um Mineirinho entupido de gente porque ninguém fez questão de se abater. A Seleção ouviu aplausos ao fim do jogo.

Ouça comigo os detalhes de cada set, com o pré-jogo, os hinos e a festa do torcedor, diretamente do Ginásio do Mineirinho:




Com a derrota, o Brasil se mantém na liderança do Grupo A da Liga Mundial, com 15 pontos. Os Estados Unidos se aproximam com 12. Falemos do jogo.

EUA define o ritmo

O Brasil começou com a bola de meio de rede funcionando bem. Mas o jogo era equilibrado e os Estados Unidos dava mostras de que a alternância de pontos seria grande, assim como foi no dia de ontem.

Na primeira parada técnica, a vantagem era dos americanos. 8 a 6. Bernardinho esbravejava com sua equipe que falhou numa tentativa de bloqueio em que três jogadores tentaram formar a parede. O treinador brasileiro promoveu a entrada de Marlon e Wallace, saindo Vissotto e Bruno, que estavam muito mal, assim como Lucão, que viria a sair mais tarde para a entrada de Sidão. Sidão que teve seu nome pedido pelo torcedor durante grande parte do jogo.

Lucão tentou crescer na partida, mas sem muito sucesso. Os Estados Unidos mantiveram a vantagem e, além disso, a ampliaram. 11/16.

Bernardinho tirou Marlon e voltou com Vissotto. Aumentou a rede e ficou sem levantador. Serginho se arriscou na função por um lance. Dois pontos depois, Bruno voltou à quadra. Não deu para o Brasil. A Seleção Americana fechou o set em 25/21.


Nervosismo que gera falhas

Veio o segundo set e os Estados Unidos mantiveram o ritmo. À primeira parada técnica, quatro pontos de vantagem para os americanos.

O Brasil errava muito. O nervosismo da Seleção gerava desorganização.

Os Estados Unidos tinham seis pontos de vantagem. O nervosismo que estava do lado da Seleção do Brasil mudou de lado. Os americanos erraram por quatro oportunidades em sequência e o Brasil encostou. Diminuiu a vantagem para dois pontos. Alan Knipe parou o jogo.

Wallace errou muito na parte final do jogo. Pelo menos quatro erros seguidos que prejudicaram muito o Brasil no set. Os EUA levam também o segundo set. 25/22.

Comandado por Marlon, Brasil entra no jogo

Já no terceiro set, Wallace, que chegou a ser vaiado ao fim do set anterior, voltou muito melhor. Bem na recepção, nos ataques e nos saques. O Brasil chegou a abrir certa vantagem, mas os Estados Unidos encostaram.

Marlon marcou um ponto de segunda e garantiu a vantagem de um ponto à primeira parada técnica, à favor do Brasil.

A torcida cresceu nas arquibancadas. O Brasil cresceu em quadra.

Sidão entrou bem e Marlon consertou o problema de levantamento de nossa Seleção. Bruno estava muito mal.

Brasil abriu longa vantagem e fechou o terceiro set em 25/16.

Wallace entra no jogo.

Brasil vacila no fim

A partida melhorou muito no quarto set, pelo lado do Braisl. Mas o equilíbrio entre as equipes persistia. O Brasil esteve à frente do placar na primeira parada. 8/6.

Wallace, que era muito acionado, passou a não virar todas as bolas em que era chamado. Os erros começaram a surgir e a Seleção dos Estados Unidos cresceu até virar o jogo na segunda parada técnica. 16/15.

A torcida cresceu novamente vendo o Brasil atacar bem com Murio do fundo de quadra. O jogo estava em 23/22 quando Murilo, João Paulo Bravo, Sidão e Wallace erraram. O Estados Unidos foi pra cima virou o jogo num ataque de Anderson para 26/24.

Vitória merecidíssima dessa Seleção que apresenta bons destaques. Anderson, Priddy e Stanley são realmente craques de bola.

Erro na recepção de Murilo.

Ficha do jogo:

Brasil 1x3 Estados Unidos
21/25
22/25
25/16
24/26

BRASIL: Bruno, Vissotto, João Paulo Bravo, Murilo, Rodrigão e Lucão. Líbero: Serginho.
Entraram: Marlon, Wallace, Sidão e Théo.
Técnico: Bernardo Resende.

ESTADOS UNIDOS: Thornton, Stanley, Priddy, Anderson, Millar e Lee. Líbero: Lambourne.
Entraram: Patak, Holmes, Hansen e Lotman.
Técnico: Alan Knipe.

No outro jogo válido pelo Grupo A, a Polônia derrotou a Seleção de Porto Rico pelo placar de 3 a 0, onde Kurek foi o destaque, marcando 13 pontos.

Classificação do Grupo A:

1º: Brasil - 15 pontos
2º: Estados Unidos - 12 pontos
3º: Polônia - 9 pontos
4º: Porto Rico - 0 ponto.

O Brasil volta a jogar na próxima semana, contra Porto Rico, em São Paulo. Os duelos aconteceram no sábado e no domingo, às 10 horas da manhã. A partida contará com cobertura completa do blog Boleiros da Arquibancada.

Fotos: Alexandre Arruda / CBV

0 comentários :

Postar um comentário