sábado, 25 de junho de 2011

Boleiros da Arquibancada entrevista: Carlos Cereto

De São Paulo.
Por Arthur Stabile e João Vitor Cirilo.

25/06/11 - Olá, amigos! De volta com mais uma edição do Boleiros da Arquibancada entrevista, . Agora, o bate-papo é com o grande repórter Carlos Cereto, dos Canais Sportv. Além de reportar. Cereto também é editor-chefe do programa Arena Sportv, ao ar diariamente à tarde no canal de TV fechada. 

Fale-nos de sua caminhada na profissão até os dias atuais, Carlos Cereto.
Comecei na profissão no Rádio de Mogi Mirim(interior de São Paulo) veiculo pelo qual sou apaixonado. Passei pelas rádios de Campinas e em 98 fui contratado para trabalhar na Rádio Record de São Paulo, na equipe de Fiori Giglioti. Estou no Sportv desde 2001 e nesse período tive duas passagens pela Rádio Globo.

Em sua opinião, a graduação é fundamental na formação do jornalista ou a decreto da possibilidade de se trabalhar sem o diploma na profissão é correto?No Jornalismo mais importante do que a teoria é a prática, mas a formação acadêmica é fundamental. Estudei, sou formado pela Puc de Campinas, tenho diploma, mas aprendi muito do que sei e continuo aprendendo com as dificuldades do dia a dia. O Sportv e a Tv Globo exigem o diploma. A reserva de mercado através da qualificação profissional é muito importante.

Você, além da atual TV, já foi um repórter do rádio. Qual mídia é a mais prazerosa de se trabalhar e por quê?Tenho mais prazer no rádio, um veículo que mexe com a imaginação das pessoas, mas o gosto varia de profissional pra profissional. Sou apaixonado por transmissões esportivas e tenho o privilégio de participar delas também aqui na TV. Mas o rádio é um veículo mágico, imediato, informativo, companheiro, muito bom de se fazer.

Carlos Cereto, ao lado Milton Leite e Paulo César Vasconcelos


Ao longo de sua carreira, tanto positivamente quanto negativamente, quais times te surpreenderam mais?

As surpresas acontecem no dia a dia, mas vou citar dois times marcantes em situações opostas: o Corinthians do rebaixamento em 2007, surpresa negativa, e o Santos de Neymar e Ganso, surpresa positiva.

Além das reportagens, você é produtor do Arena Sportv. Para aqueles que não entendem a função, poderia explicar tudo que envolve o trabalho?
Na verdade sou editor-chefe do Arena Sportv. Sou responsável por todo conteúdo do programa diário. Meu trabalho passa pela coordenação da produção, edição, convidados, apresentadores,comentaristas. Em resumo, sou responsável por tudo que vai ao ar no Arena, desde a elaboração, idealização e execução.

Depois daquela discussão entre Carpegiani e Rivaldo, na eliminação do São Paulo para o Avaí na Copa do Brasil, qual seria sua postura se fosse o presidente do clube?
É difícil opinar porque não estou lá dentro para saber exatamente o que aconteceu. O fato é que Carpegiani foi demitido depois da derrota para o Avaí e depois a diretoria voltou atrás por falta de opções no mercado. Foi gente da própria direção que vazou a informação para a imprensa. O tempo provou que teria sido um erro demiti-lo. Um mês depois o São Paulo é líder do campeonato brasileiro com 100% de aproveitamento. O futebol dá muitas voltas.

Por falar em Rivaldo, o mesmo concedeu uma entrevista, nos tempos em que exercia unicamente a função de Presidente do Mogi Mirim, dizendo ser contra a concentração. Qual a sua opinião sobre esse assunto que diverge opiniões entre prós e contras?
Concentração é quase uma prisão. Se os jogadores fossem mais responsáveis, cuidassem mais da própria carreira, não haveria necessidade da concentração. Entendo os cuidados com a alimentação, descanso, etc, mas cada um poderia cuidar de si próprio com direitos e deveres. Acho a concentração uma bobagem.

Qual o fato mais marcante registrado por você? Tanto positivamente, quanto negativamente.
Infelizmente o fato mais marcante foi negativo. Foi a morte de Serginho, zagueiro do São Caetano em 2004. Era o único repórter de TV em campo, no jogo entre São Paulo x São Caetano no Morumbi, registrei tudo ao vivo.


Carlos Cereto entre Maurício Noriega e Vanessa Riche

Qual a sua opinião sobre a “zona” que São Paulo fez e está fazendo pra decidir o estádio para o representar na Copa de 14? Aproveite para expor sua opinião sobre a Copa no Brasil.
É uma questão absolutamente política. Prefiro não comentar. Sobre a Copa do Brasil, acho muito bacana, embora entenda que o país tenha outras prioridades. Como jornalista esportivo existe uma oportunidade única de participar da cobertura da Copa no Brasil o que é sensacional.

A maioria dos comunicadores esportivos prefere não revelar a equipe do coração. Qual sua opinião sobre essa postura? Não havendo problema em revelá-lo, qual seria seu time preferido?
Não haveria nenhum problema em revelar o time do coração não fosse a ignorância de alguns. Algumas pessoas confundem as coisas e não acreditam ser possível gostar de um time e ao mesmo tempo ser imparcial na profissão. Todos os jornalistas esportivos tem um time do coração, caso contrário não seriam jornalistas esportivos. Antes de tudo somos apaixonados por futebol. Prefiro não revelar o meu time.

Planos para o futuro na carreira? Há ainda na carreira um objetivo não alcançado por você e que você almeja alcançar?
Tenho seguido a carreira em duas frentes. Acumulo as funções de repórter e de editor-chefe. É difícil traçar planos para o futuro. Prefiro pensar no dia a dia. Mas tenho a pretensão de cobrir uma Copa do Mundo in loco. Tomara seja no Brasil.

Quem gosta de acompanhar quando não está trabalhando? Pode ser um programa, um trabalho de um jornalista etc.
Não há folgas para jornalistas esportivos. Trabalhamos sempre. Quando estou em casa vejo tudo o que posso ligado ao esporte. Essa é minha vida. Vejo e ouço todo mundo. Gosto de todos.

Favoritos para o Brasileirão? E os possíveis azarões?
O Santos começou como favorito, mas depende das permanências de Neymar e Ganso. O São Paulo está forte e o Corinthians pode supreender. Acho que dessa vez o título fica em São Paulo.

Deixe uma mensagem aos futuros jornalistas e àqueles que acompanham seu trabalho.

Acreditem sempre nos sonhos. Nunca deixe ninguém dizer que algo é impossível. Um conselho. Leia muito, sempre.

0 comentários :

Postar um comentário