domingo, 29 de maio de 2011

Emoção e ousadia pura!

Arthur Stabile,
de São Paulo

Sem intervalos a Formula 1 teve mais um grande prêmio, o segundo em dois fins de semana. O deste domingo é especial, afinal estamos falando do GP de Mônaco, que chega a ser mais velho até que a competição. Ontem nos treinos tivemos as preliminares de como seria a corrida, com os pilotos arriscando tudo nas voltas para conseguir melhor posição no grid, por conta da pouca possibilidade de ultrapassagens na corrida.


Na verdade existia esse tabu de não ter troca de posições no decorrer do grande prêmio, pois logo na primeira volta Schumacher fez manobra simplesmente brilhante sobre Hamilton na curva do Hotel Harpin, feita em baixa velocidade, mas Schumi aproveitou a bobeira do inglês e cortou por dentro da zebra e passou limpo.

Falando em Hamilton, ele foi o protagonista de algumas confusões no decorrer da corrida. A primeira foi com Felipe Massa, quando o apressadinho da McLaren, na mesma curva que foi deixado pra trás por Schumi, tentou e conseguiu forçar a ultrapassagem sobre massa. Forçou tanto que bateu, danificando o carro do brasileiro que bateu no túnel por conta dos danos sofridos por sua Ferrari.

Schumi também abandonou, mas sem muitas explicações e, principalmente, sem confusão. Prestes a passar pela entrada do pit e completar mais uma volta a Mercedes do alemão apagou, não quis mais leva-lo a lugar nenhum. Enquanto tudo isso acontecia Vettel seguia na liderança, assim como começou. Alonso, Button e Webber viam atrás, um tentando passar o outro.


Até que, a confusão mor do GP, aconteceu. A batida aconteceu faltando cinco voltas para o fim e contou como protagonistas Alguersuari e Petrov. Este último precisou ser levado para o hospital por conta de fortes dores na perna, mas nada grave segundo as informações. Com tanta sujeira na pista a bandeira vermelha e a paralização foram inevitáveis.

O problema de ter parado não foi exatamente o ato de pausar a corrida, mas sim a ação de algumas equipes. Vettel e Alonso estavam com pneus mais do que desgastados e sofreriam seriamente com isso nas próximas voltas e aproveitaram o ‘tempo técnico’ para substituí-los, autorizados pela FIA. Quem se deu mal nessa jogada foi o Button, que vinha logo atrás deles e com carro mais inteiro, e seguiu da mesma forma, sem se beneficiar enquanto esperava a limpeza da pista.

A corrida recomeçou, mas não mudou. Com muita facilidade, sendo até surpreendente, o alemão ficou na frente dos demais pilotos, não só nessa corrida, mas em todas neste ano. Surpreendente não por sua habilidade e sim pois dois anos antes era difícil imaginar que brotaria um grande nome na F1 que deixaria tantos grandes corredores para trás. Vettel venceu mais uma, a quinta na temporada, e se mantém na ponta do campeonato de pilotos, assim como sua equipe lidera a de construtores.



Confira o resultado final do GP de Mônaco, em Monte Carlo (260,520 quilômetros):
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 78 voltas em 2h09m38s373
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 1s138
3 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 2s378
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 23s100
5 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 26s900
6 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 27s200
7 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1 volta
8 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - a 1 volta
9 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1 volta10 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1 volta
11 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 2 voltas
13 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - a 2 voltas
14 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 2 voltas
15 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
16 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - a 3 voltas
17 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - a 3 voltas
18 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 5 voltas/acidente
Não completaram a prova:
Vitaly Petrov (RUS/Rena
ult-Lotus) - a 11 voltas/acidente
Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 12 voltas/acidente
Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 46 voltas/acidenteMichael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 46 voltas/motor
Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - a 48 voltas/suspensão
Não largou:
Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - acidente no treino classificatório
Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m16s234, na 78ª

Fotos: AP/ Reuters/ AFP

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