sábado, 28 de maio de 2011

Brincando de jogar futebol. Barcelona é Campeão da Uefa Champions League

João Vitor,
de Belo Horizonte.

De forma notável, o Barcelona venceu a equipe do Manchester United pelo placar de 3 a 1, no estádio de Wembley, na Inglaterra. Uma belíssima partida vencida pela melhor equipe do mundo. Dessa forma, o Barcelona se sagra pela 4ª vez o Campeão da UEFA Champions League. Confira nesse post os detalhes da partida, além da minha narração e breve comentário dos gols ao fim do post.


Puyol começou entre os reservas. Sentiu dores musculares. Ir "meia-boca" para um jogo como esses não dá. Mascherano foi escalado para atuar na zaga.

Um jogo constituído de fatos marcantes. O lateral Abidal retornou à titularidade da lateral esquerda do Barcelona, dois meses após o anúncio de que o francês estava com um tumor no fígado e teria de fazer tratamento. Do lado inglês, Van der Sar indicava ser esse seu último jogo como profissional do futebol.

O Manchester começou o jogo da forma correta. Pressionava muito a saída de bola do Barcelona e forçava o erro dos espanhois, impedindo o toque de bola, principal característica do time catalão.

O Barcelona, taticamente falando, vinha com uma mudança no ataque: Villa começou caindo pela direita e Pedro pela esquerda.

As primeiras chances claras de gol foram do Barcelona. A primeira, numa jogada rápida, envolvente, Xavi cruzou a bola e Pedro desviou com perigo, à esquerda de Van der Sar. A segunda chance veio numa finalização perigosa de Villa, quando Van der Sar fez boa defesa.

Estava claro. Em uma hora qualquer a casa cairia. E essa hora estava perto. Mais precisamente, a 5 minutos.

Aos 26, Xavi veio carregando a bola pelo meio, ninguém chegou. Ele virou o corpo para um lado e tocou para o outro, colocando Pedro na cara de Van der Sar. Pedro recebeu e deslocou o experiente goleiro Holandês. Belíssima jogada. 1 a 0 para o Barcelona.

Um jogo muito limpo. À altura dos 30 minutos, apenas três faltas cometidas.

Mas se lembram da eficiência do United dita por mim no podcast? Ela veio à tona. Rooney recebeu a bola após roubada de Ferdinand, tabelou por duas vezes, com Carrick e com Chichiarito, que devolveu para Rooney finalizar no ângulo de Valdés. 1 a 1. O eficiente Manchester empata na única chance que teve.

Mas o Barcelona não se abalou. Continuou com seu estilo de jogo.

Na segunda etapa, a história foi parecida. O Barça continuou a troca de passes à frente da área do Manchester. Aos 7 minutos, Iniesta tocou para Messi que finalizou de fora da área. Van der Sar não alcançou. 2 a 1 para o Barcelona.

O Manchester dava muito espaço para o meio-campo do Barcelona jogar. Carrick era o único cabeça de área. Park e Giggs se revezavam na função de segundo volante. Não é a deles. E isso é claro e evidente.

Aos 19, uma pintura de jogada. Xavi lançou para Daniel Alves que estava sozinho na área. O lateral brasileiro rolou para Messi que tocou de letra. A zaga tirou em cima da linha. O Barcelona pinta e borda em Wembley.

Aos 21 minutos, o Barcelona marcou mais um belo gol. Messi dançou pela direita, passou pela marcação e rolou para Villa dominar e finalizar no ângulo, com curva. Que pintura. Golaço, golaço, golaço.

Daí para frente, nada de gols. Mas uma cena muito bonita foi vista. Puyol entrou ao fim da partida e Xavi passou a faixa para o líder barcelonista. Faixa que seria cedida à Abidal na hora de levantar a Taça. Emocionante ação de um time que nos emociona a cada jogo. Parabéns Barcelona, campeão da Europa.

Ficha do jogo:

Barcelona 3x1 Manchester United

Barcelona: Valdés; Daniel Alves (Puyol), Piqué, Mascherano e Abidal; Busquets, Xavi e Iniesta; Pedro (Affelay), Villa (Keita) e Messi.
Técnico: Josep Guardiola.

Manchester United: Van der Sar; Fábio (Nani), Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick (Scholes), Park, Giggs e Valência; Ronney e Chicharito Hernandéz.
Técnico: Alex Ferguson.

Partida disputada no Estádio de Wembley, em Londres, que teve um público pagante de 87.695 pessoas. Jogo arbitrado por Victor Kassai, que foi auxiliado por Gabor Eros e György Ring, ambos da Hungria.

Fotos: Reuters

Confira abaixo o rápido comentário e a narração dos gols do jogo, com João Vitor Cirilo:

0 comentários :

Postar um comentário