terça-feira, 12 de abril de 2011

Sequência decisiva para gigantes espanhóis

Gustavo Carratte,
de São Paulo.

Barcelona e Real Madrid terão uma sequência de jogos fundamental para o fechamento da temporada. Além dos duelos já programados pela Liga e Copa Espanhola, catalães e merengues podem se enfrentar nas semi-finais da Champions.

No próximo sábado, dia 16, às 17hs (horário de Brasília), o Real Madrid receberá os astros do Barcelona, no Santiago Bernabéu, em um duelo que definirá de vez o rumo do Campeonato Espanhol, seja cravar mais um título para os catalães ou recolocar os merengues na disputa.

Porém, mesmo que apenas esse jogo fosse o suficiente para nos garantir boas emoções durante o final de semana, os dois que, para muitos, são os melhores times do mundo na atualidade, jogarão mais vezes até o fim da temporada 2010-2011.

No meio da próxima semana, dia 20, ambos jogarão a final da Copa do Rei, numa partida que já cria uma expectativa fora do normal entre os espanhóis. O presidente do time da Catalunha, Sandro Rosell, apostou em um 5x0 para sua equipe "para não perder o costume", fazendo referência à goleada que os merengues sofreram, no Camp Nou, no primeiro turno da Liga Espanhola.

Como se não bastasse, na Liga dos Campeões, é provável que haja mais dois embates entre esses gigantes.

Nas quartas-de-finais, Real Madrid e Barcelona golearam no jogo de ida, ambos por quatro gols de diferença, 4x0 e 5x1, respectivamente, e as chances dos representantes da atual campeã mundial alcançarem suas vagas, fora de casa, no jogo de volta, são grandes.

O pessoal do Tottenham têm mais esperanças, embora saibam que é praticamente impossível, e os jogadores do Shakhtar Donestk nem isso tinham mais. Fácil de se explicar, uma vez que foi vista a cara de quatro jogadores do clube que, no momento do sorteio para definir os duelos das quartas, foram gravados perplexos ao saberem que teriam de enfrentar Messi, Xavi, Iniesta e companhia.

Caso os dois avancem, é obrigatório o duelo de de duas equipes de um mesmo país nas semi-finais, garantindo, assim, quatro confrontos em menos de 20 dias entre eles.

No Campeonato Espanhol, o Barcelona já abriu boa diferença de pontos e deve amenizar um pouco o primeiro dos duelos, mas a vontade dos merengues de descontar o vexame do primeiro turno é enorme. A final da Copa do Rei e na Champions são duelos eliminatórios, que valem muita coisa. A vaga na final da Liga dos Campeões, então, nem se fale.

Na Espanha, todos já se movimentam para faturar o máximo possível com esses eventos que se aproximam, e não se contentam apenas em cobrar um preço muito mais salgado que o normal nos ingressos. Outras ações já estão sendo tomadas.

Difícil de imaginar algo parecido com isso no nosso país, onde existem um número muito maior de grandes clubes e ainda mais rivalidades, então, por que não se concentrar assim como os espanhóis estão fazendo?

Tem tudo para valer a pena.

0 comentários :

Postar um comentário